Zorro! O lendário herói que usa sua roupa negra e se esconde nas sombras para lutar contra aqueles que oprimem o povo da Califórnia. A única coisa que podemos ver, é o brilho de sua espada e seu sorriso.

Era assim que muitos acima dos 40 anos lembram do personagem que passava na televisão, com o ator Guy Williams. O tempo foi passando e ainda podíamos ver suas aventuras nos quadrinhos, desenhos animados e finalmente nos cinemas, em uma grande produção com Anthony Hopkins, Antonio Banderas e Catherine Zeta-Jones. A Máscara do Zorro era praticamente uma continuação de tudo o que conhecíamos, já que Don Diego agora passava a Máscara para outra pessoa. Mesmo assim, foi um ótimo filme.

E agora A Raposa completa 100 anos neste mês de agosto e já estamos em nossa terceira parte do especial sobre o personagem que durante o século XX e ainda no XXI se mantém firme na cultura pop mundial. Em breve Zorro retornará de várias maneiras, com nova série, Escape Room e outras novidades.

-> Relembre a história de Zorro

Na primeira entrevista, com o historiador Scott Cherrin, conversamos sobre a sua origem, curiosidades, mídias entre outros. Agora iremos abordar o que vem por aí!

Confira abaixo nossa entrevista exclusiva com John Gertz, da Zorro Productions.

100 Anos de Zorro | Entrevista com John Gertz (Zorro Productions) 1

Thunder Wave: 100 anos. É uma conquista para poucos personagens. Temos muitos que mais antigos e acabaram sofrendo muitas mudanças em suas características, mas o Zorro permanece fiel às suas tradições. Isso era uma regra para o herói aparecer em todas as mídias? Ou foi apenas algo que aconteceu?

John: Quando o Zorro apareceu na primeira parte da história original do Zorro, “A Maldição de Capistrano”, em agosto de 1919, o criador Johnston McCulley certamente não tinha ideia de que um dia o personagem apareceria em todos os tipos de mídia como televisão, quadrinhos, musicais, parques temáticos e jogos de vídeo. De fato, no final da primeira história, Zorro revela sua identidade secreta para toda Los Angeles, efetivamente matando qualquer mistério em potencial para futuras parcelas. McCulley só entendeu o enorme apelo do herói depois que o filme de sucesso de Douglas Fairbanks, “A Marca do Zorro”, foi lançado no ano seguinte. Respondendo à demanda popular, McCulley passou a escrever muito mais contos e livros do ZORRO.

As características básicas do zorro – defender os fracos e lutar contra a injustiça e a corrupção – sempre permaneceram as mesmas onde quer que ele apareça, porque sem essas coisas, ele deixa de ser Zorro. Zorro naturalmente cresce e evolui com o espírito de seu tempo, ele pode aparecer em aventuras sobrenaturais ou até mesmo configurações futuristas. Mas sempre temos o cuidado de garantir que ele permaneça fiel ao personagem original que apareceu pela primeira vez há 100 anos.

Thunder Wave: Zorro terá um musical e passará pela cidade de São Paulo, no Brasil. O que os fãs do personagem podem esperar?

John: A produção de São Paulo abriu em 2 de agosto de 2019 no Teatro Santander. Deve ser uma excelente produção; uma versão brasileira da história, com a fantástica música dos Gipsy Kings. Será uma “performance imersiva”, na qual o público está sentado dentro de um cenário evocativo de um bar de tapas espanhol para ver a trupe interpretar a história. Tapas e vinho são servidos durante a apresentação. É dirigido por Ulisses Cruz, estrelado por Marcos Mion, Letícia Spiller, Bruno Fagundes e Nicole Rosemberg.

Thunder Wave: Estamos na era digital, onde as redes sociais, aplicativos, entre outras formas de comunicação são uma parte constante do nosso dia-a-dia. Zorro também ganhará aplicativos e estará mais constante neste universo digital? O que está por vir?

John: Eu pessoalmente não uso as mídias sociais, e admito que mal entendo o meio. À medida que produzimos novos filmes e programas de TV, deixo para os gênios do marketing no estúdio trabalhar em nossa presença na mídia social. No entanto, eu sei que o Product Madness da Aristocrat Technologies tem um jogo de caça-níqueis do Zorro grátis para jogar incluído em seu popular aplicativo Cashman Casino Zorro. Também temos feito atualizações interessantes em nosso site e nas várias mídias sociais da Zorro Productions (Facebook: @Zorro, Twitter: @ZorroProduction, Instagram: @ZorroProductionsOfficial) relacionadas ao 100º aniversário, incluindo brindes que foram coordenados com a Licensing Expo e a San Diego Comic-Con, e possíveis futuros tie-ins com a New York Comic-Con. Pelo menos meia dúzia de licenciados da Zorro, incluindo roleplaying e jogos de tabuleiro (e nosso livro de 100 anos, A Marca do Zorro: 100 Anos do Vingador Mascarado) também tiveram grande sucesso com a plataforma Kickstarter, permitindo que eles trouxessem Zorro à vida para os fãs de novas maneiras. Eu sei que todos esses exemplos têm inspirado pessoas mais focadas em tecnologia do que eu a criar novos jogos baseados em aplicativos e outras aventuras digitais para os fãs do Zorro se divertirem.

Thunder Wave: Ainda falando em era digital, os games são um sucesso com todas as gerações. Podemos esperar algum jogo baseado no herói?

John: SIM! Temos cerca de cinco novos jogos de computador em desenvolvimento para praticamente todas as plataformas, incluindo Playstation, Nintendo Switch, aplicativos de telefone, jogos de realidade virtual e jogos sociais on-line. Pretendemos ter uma presença muito grande em videogames em 2020 e além.

Thunder Wave: Game of Thrones da HBO, The Witcher na NetFlix, são exemplos de literaturas de fantasia que deram certo e que trazem expectativas. Zorro pode chegar em alguma destas empresas como Amazon Prime, HBO ou alguma do mesmo estilo?

John: Atualmente, publicamos muitas histórias em quadrinhos da ZORRO relacionadas à fantasia. Nós os usamos como incubadoras de idéias. Estamos em discussões profundas agora com várias empresas de streaming sobre o desenvolvimento do ZORRO para TV.

Thunder Wave: Como é lidar com um personagem centenário e ainda mantê-lo vivo e coerente para tantas culturas diferentes?

John: É claro que olhamos para o Zorro com muito respeito pela sua idade e importância contínua para muitas pessoas ao redor do mundo. Em última análise, enquanto ele é muitas coisas para muitas pessoas diferentes, a simplicidade do personagem torna mais fácil mantê-lo relevante e verdadeiro para quem ele é. A capa preta, a máscara preta, o chicote, a espada e o cavalo poderoso são simples, icônicos e facilmente reconhecíveis, e sua devoção a “Justiça para todos!” É algo que todos podem abraçar através de linhas culturais. Todos nós queremos fazer o que é certo e defender os mais fracos do que nós, não importa quantos anos tenhamos ou de onde viemos. Então, enquanto permanecermos fiéis a quem ele é, é fácil manter o Zorro vivo.

Thunder Wave: O que a Zorro Productions planeja para os próximos anos de lançamentos do personagem? Existe algum calendário pronto?

John: Nossos principais projetos futuros são: um novo filme, provavelmente para ser lançado no final de 2020 ou início de 2021; mais episódios da nossa série animada CGI, ZORRO CHRONICLES; uma série de TV live action baseada em uma ZORRO feminina moderna; muitas mais edições de novo material de quadrinhos; uma abertura na Broadway para o nosso musical ZORRO, com uma pontuação do mundialmente famoso GIPSY KINGS (já tocou em Londres, Paris, Moscou, Amsterdã, Alemanha, Xangai, Tóquio, Seul, muitos outros lugares e está abrindo agora em São Paulo ); e jogos de computador para praticamente todas as plataformas, incluindo aplicativos de smartphones.

Thunder Wave: Para você, quem é o Zorro?

John: Embora os principais atributos do ZORRO tenham mudado pouco ao longo dos anos, a interpretação de quem ele é sempre foi influenciada dentro do espírito de seu tempo. ZORRO, como sempre, continua sendo um herói muito humano. Ele não tem super poderes. Ele nunca foi mordido por uma aranha radioativa ou nascido em outro planeta. Por esta razão, qualquer um de nós pode se tornar um ZORRO – tudo o que precisamos é o treinamento, a disposição de vestir a máscara e agir furtivamente durante a noite e, acima de tudo, estar comprometido com a justiça para todos. O ZORRO usa o mínimo de violência para atingir seus objetivos. Ele é mais propenso a humilhar um vilão com três cortes feios de sua espada do que matá-lo. Ele é inteligente, astuto e sábio, e tem um grande senso de humor enquanto oscila entre um ridículo e um herói. Ele também é o amante latino por excelência. Embora os principais atributos do ZORRO tenham mudado pouco ao longo dos anos, a interpretação de quem ele é realmente foi influenciada dentro do espírito de seu tempo. O que mudou, porém, é a nossa disposição em lidar com as questões do dia. Por exemplo, quando produzimos o ZORRO, THE GAY BLADE, conscientemente permitimos que o ZORRO se identificasse com uma subcultura oprimida (isso foi no início dos anos 80). Quando produzimos uma série de TV no início dos anos 90, tivemos o cuidado de transmitir atores hispânicos de verdade em papéis-chave. E em breve iremos produzir uma nova série de TV baseada nos tempos atuais nas ruas de Los Angeles com uma ZORRO feminina na liderança. Este é quem é Zorro para mim; um herói apaixonado, sábio e astuto, que luta por aqueles que não podem lutar e evolui constantemente com os tempos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui