sexta-feira, 16, abril, 2021
InícioEspecialEspecial | 100 anos de... Zorro!

Especial | 100 anos de… Zorro!

2019 é um ano de celebração de vários personagens, como o Batman. Só que alguém mais antigo e que serviu de inspiração para o Cavaleiro das Trevas, completou 100 anos no dia 09 de agosto.

Criado por Johnston McCulley (1883-1958), Zorro já ganhou 74 versões, conforme dados do maior site de banco de dados, o IMDB.com, inclusive uma indiana.

Especial | 100 anos de... Zorro! 1

Isto são muito mais versões que muitos outros heróis até mais famosos. Dentre as mais recentes estão os dois filmes protagonizados por Antonio Banderas, sendo o primeiro de 1998.

Há cem anos atrás…

Johnston McCulley cria em 1919 um dos heróis mais icônicos. Zorro chega em livros e logo em seguida, Douglas Fairbanks (1883-1939), um dos maiores ídolos da época do cinema muda, compra seus direitos para levar o herói para os cinemas no filme “A Marca do Zorro“.

Especial | 100 anos de... Zorro! 2
Cena do filme A Marca do Zorro.

Aqui são criadas a capa negra, o famoso esconderijo e a marca do Zorro, os três traços que fazem o “Z“. McCulley gostou dos acréscimos e em 1922, já colocou estas novas ideias em seu novo livro, “As Novas Aventuras do Zorro”.

Mas quem realmente era o Zorro?

O personagem praticamente não mudou nada em 100 anos. Sua história continua com a mesma origem. Don Diego de La Vega é um “criollo“, ou seja, filho de espanhóis que nasceu na América. Ele recebeu toda a sua educação na Espanha e quando retorna para a cidade de Los Angeles na Califórnia, até então ainda território do México e pertencente a coroa Espanhola, fica indignado com os “Dons”, que são senhores de terra e praticamente escravizam a população.

Como ele não pode como um De La Vega fazer algo, pois traria consequências contra sua família, cria um disfarce para si, não do mascarado, mas sim de um jovem com gestos afeminados e da corte, totalmente diferentes do estilo mais robusto e militar dos senhores de terra de Los Angeles. E desta maneira, pode como O Zorro, combater a tirania destes homens.

Especial | 100 anos de... Zorro! 3

Um jeito simples que praticamente virou referência para tantos heróis e super heróis depois dele que usam uma máscara para proteger seus entes queridos. E também utilizado por Bob Kane na criação do Batman, onde de dia Bruce Wayne é um playboy e a noite luta contra o crime como o herói encapuzado.

E o criador do Batman ainda fez uma homenagem ao Zorro, pois na noite da morte dos pais de Bruce, eles tinham acabado de assistir a um filme do herói.

Falando em adaptação…

Zorro não teve apenas uma homenagem com Batman, mas acabou ficando mais famoso devido a Disney. Exatamente! Muito antes da empresa do Mickey comprar a Marvel, e depois os levar como um grande sucesso para os cinemas e nos serviços de streamingJohnston McCulley vendeu os direitos para a TV ao agente Mitchell Gertz em 1950. Na sequência, Gertz repassou-os a Walt Disney.

Só que Walt Disney estava construindo a Disneylandia e conversou a rede de TV ABC para levá-lo para as telinhas. E ainda havia um outro projeto com uma atriz que traria mais lucros para empresa, que era “Disneyland“, que apresentava uma antologia de desenhos e contos de fadas apresentada por Shirley Temple, a querida da América naqueles tempos.

Mas não tardou para que Walt apresentasse a ideia novamente para a ABC, quando precisava de mais dinheiro para o seu parque. E desta vez a rede aprovou e já começaram a construção dos set de filmagens de Zorro. E em 1957, Walt Disney mostrava para o público, Guy Williams como seu novo Zorro.

Guy Williams era um americano filho de italianos que havia iniciado sua carreira como modelo. O ator ainda não era tão famoso, tendo trabalhado em alguns papéis com pouco destaque nos cinemas. A escolha de Walt não era ele, mas sim Britt Lomond como Zorro.

Especial | 100 anos de... Zorro! 4
Guy Williams e Britt Lomond.

Já o diretor Norman Foster preferia Guy. Depois de uma luta de espadas que durou pelo menos dois meses, Foster convenceu Walt Disney a aceitar Williams, e Lomond ficou com o papel do vilão, o Capitão Monastário. Que acabou se mostrando uma ótima decisão.

Especial | 100 anos de... Zorro! 5
O criador de Zorro, Johnston McCulley junto de Guy Williams.

E desta maneira a Disney apresentou para os norte americanos um lendário herói que agora podia ser visto em milhões de televisões, em vez de matinês nos cinemas.

Com este sucesso, o personagem continuou sua cavalgada, tendo um grande destaque na Europa com um filme em 1975 estrelado pelo astro da época Alain Delon. Além de astro, Alain Delon era um sexy symbol.

Especial | 100 anos de... Zorro! 6
Alain Delon

O anos passam e?

Zorro continua a aparecer, mesmo que apenas das sombras de várias formas. A Dynamite o trouxe em aventuras solo ou fazendo crossover com outros personagens, como Django. Só que seu maior momento foi sem dúvida com o filme de 1998 “A Máscara do Zorro“, estrelado pelo ator espanhol Antonio Banderas.

Especial | 100 anos de... Zorro! 7
Anthony Hopkins, inicia como um Zorro mais velho que passa a tocha para Banderas.

O filme ainda trazia como seu par romântico, Catherine Zeta JonesAnthony Hopkins. O interessante nesta história, é que Banderas interpreta um jovem chamado Alejandro, enquanto Hopkins faz um Don Diego mais velho, que depois de ser dado como morto é chamado de Bernardo. Alejandro era o nome do pai de Diego, enquanto Bernardo, de seu “fiel escudeiro”.

Banderas e Catherine retornaram aos seus papéis na sequência de 2005, “A Lenda do Zorro”.

Especial | 100 anos de... Zorro! 8

Fora das telas, o herói ainda ganharia animações e um livro escrito por Isabel Allende.

Leia nossa resenha do livro Zorro, de Isabel Allende

Sem dúvida, Zorro é um personagem que possui muita história para ser contada de seu trajeto e ainda mais para tantas outras adaptações. Por este motivo a Zorro Productions, empresa que detém os direitos do herói, está preparando várias surpresas para os próximos anos. Uma delas já está pronta e em solo brasileiro, que é o seu musical.

Especial | 100 anos de... Zorro! 9

E que venham novas histórias, como a preparada com Quentin Tarantino, e quem sabe em novas mídias como a dos games!

Abaixo fica uma pequena galeria das HQs, inclusive a Masks, um crossover do Zorro com outros heróis como Kato (Bruce Lee), Besouro Verde, O Sombra, Spider entre outros, feito por Alex Ross. Além de encontros com Drácula e o próprio Batman.

E que subam as cortinas! Até a próxima!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui

Siga nossas redes sociais

6,919FãsCurtir
3,084SeguidoresSeguir
4,323SeguidoresSeguir

Cinderellas Esports | Elas dominam os games e revelam universo marcado...

0
A Cinderellas Esports foi coroada com o título de campeã do Torneio Valkirias, campeonato exclusivamente feminino realizado pelo PUBG MOBILE em parceria com o Projeto Valkirias. Com a vitória na final realizada na sexta-feira (12) de março, o time levou para casa o prêmio de R$ 20 mil. E para conhecer mais as vencedoras, preparamos uma entrevista de arrepiar qualquer player.

The Walking Dead | Cena de momento íntimo causa nojo nos...

0
Cena de momento íntimo entre Negan e Alpha causou reações negativas nos fãs de The Walking Dead. Veja.
Especial | 100 anos de... Zorro! 16

Um adeus a Merlin

pt_BRPT_BR
Thunder Wave-Filmes, Séries, Quadrinhos, Livros e Games Thunder Wave