It- A Coisa é um clássico de Stephen King. Sua trama é muito conhecida, mas por ser muito extenso nem todos leram essa ótima obra. Para quem não leu e quer se preparar para a estreia do novo filme, juntamos 5 curiosidades interessantes para aumentar sua ansiedade.

***livre de spoilers***

1. A cada 27 anos

Pennywise aparece a cada 27 anos. É impossível descobrir quando os ataques começaram, pois há relatos que vão até quase um século atrás. A Coisa, como é conhecido entre os locais, persegue principalmente crianças, pois são alvos mais fáceis e ela se fortalece com o medo.

2. Sempre no mesmo local

Stephen King mantem praticamente todas os seus livros ambientados no mesmo local, sempre no estado de Maine. O próprio autor mora nesse estado, na cidade de Portland. It- A Coisa se passa em Derry- Maine.

3. Muito além do Terror

Elenco infantil de IT-A Coisa (1990)

O livro foca nos ataque de Pennywise às crianças, mas vai muito além disso. O autor faz uma enorme crítica ao preconceito nessa obra, expondo vários problemas comuns na época.

Há ataques homofóbicos, problemas comportamentais criados por violência doméstica, psicose infantil, racismo, preconceito religioso, machismo, entre outros.

As próprias crianças que protagonizam a trama já reúnem boa parte desses problemas, sofrendo bullying do valentão da escola:

• Stanley por ser judeu;
• Bill por ser gago;
• Richard por usar óculos;
• Ben por ser gordo;
• Eddie por ser hipocondríaco e asmático (por culpa da mãe super protetora);
• Bervely por ser taxada de vadia por andar com garotos na época, além de apanhar do pai;
• Mike por ser negro.

4. Dando nome aos bois

Pennywise é o nome do palhaço dançante que costuma aparecer para as crianças, mas ele é conhecido por Coisa por causa da sua capacidade de se transformar em vários seres medonhos. Ele utiliza o medo mais recente na cabeça das pessoas e se transforma nele antes de aparecer para elas.

Ele é uma criatura conhecida, entre outros nomes, como Glamour. A principal característica dessa criatura é a transmutação.

5. Terrível, porém não é o único

Pennywise não é a única ameaça da cidade. É verdade que Derry é tão violenta por influência da criatura, mas ele escolheu essa cidade exatamente por ter tantas pessoas mesquinhas.

Dá pra notar que a população não é das melhores pelo tanto de preconceito que existe na cidade, porém o autor ainda reforça com cenas onde os abusos estão acontecendo no meio da rua e ninguém se mexe para ajudar. Parte disso é influência da Coisa, mas boa parte era apenas o mal caráter da população.

Compartilhar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Please enter your name here