sexta-feira, 24, setembro, 2021
InícioFilmesArtigosA cultura asiática em Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis

A cultura asiática em Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis

Produtores falam sobre como Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis será representativo e importante para pessoas de origem asiática.

A contagem regressiva já começou: no dia 2 de setembro chega aos cinemas disponíveis Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis, uma nova aventura épica da Marvel Studios que gira em torno da misteriosa organização dos Dez Anéis e apresenta Shang-Chi, um novo super-herói dentro do Universo Cinematográfico Marvel (MCU).

No filme, Shang-Chi embarca em uma viagem de autodescoberta, confrontando o passado que ele acreditava ter deixado para trás quando ficou preso na teia dos Dez Anéis, organização ligada à sua infância e família.

Leia também: Conheça o elenco Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis

O filme, em seus trailers e clipes, mostra incríveis cenas de ação com artes marciais, seu grande impacto visual e o elementos de humor e emoção que caracterizam todos os filmes da Marvel, mas também está deixando sua marca no MCU por ser a primeira história ligada à cultura asiático-americana, com uma coleção de personagens interpretados por talentosos atores e atrizes de origem asiática.

Além disso, o projeto conta com uma equipe criativa asiático-americana por trás das câmeras, alinhada ao forte compromisso do estúdio de contar histórias representativas, com um olhar autêntico e respeitoso tanto na frente quanto atrás da tela.

Voltar

1. Uma história autêntica

Para encontrar o ponto de partida da história de Shang-Chi, a equipe criativa da Marvel – liderada prelos produtores Kevin Feige e Jonathan Schwartz – traçou sua origem mergulhando nos quadrinhos da Marvel dos anos 1970, fortemente influenciados pelo cinema de kung-fu da época.

“Embora a arte e a ação desses quadrinhos sejam incríveis, Shang-Chi precisava de uma importante atualização. Vendo-a hoje, quarenta anos depois, e vendo como as histórias são contadas, Shang-Chi não parecia adequado para o público moderno. Tivemos que pensar em como queríamos que essa voz fosse ouvida em um filme da MCU”, explica Schwartz.

Nesta história de origem, o reimaginado Shang-Chi vive em São Francisco, onde trabalha como manobrista no estacionamento de um hotel. Quando um grupo de assassinos rouba um pingente que sua mãe lhe deu quando era jovem, Shang-Chi e sua melhor amiga Katy abandonam suas seguras vidas e viajam para Macau, para alertar a irmã de Shang-Chi, Xialing, que o perigo também se aproxima dela.

Conforme o filme avança, Shang-Chi deve enfrentar o passado que ele pensava ter deixado para trás. Quando se vê atraído pela rede da misteriosa organização dos Dez Anéis liderada por seu pai, Shang-Chi percebe que deve impedi-lo e aos membros dos Dez Anéis.

“O problema central de Shang-Chi reside em não saber quem ele realmente é. Ao longo do filme, ele deve aprender a ser o dono de cada parte de si mesmo. Em seu interior ficam os resquícios com os quais ele não lidou, as coisas traumáticas que aconteceram com ela quando criança. Esta história é, em essência, ver um jovem lidar com seus problemas pela primeira vez. Ele deve olhar para dentro e entender que há coisas negativas em sua história, mas também há muitos aspectos positivos nela. Se ele não se permitir ver tudo, o bom e o mal, a luz e a sombra, não alcançará todo o seu potencial”, descreve Destin Daniel Cretton, diretor do filme.

Em última análise, são essas características e dilemas essencialmente “humanos” que tornam a história autêntica. “Queríamos contar essa história da maneira correta e ver cada personagem como um ser humano multidimensional para tentar evitar todos os estereótipos que, há muito tempo, existem em torno de personagens asiáticos e asiático-americanos”, conclui Cretton.

A cultura asiática em Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis 5
Voltar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui

Nerd Social

Evento beneficente doará mais de 100 jogos e prêmios para apoiadores

0
Com meta de arrecadação de R$15 mil para compra de controles para jogadores PcDs, evento traz criadores de conteúdo, jogadoras e jogadores PcDs, influenciadores
Game Art

Jogos para enfrentar a crise

Siga nossas redes sociais

6,914FãsCurtir
2,961SeguidoresSeguir
4,241SeguidoresSeguir

Nine Perfect Strangers | 9 diferenças entre a série e o...

0
Como toda adaptação, a série possui suas diferenças com a obra original, que funcionam para deixar mais plausível para a televisão. Nine Perfect Strangers possuí algumas, veja 9 das principais diferenças entre a série e o livro:

Falando de Roteiro

Thunder FIC´s | Cadê o crédito do roteirista?

0
Creditar aquele que faz é mais do que uma obrigação, é um respeito por aqueles que criam.

Dossiê | Quem é o Dr. Christopher Duntsch, médico que inspirou...

0
Conheça a história real de Dr. Christopher Duntsch, médico que matou vários pacientes e inspirou a série Dr. Death
pt_BRPT_BR
Thunder Wave-Filmes, Séries, Quadrinhos, Livros e Games Thunder Wave