A Ponte: The Bridge Brasil | Reality da HBO investe em sustentabilidade

Produção e A Ponte: The Bridge Brasil, reforça a importância de criar um programa sustentável.

0
4757

A HBO Max, em parceria com a Endemol Brasil, lançam o reality de sobrevivência A Ponte: The Bridge Brasil, que traz uma proposta diferente e invadora em várias camadas.

A premissa coloca os participantes 20 dias isolados na natureza, onde eles têm um objetivo em comum: construir uma ponte de 300 metros até uma ilha, onde encontrarão o prêmio. Para isso, só podem utilizar o que estiver à sua volta como materiais de construção para completar a missão. Enquanto constroem a ponte, os participantes devem fazer alianças entre eles, porque, ao chegarem à ilha, será feita uma votação para decidir com quem fica o prêmio. O participante escolhido avalia se vai compartilhá-lo com seus aliados ou não.

Com apresentação de Murilo Rosa, o programa reúne um grupo de participantes, entre eles famosos do mundos das artes, esportes e redes sociais, para disputar o grande prêmio de R$500 mil. O programa reúne a cantora Pepita, a atriz Danielle Winits, o cantor Badauí, o ator Fábio Beltrão, a modelo Suyane Moreira, a atriz e cantora Polly Marinho, entre outros.

O grande destaque dessa produção é a sustentabilidade. Eduardo Gaspar, vice-presidente de Criação da produtora Endemol Brasil, confidenciou em coletiva que, por ser gravado em ambiente aberto natural, a preservação foi uma grande preocupação e por isso, a Endemol e a HBO estão de parabéns.

Segundo Gaspar, o programa foi gravado em uma reserva da mata atlântica. A casa que abriga os participantes não existe originalmente no local, foi construída pela produção para o programa. Houve muito cuidado com a natureza, com ambientalistas e outros profissionais da área acompanhando o processo para garantir que nenhum dano fosse feito ao meio ambiente.

Ele ressalta que a sustentabilidade foi muito importante para o programa e, além da prevenção de danos, a produção tomou o cuidado de não desperdiçar os matérias, doando para comunidades locais o material usado nas casas, todos provenientes de madeira de reflorestamento, quando a locação foi desmontada. Além disso, as empresas plantaram 300 mudas de árvores nativas no final da produção.

A Importância do audiovisual sustentável

O audiovisual é uma grande fonte de renda e trabalho, beneficiando os locais onde são gravadas as produções. A Ponte: The Bridge Brasil envolveu 200 profissionais, entre direção, conteúdo, equipe técnica, segurança, casting e etc. Na pós produção esse número aumentou para cerca de 260 pessoas. Todas essas pessoas geram um grande impacto no local onde estão e é muito importante minimizar o máximo possível os danos e, principalmente os desperdícios.

Para construir a casa, que levou 31 dias na sua montagem, foi um grande número de material, e mesmo que a madeira seja reflorestada, imagine o enorme volume desperdiçado se isso for simplesmente descartado no final. Para os 250 metros de ponte que os participantes precisavam construir, foram utilizados 500 bambus, fora os outros materiais como corda e afins, que também seriam um desperdício tremendo se fossem simplesmente descartados.

Esse é só um exemplo, há muitos outros desperdícios – comida, energia, recursos gerais – que giram em produções e está mais do que na hora de transformar o audiovisual em sustentável. Esperamos que outras empresas sigam o exemplo da Endemol e que a produtora use e abuse dessa consciência em todas as produções que estiver envolvida.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui