domingo, 22, maio, 2022

À Procura de Deus | History2 estreia 2ª temporada da série

History2 tem o prazer de anunciar a estreia exclusiva para toda a América Latina da segunda temporada da série documental de sucesso À Procura de Deus (Looking for God), na próxima segunda-feira, 18 de abril. Um registro impressionante em 10 episódios que fazem uma jornada inédita, que mergulha nas mais espetaculares, emocionais e profundas expressões religiosas e espirituais, em tempos em que o planeta ainda vive a pandemia e momentos dramáticos de guerras.

Apresentada e dirigida pelo jornalista chileno Jorge Said, esta nova temporada traz o relato em primeira pessoa de uma viagem por quatro continentes: África, Europa, América e Ásia. O Dia dos Mortos no México; a maior peregrinação da África no espetacular Gran Magal de Touba; a profunda relação dos povos indígenas com a mãe terra na América do Sul; peregrinações xiitas no Iraque; a ascensão do Talibã no Afeganistão e a fuga de Cabul de um dos últimos jornalistas estrangeiros, em meio a uma das evacuações mais caóticas da história; e o papel da fé na Ucrânia, enquanto milhões de pessoas fogem da guerra.

Trazer para a nossa audiência os novos capítulos de À Procura de Deus é realmente um privilégio, pois seu conteúdo e produção são especialmente cativantes, mostrando como espiritualidade, religião e guerra são vivenciadas ao mesmo tempo. Desta vez, as notícias internacionais estão mais presentes do que nunca, especialmente nos episódios do Afeganistão e da Ucrânia, que mostram uma viagem pelo mundo da fé em um tempo que, sem dúvida, ficará marcado na história do século XXI”, afirma Cesar Sabroso, vice-presidente Sênior de Afiliados, Marketing e Comunicações da A+E Networks Latin America.

A nova temporada começa mostrando como era viver no Afeganistão antes, durante e depois do avanço incontrolável das milícias talibãs. Um capítulo que não apenas revelará uma história de guerra e religião, mas também um ensinamento de humanismo e fraternidade.

“Esta temporada foi um desafio, porque fizemos isso em um momento muito difícil devido ao Covid. Na temporada passada a linha era bem clara: as grandes romarias, e desta vez as grandes romarias não existiam. Todos nós certamente vimos as imagens do Papa Francisco absolutamente sozinho no Vaticano. Então tivemos que mudar um pouco o ângulo e, por causa dessas coisas do destino, começamos a ver o foco da guerra, mas também a ter uma conexão com a América Latina. A coisa da guerra foi de grande impacto e uma coincidência. Chegamos ao Afeganistão e nunca imaginamos que em duas semanas o Talibã chegaria a Cabul. A maioria das locações ficava ao redor da capital, porém, tudo isso foi cancelado um após o outro, já que não conseguimos chegar lá. O Talibã continuou avançando, tomando cada uma dessas cidades. No final fomos fazer um episódio e acabamos fazendo dois  porque nos envolvemos tanto no resgate das famílias, que até nos colocamos em perigo”, disse Jorge Said, que se tornou o último jornalista ocidental a deixar Cabul.

Ainda sobre a sua experiência em momento de grandes conflitos, Said acrescenta: “Então tivemos a Ucrânia e trabalhamos de alguma forma com o que estava acontecendo. Mostrar as grandes questões de hoje com o enfoque nos interessa do ponto de vista espiritual. E nessa combinação é que estávamos montando a nova temporada, integrando a América Latina, já que queríamos torná-la mais próxima. Por isso também integramos Cuba, Peru, México. E também outros lugares como Turquia e Senegal, que foi o único país em que estivemos com sete milhões de peregrinos. Nesta ocasião estávamos nos adaptando a uma agenda temática internacional e um pouco também ao acaso”.

Entre outras novidades dessa temporada, À Procura de Deus visitará a América Latina, onde descobrirá a espiritualidade das culturas pré-hispânicas, e irá em busca da religiosidade que perdura desde os incas no Peru. Também visitará os locais onde viveram os maias e os astecas, revelará a celebração da Virgem de Guadalupe e o Dia dos Mortos no México, e, em Cuba, viverá o sincretismo religioso e a Santeria.

À Procura de Deus é um programa único, que levará a todos os lares da América Latina conteúdos exclusivos que apresentam de forma objetiva e fascinante as diferentes formas de viver a religião em culturas tão distintas quanto as do Oriente e do Ocidente. Sem dúvida, essa série documental proporcionará à nossa audiência um espaço de informação e entretenimento por meio das telas e plataformas sob demanda de History 2, explica Cesar Sabroso.

À Procura de Deus é uma produção do Canal 13 do Chile e uma realização do jornalista Jorge Said e sua equipe do Millenium Monde. Na primeira temporada, Said surpreendeu o público com registros de grandes romarias religiosas e, com uma câmera na mão, percorreu países como Iraque, Japão, China, Índia, Israel, onde acompanhou as mais importantes procissões espirituais do mundo, o que fez da série o programa mais assistido do History2 em 2021.

Sobre Jorge Said

Em mais de 30 anos de experiência como videoartista, diretor e produtor de TV e documentarista, o trabalho de Jorge Said inclui mais de 100 comerciais, documentários e programas de TV feitos para os Estados Unidos, França, Espanha, Canadá e Chile. Recebeu dezenas de encomendas internacionais para trabalhos artísticos que foram exibidos em diferentes festivais e exposições ao redor do mundo. Sua carreira começou em 1986, quando ganhou o primeiro prêmio no VI Festival Franco Chileno de Vídeo-Arte. Trabalhou como produtor e diretor para TVN, Canal 13, Chilevisión, Televisión Española, Canal Plus, TF1, Univisión e correspondente em zonas de guerra para jornais e outras mídias. Por seu trabalho, ele fez turnês e filmou nos cinco continentes. Suas últimas séries de TV são Repórter em tempos de crise Chilevisión, 10 x 52 min, 2017, Las Últimas Tribus Canal 13 Prime, 21 x 55 min, 2017-2019 e À Procura de Deus Canal13 Prime, 10 x 52 min, 2020 e 2022. À Procura de Deus estreou em 2021 no History Channel, tornando-se a série mais assistida do canal em toda a América Latina. Atualmente, ele está preparando o documentário Escape from Kabul, que narra a epopeia de sua fuga do Afeganistão, como um dos últimos ocidentais a sair após a tomada do poder.

EPISÓDIOS INÉDITOS – SEGUNDAS-FEIRAS, ÀS 22H 

18/4 | EP. 1 – AFEGANISTÃO PARTE 1: OS ESTUDANTES DO ISLÃ, TALIBÃS
No Afeganistão, revisaremos o antes, o durante e o depois do avanço incontrolável dos “Estudantes do Islã”, mais conhecidos como Talibãs. Testemunharemos como a imposição da lei islâmica se tornou uma das maiores tragédias da história moderna para mulheres, artistas e minorias étnicas muçulmanas sikh, hazara e xiita que temem que os chamados “estudantes do islamismo”, o Talibã, reimponham a Sharia ou a lei islâmica para regular a vida em sociedade.

25/4 |EP. 2 – AFEGANISTÃO PARTE 2: FUGA DE KABUL
Em apenas alguns dias, o Talibã tomou o poder no Afeganistão pela força. E Jorge Said foi um dos últimos jornalistas ocidentais a deixar Cabul, em meio a uma das evacuações mais catastróficas da história moderna. Vamos acompanhar, em primeira pessoa, a epopeia da sua fuga e a forma como conseguiu salvar mulheres afegãs tentando fugir do terror imposto pelos Talibãs.

2/5 | EP. 3 – PERU: A PACHAMANA
No Peru, participamos do festival Inti Raymi, a celebração ao Deus Sol realizada no meio dos Andes. Vamos em busca da religiosidade que perdura desde os tempos dos incas. Exploramos a busca pelo Deus do Mundo Andino e a sua extraordinária relação com a natureza, enquanto participamos da festa das sementes e da maior e mais numerosa peregrinação do continente americano.

9/5 | EP. 4 – TURQUIA: CAPITAL DE IMPÉRIOS E RELIGIÕES
Visitamos as igrejas da Capadócia e os legados romano e cristão em Istambul e Izmir. Logo após, participamos de uma das mais importantes celebrações muçulmanas: a Festa do Cordeiro. E em Konya exploramos como o Sufismo busca se conectar com Deus através das suas danças maravilhosas.

16/5 |EP. 5 – SENEGAL: A MAIOR PEREGRINAÇÃO DA ÁFRICA
Chegamos à Cidade Sagrada de Touba para participar da maior peregrinação da África Ocidental: o Grande Magal de Touba. Lá, conhecemos as irmandades muçulmanas na antiga capital colonial de Saint Louis e mergulhamos na vida de seu grande líder Amadou Bamba que difundiu o Islã na África negra.

23/5 | EP. 6 – LÍBANO E IRAQUE: O PARTIDO DE DEUS
No Líbano, mergulhamos no impressionante movimento do Hezbollah. Logo após, viajamos em direção à bela e mítica cidade de Karbala, no Iraque, onde testemunharemos a paixão, o fervor e a dor dos muçulmanos xiitas ao celebrar e recordar o grande sacrifício do Imam Hussein.

30/5 | EP. 7 – MÉXICO: O DIA DOS MORTOS
Viajamos pelo mundo maia, asteca e indígena para ver como as suas tradições e expressões religiosas persistem até hoje em dia. Em Pátzcuaro, assistimos à tradicional festa dos mortos e testemunhamos a combinação do mundo cristão com o indígena na peregrinação a Nossa Senhora de Guadalupe.

Em junho: Síria/Curdos e o Estado Islâmico, Cuba/La Santería e Ucrânia/Ventos de Guerra e Religião.

Artigos Relacionados

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui

Instagram

Bombando

Mais vistos da semana

Siga Nossas Redes

Tem conteúdo exclusivo por lá
6,825FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
4,220SeguidoresSeguir

Recentes

Conteúdo fresquinho

Thunder Fic's

Tudo sobre roteiro
pt_BRPT_BR
Thunder Wave-Filmes, Séries, Quadrinhos, Livros e Games Thunder Wave