sexta-feira, 27, novembro, 2020
Início Filmes Críticas Crítica: A Teoria de Tudo

Crítica: A Teoria de Tudo

Stephen Hawking é conhecido mundialmente pelo seu maravilhoso trabalho como físico teórico. Também não é segredo para ninguém que o mesmo é portador de uma doença chamada Esclerose Lateral Amiotrófica, causada pela degeneração dos neurônios motores, que causa a perda de movimentos musculares. Os feitos de Hawking já são extremamente notáveis, se adicionarmos o fato dele ter feito tudo sendo portador dessa doença, se tornam fantásticos.

A Teoria de Tudo (The Theory of Everything), baseado no livro Travelling to Infinity: My Life with Stephen, escrito por Jane Hawking, tem como intuito nos mostrar exatamente a batalha dos Hawkings para se adaptar à condição de Stephen. Digo Hawkings porque não foi só Stephen quem sofreu, e muito, com esse diagnostico, Jane passou anos ao seu lado cuidando dele e de seus filhos, por isso merece igualmente os créditos. Como o filme é baseado na obra escrita por Jane, vemos bastante do ponto de vista dela no decorrer do mesmo.

Stephen
A Teoria de Tudo | Imagem: Universal Pictures

Em A Teoria de Tudo, Stephen Hawking (Eddie Redmayne) já está na fase do doutorado, reservado mas com um grande senso de humor, faz o estilo ‘nerdão’ e está começando a desenvolver sua famosa teoria do buraco negro. Numa festa ele conhece Jane (Felicity Jones), uma estudante por quem se apaixona e logo começa a namorar. Tudo está indo bem, até que um dia Stephen leva uma queda grave, causada pela falha de movimento em sua perna e descobre sua doença, que dá a ele a estimativa de dois anos de vida.

Levado pela perspectiva de que não adianta levar adiante nenhum projeto, visto que tem só dois anos para viver, Stephen cai em depressão e se isola de todos. Jane então mostra sua primeira prova de amor, curando sua depressão e logo depois casando com ele, provando que “prefere passar os dois anos restantes com ele do que ficar sem ele”. A partir daqui vemos a luta do casal, passando os anos (muito mais que dois…) se adaptando às limitações cada vez maiores de Stephen, enquanto criam seus três filhos.

Teoria de Tudo
A Teoria de Tudo | Imagem: Universal Pictures

Como era de se esperar, o longa é bem dramático. É quase impossível não se emocionar com a complicada vida do físico, que conseguiu sobreviver ao seu estado e continuar surpreendendo com suas pesquisas. Talvez o único problema da obra seja o drama exagerado. A história por si só já é recheada de emoção, não havia necessidade de cenas que expõe o quão ativo Stephen era, colocadas como um apelo emocional.

Eddie Redmayne justificou seu Globo de Ouro e sua indicação ao Oscar. Sua atuação está nada menos que perfeita, representando maravilhosamente as complicadas fases de seu estado. Quando chega ao ultimo estágio da esclerose, Redmayne caracterizou perfeitamente o Hawking que estamos acostumados a ver. A qualidade do filme está, pelo menos, 80% nessa atuação.

The Theory of Everything
A Teoria de Tudo | Imagem: Universal Pictures

Felicity não se destacou como Eddie, mas também fez bonito em sua atuação. Podemos sentir o quanto foi complicado para Jane cuidar de seu marido e filhos, todo o esforço que ela fez para não se exaltar estava retratado no tom de voz de Jones. James Marsh, um excelente diretor, mas pouco conhecido no Brasil, aceitou o desafio de retratar essa sensível história e fez um trabalho magnífico.

Veja a ficha técnica e elenco completo de A Teoria de Tudo

Nota do Thunder Wave
Com ótimas atuações, A Teoria de Tudo relata de uma maneira emocionante a vida de Stephen Hawking.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui

Siga nossas redes sociais

6,971FãsCurtir
3,084SeguidoresSeguir
4,355SeguidoresSeguir

Gameplay de Cyberpunk 2077 para Xbox Series X/S é revelado

0
A CD PROJEKT RED lançou hoje o vídeo de gameplay rodando Cyberpunk 2077 no Xbox One X e no Xbox Series X.

The Walking Dead | Cena de momento íntimo causa nojo nos...

0
Cena de momento íntimo entre Negan e Alpha causou reações negativas nos fãs de The Walking Dead. Veja.
pt_BRPT_BR
Thunder Wave-Filmes, Séries, Quadrinhos, Livros e Games Thunder Wave