Agente Oculto, ou The Gray Man, é um livro escrito por Mark Greaney, publicado no Brasil pela Globo Livros. Mark Greaney também é conhecido como colaborador de Tom Clancy em seus livros finais durante sua vida, e por continuar o personagem de Jack Ryan e o universo de Clancy após a morte do criador em 2013.
Leia também: Resenha | Agente oculto – Mark Greaney
E assim como aconteceu com Tom Clancy, Mark Greaney também teve um de seus livros, mais precisamente Agente Oculto, adaptado como um filme. Agente Oculto ganhou uma versão em streaming pela Netflix, dirigida por Anthony e Joe Russo, que co-escreveram o roteiro com Christopher Markus e Stephen McFeely.
A adaptação é estrelada por Ryan Gosling, Chris Evans, Ana de Armas, Regé-Jean Page, entre outros. Vale destacar que o filme Agente Oculto não é baseado apenas no primeiro livro da série, mas também de outros. Mas vamos as diferenças entre o livro e filme.
A partir daqui, a matéria possui SPOILERS.
1Denny Carmichael e Suzanne não estão no livro Agente Oculto

Aqui já é uma das grandes diferenças. Os personagens Denny Camichael e Suzanne não estão no livro. Denny é o principal antagonista na adaptação, querendo eliminar Sierra Seis por causa das informações que o incriminam. Suzanne trabalha para Denny como uma oficial da CIA. Só que não é bem assim no livro.
Leia também: Compativo Filme vs Livro: Inferno
Os dois personagens só aparecem nos próximos livros e Denny e Suzanne não são amigos ou trabalham juntos como no filme ou possuem qualquer aliança com o personagem de Chris Evans.