Colunas Comparativos

Águas Profundas | Veja as principais diferenças entre o filme e o clássico de Patricia Highsmith

0

O Hulu e a Amazon Prime Video estreiam uma nova adaptação do clássico Em Águas Profundas, de Patricia Highsmith. Não é a primeira vez que o livro, escrito originalmente em 1955, ganha uma presença nas telas. Anteriormente teve como adapções o longa Vítima por Testemunha (1981) e a série Tiefe Wasser (1983).

Como de costume, as adaptações possuem suas diferenças, algumas mais impactantes, outras mais amenas. Nesse caso, o filme se mostra muito fiel, apenas trocando o desfecho em relação ao livro.

Confira abaixo as principais diferenças entre o filme Águas Profundas e o livro Em Águas Profundas.

**Atenção, contem spoilers a seguir**

5Versão modernizada

O livro se passa perto da época em que foi escrito- 1955. Já o filme apresenta uma versão atual, que funciona muito bem na tela sem perder o impacto dos acontecimentos. Claro que algumas mudanças tiveram que ser feitas, como Vic (Ben Affleck) ser um cara que se tornou rico por criar um chip que é usado em drones atualmente e não ser um editor como era no livro.

A atualizada também muda um pouco as aparências e as convenções sociais que importavam apenas naquela época. Os jantares da alta sociedade eram convites quase impossíveis de se negar, deixando mais grave a exposição que Melinda fazia de seus amantes nas festas. Além disso, o divórcio era mais polêmico, tendo questões de imagens atreladas a ele e justificando mais o apego de Vic em manter o casamento.

4Vic esportivo

O longa apresenta um hobby diferente para Vic, que além de criar lesmas como na trama original, gosta de fazer longos passeios de bicicleta. Não há nenhum problema evidente nessa adição, apenas dá um traço novo ao personagem e um elemento que será importante para o desfecho.

3Etnia de Melinda

Melinda no filme é interpretada por Ana de Armas, uma atriz cubada. Por isso a personagem é dita com latina na adaptação, sendo que no original era americana assim como Vic.

A mudança trás mais diversidade, mas em um momento duvidoso justifica os comportamentos “menos recatados” de Melinda, como expor seu corpo, por ser de outra cultura.

2Pequenos Detalhes

A atualização trouxe algumas pequenas mudanças inofensivas à trama. Trixie (interpretada pela atriz mirim Grace Jenkins) cantava no coral na versão original- inclusive era para uma apresentação da filha que Vic foi após assassinar Tony quase no final no livro-, e no longa ela apenas irritava a mãe com a musica infantil utilizando uma Alexa.

Outra mudança amena foi a exclusão de Brian, um poeta para quem Vic estava prestando serviços de editor e que se encanta por Melinda em sua breve estadia na casa deles.

Por último, Roger, o fofo cachorro da família, era originalmente um Boxer por preferência de Vic, que comprou o filhote para a filha como um sinal de rebeldia à reluta de Melinda em ter um animal na casa.

1O final totalmente diferente

A grande mudança fica acerca do final. Na obra original, Vic mata Tony (Finn Wittrock) após encontrar com ele na volta de deixar Brian na estação de trem e Trixie no preparo para sua apresentação. O ato ocorre também na pedreira, mas não é premeditado como o longa deixa a entender, é algo de momento assim como o primeiro assassinato.

Após a morte, Vic vai para a apresentação da filha e quando eles retornam Melinda está preocupada por Tony não ter comparecido a um almoço combinado entre eles. Ela desconfia do marido logo de cara e fica muito mal com o ocorrido, pois ela tinha alegado que ia se divorciar dele e casar com Tony.

Demora um tempo para acharem o corpo e darem Tony como falecido e por isso Vic tenta convencer Melinda de que ele fugiu para não casar com ela. Ela chega a mudar com ele, ficando mais carinhosa, mas ele sabe que é apenas um golpe, pois ainda investiga o marido com o auxílio de Don.

Quando a cena final ocorre, em que Don encontra Vic tentando encobertar o corpo que emergiu, Vic estava na realidade escondendo o rastro de sangue aparente. Don consegue avisar a polícia e quando Vic retorna para casa, Melinda já sabe do ocorrido e ataca verbalmente o marido.

Movido pela raiva, sendo a gota d’agua para ele, Vic ataca fisicamente a esposa, porém para ao ver suas mãos em sua garganta. Mas um novo ataque de Melinda faz com que ele perca a cabeça completamente e ele por fim mata a mulher estrangulada, no momento em que o polícial chega para prendê-lo.

Vale ressaltar que a carteira que Melinda acha no filme, do qual Vic escondeu de maneira bem inocente, não existe no livro.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui

Posting....
PT_BR
Sair da versão mobile