Dicas de filmes franceses sobre todas as formas de amor
Não tenha dúvidas de que a tecnologia veio para ficar e fazer parte dos nossos dias. Com a pandemia de Covid-19, tivemos que nos adequar e encontrar outras formas de nos comunicarmos com o próximo. Por meio desse processo de adequação, encontramos na tecnologia uma aliada poderosíssima para passar o tempo, para fazer outras coisas além de postar selfie da academia ou de pratos de restaurante. Deixamos a superficialidade de lado e estamos sendo mais “reais” no meio virtual e com isso, expandindo nosso conhecimento.
Quem imaginaria que no dia dos namorados ainda estaríamos enfrentando a pandemia de coronavírus. Pois, bem. Para não passarmos essa data em branco, a Aliança Francesa incluiu na sua programação uma live totalmente especial ao amor. Nessa live, Lívia Carmona, Coordenadora Cultural da Aliança Francesa de São Paulo, indicou filmes que retratam o amor em suas várias formas na véspera do Dia dos Namorados: L’Amour Is The Air.
No decorrer da live, fomos apresentados a produções que abordam o amor em sua composição. Junto ou distante é uma boa programação para assistir ao lado do mozão. Porém, se você está na “pista”, é uma boa opção de diversão e de conhecer filmes diferentes dos hollywoodianos. É interessante ter contato com outros cinemas, pois vemos o quão rico são e as experiências que nos proporcionam e com isso aprender, talvez, até uma língua nova, como o francês – claro, se você é adepto as legendas e ao áudio original.
É uma celebração ao amor. Em tempos de pandemia, em que muitos estão distantes dos que amam, se faz necessário refletir sobre o que é o amor. O que é o amor? Precisamos ser mais enfáticos e mais sensíveis quando se trata do outro. É um sentimento que exige respeito, coragem, sensibilidade, gentileza e empatia. O simples ato de dizer que ama alguém, não significa que realmente ama. Os gestos falam muito sobre isso. O objetivo da live foi de mostrar o amor em suas diferentes formas e por isso não podemos esquecer que cada gesto importa, sendo ele bom ou não.
E essas dicas traduzem muito bem toda essa explosão de acontecimentos e sentimentos que estamos vivendo e que iremos viver. Confira abaixo, as produções indicadas na live da Aliança Francesa.
Plan Coeur é uma série que aborda um grupo de amigos em que Elsa (Zita Hanrot, do meio) é a única que permanece perpetuamente solteira. Como não conseguem descobrir o motivo pelo qual ela é tão infeliz no amor, a turma se empenha em ajudar a amiga e decide contratar um acompanhante masculino para renovar a fé de Elsa em relacionamentos.
Hiroshima, Mon Amour – Uma atriz francesa casada (Emmanuelle Riva) veio de Paris para trabalhar num filme sobre a paz. Ela tem um affair com um arquiteto japonês (Eiji Okada) também casado, cuja esposa está viajando. Nos dois dias que passam juntos várias lembranças vêem à tona enquanto esperam, de forma aflita, a hora da partida dela. Ela conta que foi “tosquiada”, pois se apaixonou por um alemão (Bernard Fresson) quando tinha apenas 18 anos e morava em Nevers, sendo libertada no dia em que seu amor foi morto, já no final da 2ª Guerra Mundial. Por ter amado um inimigo ela foi aprisionada por sua família numa fria e escura adega e agora, 14 anos depois, novamente sente o gosto de viver um amor quase impossível.
Belle de Jour – Séverine (Catherine Deneuve) é uma jovem rica e bonita, porém infeliz. Ela ama seu marido (Jean Sorel), um médico, mas eles não são tão íntimos quanto ela deseja. Ela procura um discreto bordel, comandado pela Madame Anais (Geniviève Page), para realizar suas fantasias eróticas e e conseguir o prazer que seu marido não consegue lhe dar. Ela trabalha como prostituta à tarde e à noite retoma a vida de casada, mas um cliente abusivo promete complicar a situação.
Lolo – O Filho da Minha Namorada aborda as férias no sul da França de Violette (Julie Delpy), uma sofisticada parisiense quarentona que trabalha no mundo da moda, encontra Jean-René (Dany Boon), um modesto técnico de informática recém-divorciado. Contra todas as probabilidades, acontece uma química de verdade entre eles. No fim do verão, Jean René não perde tempo em se juntar a sua amada em Paris, mas suas diferentes origens sociais e Lolo (Vincent Lacoste), o filho dela de 19 anos, não tornarão as coisas tão fáceis.
Quem Me Ama Me Segue – Simone (Catherine Frot) e Gilbert (Daniel Auteuil), um casal de aposentados, vive em uma aldeia no sul da França. Após uma série de acontecimentos, como falta de dinheiro, a mudança do amante de Simone para outro lugar e as reclamações constantes de Gilbert, Simone decide simplesmente sair de casa. Agora, Gilbert está pronto para fazer qualquer coisa para ter sua esposa de volta.
Amor à Segunda Vista – Do dia para a noite, Raphael (François Civil) acorda em um universo paralelo onde ele nunca conheceu Olivia (Joséphine Japy), o amor da sua vida. Agora ele precisa reconquistar a sua esposa, mesmo sendo um completo estranho para ela. Enquanto Raphael tenta entender exatamente o que aconteceu, ele corre contra o tempo para não perdê-la.
Em As Primeiras Férias Não se Esquece Jamais!, Marion (Camille Chamoux) e Ben (Jonathan Cohen) se conheceram no Tinder e decidem, no começo da manhã, sair de férias juntos. Eles finalmente vão para a Bulgária, rumo ao destino dos sonhos de cada um: Beirute para Marion, Biarritz para Ben. Sem uma programação decidida, eles são colocados em situações que mostram que suas concepções sobre férias dos sonhos são extremamente diferentes.
Laurence Anyways é um filme que um homem, Laurence (Melvil Poupaud), deseja se tornar uma mulher. Em seu aniversário de 30 anos, ele revela para sua namorada Fred (Suzanne Clément) que irá fazer uma cirurgia de mudança de sexo. Mesmo abalada com a revelação, a namorada resolve permanecer ao lado da pessoa que ama, que sofrerá bastante com a nova situação, tendo que lidar com preconceitos de familiares, amigos e colegas de trabalho. Contra tudo, eles tentarão provar que o amor deles pode superar todas as situações.
O amor não se vê com os olhos mas com o coração. Um coração feliz é o resultado inevitável de um coração ardente de amor. Lutar pelo amor é bom, mas alcançá-lo sem luta é melhor. – Pensador.
Feliz Dia dos Namorados!