sexta-feira, 1, julho, 2022

Análise | Dell XPS 13

O Dell XPS 13 é um pequeno notável e voltado para todos aqueles que buscam um notebook de produtividade e que seja leve, bonito, com um ótimo desempenho e silencioso.

Quando se fala em notebooks ultrafinos, logo já se pensa em MacBook ou Samsung Galaxy Book. Outras marcas acabam ficando por fora, muitas vezes por um pouco mais de falta do próprio consumidor buscar outros modelos. Pois aqui está um que rivaliza e muito bem com o MacBook e a linha Samsung: o Dell XPS 13.

Leia também: Análise | Notebook Dell Alienware m15 R6

O modelo que recebemos veio com processador Core(TM) i7-1185G7 de 11ª geração, 16 GB de RAM, SSD de 1 TB e Windows 11 Pro. Em um pequeno resumo, pode-se dizer que o Dell XPS 13 é um pequeno notável! Mas vamos a análise.

Embalagem

Análise | Dell XPS 13 1
Imagem: Thunder Wave/Dell XPS 13

Antigamente os notebooks vinham em uma simples caixa – alguns ainda vem assim -, com apenas a foto do produto e uma ou outra informação. Agora, as empresas como a Dell tem feito um pouco mais pelos clientes e entregue seus notebooks de uma forma diferenciada como acontece com os celulares.

Análise | Dell XPS 13 2
Imagem: Thunder Wave/Dell XPS 13
Análise | Dell XPS 13 3
Imagem: Thunder Wave/Dell XPS 13

O Dell XPS 13 chegou em uma linda caixa fosca com apenas o logo da empresa. Ao abrir, o note está muito bem armazenado e cada componente separado em áreas para que eles não fiquem se movimentando na caixa e principalmente, serve como o lugar para guardar sempre os cabos e acessórios, assim como o XPS.

Design

Análise | Dell XPS 13 4
Imagem: Thunder Wave/Dell XPS 13

Seu design mantém o que já estamos acostumados, mantendo o mesmo acabamento da versão anterior. Mas para aqueles que não conhecem sua versão mais antiga, o Dell XPS 13 é leve, vindo na cor prateada, com o logo da Dell, um monitor de 13,4″ (nossa versão foi a touch), teclado já em português brasileiro, duas entradas USB-C, uma porta para headset (entrada combinada de fone de ouvido e microfone) e um slot de cartão microSD.

Análise | Dell XPS 13 5
Imagem: Thunder Wave/Dell XPS 13

Além disso, ele vem com um adaptador USB ‘normal’ para a entrada C, para aqueles que não possuem o novo tipo. Isso tudo colocado em suas laterais de forma quase que imperceptível, o que dá uma visão muito mais elegante ao notebook. E para completar, a conexão de energia utiliza a mesma entrada USB.

Trabalho

Como sempre afirmamos, não adianta ser apenas bonito: tem que aguentar o trabalho. E o Dell XPS 13 é um notebook voltado para eficiência, ou seja, ele é para produtividade! Com o Windows 11, o XPS está mais leve e rápido e com poucas atualizações.

Trabalhar com as ferramentas diárias como o Office, é algo muito simples, pois não dá nem para perceber quando os programas são abertos. Mesmo alguns editores de vídeo que exigem um pouco mais da tela – ele vem com Placa de vídeo integrada Intel Iris Xe Graphics -, ou outros programas como o CorelDraw, funcionam sem problema algum no equipamento.

As instalações são rápidas e dá para trabalhar simultâneamente com vários outros programas abertos sem problema. A bateria apenas com programas simples e navegação na internet durou aproximadamente 5 horas. Isso utilizando o Office, YouTube, WordPress, programa de edição de fotos e seu brilho no máximo.

Não é muito, mas ao utilizar apenas programas mais básicos, o Dell XPS 13 durou até 7 horas. O mesmo para apenas assistir a streamings e alguns jogos do Xbox Game Pass.

Portanto, para aqueles que buscam produtividade enquanto viajam ou querem trabalhar longe de uma tomada, ainda é uma boa pedida. O notebook é totalmente voltado para aqueles que trabalham com roteiros, jornalistas e escritores. Possui um teclado bem macio, além de ser totalmente silecioso.

O Dell XPS 13 também não aquece como outros modelos que torna quase que impossível ficar com ele no colo ou ser necessário algo externo para o resfriar. Por esse motivo, para aqueles, indiferente da profissão que buscam foco e principalmente silêncio, o notebook é uma escolha perfeita.

Além disso, por ser leve e compacto, dá para o guardar em qualquer bolsa ou mochila. O brilho da tela, assim com sua nitidez são de ótima qualidade, assim como seu som. Por isso, dá para trabalhar sem problema algum em áreas externas.

Aqui o único problema pode ficar para a webcam de baixa qualidade. Mas o Dell XPS 13 não foi feito para ficar gravando reuniões para serem usadas com qualidade cinematográficas, por isso, não é algo que vá contar para aqueles que buscam um produto voltado para produtividade.

Segurança

Análise | Dell XPS 13 6

Esta é uma parte importante para qualquer equipamento pessoal. E o Dell XPS 13 leva isso bem a sério. Além de poder cadastrar o seu PIN, o notebook ainda possui mais duas formas para ligá-lo: com digital e reconhecimento facial.

Análise | Dell XPS 13 7
A digital fica ao lado da tecla delete – Imagem: Thunder Wave/Dell XPS 13

Você pode cadastrar facilmente qualquer uma delas, mas com certeza a de reconhecimento facial é a mais divertida e simples, pois é apenas ficar na frente da tela e já terá acesso ao seu notebook. Agora se for um daqueles que têm medo desse tipo de tecnologia, é só colocar sua senha e pronto.

De qualquer forma, ter a liberdade de escolher como acessar o seu XPS é um ponto positivo para a Dell. Esta vantagem de acessar seu aparelho de forma rápida apenas com o reconhecimento facial ou sua digital, é significativamente importante na hora que você precisa.

Diversão

O Dell XPS 13 não é um notebook voltado para jogos. Isso fica claro por sua placa de vídeo integrada. Caso queira jogar títulos mais pesados como Call of Duty, esqueça. Até mesmo Forza Horizon 5 acaba por forçar o aparelho e esquentar um pouco mais do que o necessário o notebook.

Mesmo assim, outros jogos de calibre como Dead by Daylight ou BackBone, funcionam perfeitamente. Só que quem busca esse tipo de notebook, não quer realmente ficar jogando. De qualquer forma, caso se interesse em ter uma assinatura do Xbox Game Pass, o Dell XPS 13 suportou tranquilamente jogar em nuvem alguns títulos que exigem menos de sua placa de vídeo. Portanto, até dá para jogar sim.

Agora, se quiser além do trabalho, assistir ao streaming, fique tranquilo. As cores do XPS são lindas e dão o tom necessário, ou seja, quando o filme possui detalhes que trazem mais as cores quentes ou frias, sua tela transmite perfeitamente aquilo que o usuário quer assistir, sem precisar ficar modificando a resolução.

O mesmo novamente para o som, que é perfeito e sem a necessidade de configurar o áudio do Dell XPS 13 com o streaming. Muitas vezes quando se assiste a algo, é preciso baixar um pouco algum deles, pois do contrário parece que a “caixa de som” do notebook irá explodir com um agudo desnecessário.

Vale a pena?

Para aqueles que buscam um notebook de produtividade e não se importam com jogos ou edição de vídeo, sim. Principalmente porque quem busca essas duas partes, já irão atrás de notebooks maiores. Portanto, o Dell XPS 13 é um pequeno notável, por sua beleza, ótima configuração, desempenho e por ser voltado para todos aqueles que querem silêncio de seu equipamento e que não atrapalhem com seu cooler.

Nota do Thunder Wave
O Dell XPS 13 é um pequeno notável e voltado para todos aqueles que buscam um notebook de produtividade e que seja leve, bonito, com um ótimo desempenho e silencioso.

Artigos Relacionados

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui

Instagram

Bombando

Mais vistos da semana

Siga Nossas Redes

Tem conteúdo exclusivo por lá
6,825FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
4,221SeguidoresSeguir

Recentes

Conteúdo fresquinho

Thunder Fic's

Tudo sobre roteiro
Análise | Dell XPS 13O Dell XPS 13 é um pequeno notável e voltado para todos aqueles que buscam um notebook de produtividade e que seja leve, bonito, com um ótimo desempenho e silencioso.
pt_BRPT_BR
Thunder Wave-Filmes, Séries, Quadrinhos, Livros e Games Thunder Wave