Notebooks de classe. É assim que o notebook Acer Aspire 5 pode ser definido. Com um acabamento em alumínio top cover, o mesmo possui linhas bem definidas e delicadas. Mas não ache que por parecer delicado, o Aspire 5 é frágil.
Pelo contrário, com um processador Intel Core i5, 8 GB de memória, SSD de 256 GB, placa gráfica Intel UHD Graphics, o Aspire 5 é poderoso para o trabalho do dia-a-dia. Além disso possui uma bateria que trabalha muito bem por mais de 10 horas consecutivas sem a necessidade de o carregar.
Instalação
O Aspire 5 que recebemos é realmente rápido! Com Windows 10, a instalação do sistema operacional da Microsoft foi rápida e simples. O reconhecimento do hardware de som, vídeo e demais, foi sem nenhum problema. Algo até positivo para um software que apresentou tantos problemas em sua chegada e que ainda hoje tem seus críticos, ainda mais com seus excessos de atualizações, longas e demoradas.
Felizmente o Aspire 5 teve poucas atualizações e quando elas ocorreram, duraram apenas segundos, não precisando ficar esperando por vários minutos a instalação do update.
Além disso, o notebook passou pelo teste de fogo de levar sua memória ao máximo, com várias instalações e downloads simultâneos, onde o Acer nem mesmo ligou seu cooler. Por falar em cooler, as poucas vezes que ele lembrou existir, foi de uma maneira quase silenciosa, não atrapalhando em nenhum momento a concentração de quem trabalha com ele.
Trabalho, download, diversão… sem pegar fogo

Um aspecto importante nos dias atuais, ainda mais durante o COVID, é que os usuários necessitam de equipamentos que resistam a multitarefas. Não adianta mais ter um notebook que faça apenas um trabalho bem feito. Todos tem que rodar perfeitamente.
Desta forma, o Aspire 5 participou de uma aula de roteiro via ZOOM da Fábrica de Ideias Cinemáticas (FIC´s) dos roteiristas Newton Cannito e Marcos Takeda, enquanto era instalado o jogo da EA, It´s Take Two, além de ter dois navegadores abertos, o Power Point e o Corel Draw 2021.
O notebook Acer Aspire 5 não apresentou nenhuma lentidão durante os downloads, instalação, nem mesmo algum problema com o som e webcam. Foi como se o mesmo estivesse apenas jogando Paciência. E este é um aspecto mais do que importante que um notebook deve possuir.
Deve-se sempre lembrar que os notebooks são usados por famílias em tempo de distanciamento social, portanto ele tem que aguentar – e muito bem -, todos os tipos de usuários, ou seja, das crianças que massacram o teclado durante as vídeo aulas, os jogadores, aos pais que precisam fazer reuniões via webcam, trabalhar com os aplicativos e até mesmo conversar na cozinha com os familiares enquanto comem.
Desta maneira, em nossa primeira análise, o Aspire mostrou-se um notebook completo e confiável. Em nossa próxima análise mostraremos se ele tem poder para os jogos!
Configuração
- Intel Core i5-10210U (10ª geração) – 6 MB de cache
- 8 GB DDR4 (4 GB onboard e 4 GB offboard) – Expansível até 20 GB
- Não possui HD – É possível instalar HD de 2,5″ SATA III até 2 TB
- SSD de 256 GB M.2 PCIe NVMe – 1x slot já ocupado
- 15,6″ polegadas com resolução HD (1366 x 768 px) – Painel do tipo TN 60 Hz antirreflexo
- Portas – 1x USB 2.0 | 2x USB 3.1 | 1x USB-C | 1x HDMI | 1x Áudio combo jack (fone/mic) | 1x RJ-45