Alguns modelos de notebooks acabam sendo voltados especificamente para um grupo de pessoas. Existem aqueles que são para escritórios – e bem mais leves para carregar -, e do outro lado os “gamers”, mais robustos e com uma qualidade gráfica acima do normal.

Lógico que o usuário também irá encontrar notebooks com qualidade gráfica excepcional que não sejam chamados gamers. De qualquer forma, o notebook da N.A.V.E. modelo Estelar, é uma garantia mais do que interessante para aqueles que buscam desempenho para os jogos mais pesados como Cyberpunk 2077 ou o mais recente Scorn.

Leia também: Análise | Hora do trabalho com o notebook N.A.V.E. Lunar

Mas ele também acaba sendo muito bom para aqueles que trabalham em escritório e precisam de algo um pouco mais robusto para trabalhar, como programas para edição de vídeo, apresentações ou mesmo levar para eventos. Nesta primeir análise, será colocado um pouco da parte de trabalho e jogos.

Trabalhando com o N.A.V.E. Estelar

Algumas áreas como o jornalismo necessitam de equipamentos que possam ser colocados na mochila para serem carregados de casa para o escritório ou para os locais onde está a notícia para que se possa escrever rapidamente e sem medo de perda de bateria.

O modelo Estelar acaba por atender de maneira excepcional a esse público. Fizemos o teste com ele em dois eventos: Expocine e Brasil Game Show (BGS). O notebook atendeu de forma primorosa no quesito conforto, pois ele acaba não sendo tão pesado quanto parece. Além disso, o brilho da tela atende muito bem para o trabalho em locais abertos.

Leia também: Análise | Hora da pipoca com o notebook N.A.V.E. Polaris

O evento do Expocine é algo mais barulhento, por ser voltado para o setor de audiovisual de distribuição de filmes. Ele acaba por se tornar uma verdadeira loucura, pois não dá para guardar a todo momento o seu equipamento de trabalho. Por isso, o Estelar foi uma verdadeira mão na roda. Dava para o carregar facilmente de um lado para o outro, escrever matérias e ainda escutar algum vídeo quando necessário, pois seu áudio é muito bom.

A mesma coisa pode ser dita para a BGS. Levar o notebook na mochila de um lado para o outro para fazer a cobertura do evento e ainda testar os jogos – não no notebook -, foi uma excelente tranquilidade. O único problema apresentado é a sua câmera que possui uma resolução mais baixa, mas nada que atrapalhe.

Na parte de bateria, o Estelar também não deixa o usuário na mão. Deu para trabalhar por mais de 8 horas (usando programas do office e navegação na internet), e o carregar apenas no retorno para casa.

Em uma primeira análise (ainda teremos outra totalmente voltada para trabalho e audiovisual), o notebook N.A.V.E. Estelar é uma ótima escolha pelo conjunto necessário para um trabalho em escritório e até mesmo externo.

Hora de se divertir com o N.A.V.E. Estelar

Nem apenas de trabalho vive o ser humano. E na parte de diversão, seja assistindo a streamings ou jogando, o modelo Estelar é sucesso garantido. Mesmo em áreas externas, dá para conferir aos seus filmes e séries sem problema algum, já que o brilho de tela é amigável e não existe perda de qualidade.

Leia também: Análise | Conferindo séries e filmes no notebook N.A.V.E. Lunar

Outro bom aspecto já comentado, é o notebook N.A.V.E. Estelar possuir uma boa saída de áudio. Os sons ficam audiveis e não estouram como acontece em muitos modelos, até mesmo gamers. Na parte de jogos, sua placa Geoforce RTX suporta jogos pesados muito bem.

Foi testado os jogos Cyberpunk 2077, FIFA 23 e o mais novo lançamento (outubro 2022), Scorn. São todos jogos de alto padrão e exigentes. Tanto FIFA 23 quanto Scorn utilizaram a configuração Gaming, enquanto Cyberpunk 2077 acabou exigindo Turbo.

Os jogos rodaram fluídos e sem o famoso barulho da “ventoinha” que inibe qualquer pessoa de continuar a jogar. Isso só ocoreeu com Cyberpunk 2077 no modo Turbo, mas foi porque a bateria já estava praticamente em seu limite.

Leia também: Análise | Notebook N.A.V.E. Polaris é Gamer na veia!

Além disso, o notebook N.A.V.E. Estelar não esquenta. Chega em um limite aceitável para ficar em seu colo ou para jogar com o mouse, enquanto sente aquele vento um pouco mais quente saindo pela lateral. Mas tudo tolerável.

Em uma primeira análise, o notebook N.A.V.E. Estelar é uma boa garantia para aqueles que buscam um modelo para trabalho e diversão. Dispõe de entradas USB em suas laterais e uma HDMI muito bem vinda na parte traseira, evitando que fios se misturem e facilitando a conexão com monitores para apresentação.

Configuração do notebook N.A.V.E. Estelar

  • Processador: 12th Gen Intel(R) Core(TM) i7-12700H 2.30 GHz
  • Armazenamento: 476 GB
  • Memória RAM: 16 GB
  • Windows 11

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui