sexta-feira, 24, setembro, 2021

Dexter | Tudo sobre a série do serial killer mais famoso da ficção

O serial killer mais famoso da ficção, Dexter Morgan, teve sua série no ar por oito anos. Entre altos e baixo, a produção teve muitos fãs, mas desgradou quase unanimente em seu final.

O drama criminal e suspense era centrado em um assassino em série com diferentes padrões que trabalha como analista forense e estreou em 2006, tendo seu último episódio exibido em 22 de setembro de 2013.

Veja tudo que precisa saber sobre a série Dexter.

Premissa de Dexter

Dexter ficou famoso por ser um serial killer fora do convencional. Órfão aos três anos de idade, foi adotado pelo oficial da polícia Harry Morgan, que após descobrir que o jovem Dexter matava animais de estimação na vizinhança, começou a vê-lo como um psicopata, ensinando-lhe o código como uma maneira de canalizar os seus instintos violentos contra pessoas que “merecem”. Neste código, as vítimas de Dexter devem ser assassinos que mataram inocentes, com propensão a continuar a fazê-lo. Valendo-se do fato de ser um especialista forense em análise sanguínea e de trabalhar no Departamento de Polícia de Miami, Dexter, de um modo bem meticuloso e sem pistas, mata criminosos que a polícia não consegue trazer à Justiça.

Dexter segue o código religiosamente para satisfazer o seu Passageiro Sombrio (nome dado por ele à sua compulsão em matar) e, assim como muitos assassinos em série, guarda os seus troféus: antes de acabar com um malfeitor, Dexter faz uma pequena incisão com um bisturi na bochecha direita da vítima e recolhe uma amostra sanguínea, que ele preserva numa lâmina de vidro e guarda numa caixa escondida dentro do seu aparelho de ar-condicionado. Dexter é capaz de fingir emoções “normais” e manter a sua fachada de bom amigo e vizinho prestativo. Ele desenvolve, contudo, alguns relacionamentos pessoais, cultivando uma afeição pricipalemente pela sua irmã Debra.

Como parte do seu “disfarce”, Dexter namora uma mulher chamada Rita, traumatizada após anos de abuso nas mãos do seu ex-marido, Paul Bennett e, consequentemente, incapaz de qualquer intimidade com o atual namorado. Isto agrada Dexter, que acredita que tornar-se íntimo de Rita pode revelar-lhe o seu lado negro.

Inspiração de Dexter

Dexter | Tudo sobre a série do serial killer mais famoso da ficção 1
Livros de Dexter (Fonte: Reprodução)

A ideia original da série não fica a cargo do showrunner, a produção é adaptada dos livros escritos por Jeff Lindsay. Ao todo foram publicados sete livros da saga, começando em 2004 com Dexter – A Mão Esquerda de Deus.

No ano seguinte, foi lançado Querido e Devotado Dexter. Em 2007 Dexter no Escuro e em 2009 Dexter: Design de um assassino.

Dexter é Delicioso foi lançado em 2010, seguido por Duplo Dexter no ano seguinte. Em 2013 é lançado o curioso Dexter Em Cena, que dá a Dexter a tarefa de proteger a protagonista de um seriado policial televisivo de um serial killer da vida real, Dexter ficará sabendo que, mesmo no mundo da fama, há outros como ele, e será tentado a abandonar tudo para brilhar sob os holofotes. Em 2015 o final da saga foi lançado com o Dexter está morto.

Situado em Miami, sua primeira temporada foi fortemente baseada no primeiro livro da saga. Já as temporadas posteriores apresentaram uma evolução distinta das obras de Lindsay. O livro foi adaptado para a televisão pelo roteirista James Manos Jr., que escreveu o episódio piloto.

Gravações

Embora a série se passe em Miami, Flórida, muitas das cenas externas são filmadas em Long Beach, Califórnia. Muitos edifícios e locais de referência em Long Beach são apresentados ao longo da série. A cena do último episódio no aeroporto ocorre no Aeroporto Internacional de Ontário, em Ontário, Califórnia.

Revival

Dexter Revival
Revival de Dexter (Fonte: Showtime)

Depois do final que desagradou a práticamente todos, foi anunciado em outubro no ano passado um revival de Dexter, que pode, ou não, ter sido inspirado por esse fracasso no desfecho da série.

A trama se passa 10 anos depois de Dexter Morgan ter desaparecido no olho do furacão Laura, o revival mostra o personagem agora vivendo sob um nome falso em um mundo longe de Miami.

Vários integrantes novos foram anunciado no elenco, mas o que chamou atençao dos fãs foi o retorno de John Lithgow retorna com aparições como o vilão da série original Trinity e Jennifer Carpenter retornará como Debra Morgan.

O desagradável final

O famoso final de Dexter desagradou basicamente a todos, que sentiram uma grande decepção ao ver uma série tão bem planejada se perder ao longo dos ano. James Queally, do Newark Star-Ledger, concorda com o público geral. “A última temporada de Dexter foi problemática, para dizer o mínimo … Mas nada, e quero dizer nada, poderia ter me preparado para o swing absoluto e perdido que foi o final.”

Stuart Heritage, do Guardian, realmente detestou o desfecho. “A essa altura, as únicas pessoas que ainda assistem são masoquistas que odeiam a vida como eu, que se agarram a cada novo episódio árido, inerte e sem incidentes só porque já passaram sete anos e meio esquecidos por Deus dessa bobagem.”

Simon Horsford do Daily Telegraph “O personagem de Hall definitivamente fará falta, assim como os créditos ritualísticos de abertura – é uma pena que o final foi atipicamente manso.”

As oito temporadas de Dexter estão disponíveis no Brasil pela Amazon Prime Video.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui

Conheça mais produções

Siga nossas redes

Tem conteúdo exclusivo por lá
6,914FãsCurtir
2,961SeguidoresSeguir
4,241SeguidoresSeguir

Recentes

Conteúdo fresquinho

Nine Perfect Strangers | 9 diferenças entre a série e o livro

Como toda adaptação, a série possui suas diferenças com a obra original, que funcionam para deixar mais plausível para a televisão. Nine Perfect Strangers possuí algumas, veja 9 das principais diferenças entre a série e o livro:

Mais artigos do autor

pt_BRPT_BR
Thunder Wave-Filmes, Séries, Quadrinhos, Livros e Games Thunder Wave