Essa semana o cinema russo alcançou um patamar ao qual nenhum outro havia chegado até então. O diretor Klim Shipenko (de Texto, exibido pelo Festival de Cinema Russo no Brasil em 2020) para filmar trechos do longa-metragem O Desafio (The Challenge/ Vyzov), que será rodado entre a chegada à Estação Espacial Internacional com a nave Soyuz MS-19 e o retorno à Terra com a Soyuz MS-18.
Na Estação Espacial, Shipenko fica a cargo da câmera, iluminação, som e maquiagem/ figurinos. Com ele estão a atriz Yulia Peresild (de Sheena 667, filme exibido pelo Festival de Cinema Russo no Brasil em 2021) e o cosmonauta Anton Shkaplerov, que decolaram da base de Baikonur e permanecem na Estação Espacial Internacional (ISS) até 17 de outubro.
Yulia Peresild é uma jovem e premiada atriz russa. Já atuou em filmes como Nina (2021), Petrov’s Flu (2021, Mediator (série de TV, 2021), Sheena667 (2019), Battle for Sevastopol (2015) e recebeu os prêmios Golden Eagle Awards de Melhor Atriz (2016) e Golden Eagle Award de Melhor Atriz Coadjuvante (2011). O longa Sheena 667 está disponível na segunda edição do Festival de Cinema Russo até o dia 10 de outubro no Spcine Play (www.spcineplay.com.br).
Sheena 667
Ano: 2019
Gênero: drama
Direção: Grigoriy Dobrygin
Duração: 97 min
Elenco: Yuliya Peresild, Vladimir Svirskiy, Jordan Frye, Yury Kuznetsov, Nadezhda Markina, Pavel Vorozhtsov
Sinopse
A cidade de Vyshny Volochyok tem como características estradas quebradas, neve e neblina. Na periferia, há um centro automotivo onde moram e trabalham o casal Olga e Vadim. Os dois têm um pouco mais de trinta anos, são pessoas simples e sérias, compartilhando alegrias e tristezas um com o outro – até o momento em que na vida deles aparece um intruso: a internet.