quarta-feira, 27, outubro, 2021

Bienal do Livro Rio: 18ª edição da feira literária é recode de público e sucesso nas rede sociais

 

A Bienal Internacional do Livro aconteceu entre os dias 31 de agosto a 10 de setembro, no Riocentro, complexo de convenções localizado na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro. Com recorde de público – o esperado eram 600 mil visitantes -, cerca de 680 mil pessoas estiveram nos onze dias de evento, bem como 300 autores convidados, divididos em 360 horas de programação cultural e 190 sessões.

Para este ano, a Bienal inovou e registrou mais recodes em sua história. A Arena #SemFiltro cresceu e teve 90% de ocupação da capacidade total do local – em 2015 eram 90 lugares, esse ano, 400 -. O público entre 15 e 19 anos representavam 18%, agora, são 33% (há 10 anos, o público jovem era representado por apenas 11%). O espaço Geek e Quadrinhos, montado estrategicamente no pavilhão verde (considerado o pavilhão geek), também foi outra novidade que atraiu a atenção dos visitantes da Bienal.

Affonso Solano comandou todas as atrações do espaço, que recebeu os fãs da cultura pop e participaram de diversas atividades como batalhas medievais, mesa de jogos e área de realidade aumentada. O EntreLetras foi outra sensação da feira literária, onde crianças de todas as idades, puderam interagir com atividades lúdicas de cunho sensoriais, criadas por Daniela Chindler, que atribuiu toda a imersão dos pequeninos no universo literário.

A melhora do acesso ao Riocentro fez com que pessoas de outras partes do Rio de Janeiro, pudessem prestigiar o evento, afinal, 56% desse público, usaram o transporte público para ir e vir à Bienal 2017. Os turistas aumentaram em 14% e os grandes anfitriões do evento, os livros é claro, manteve o mesmo número da edição passada. Cada pessoa adquiriu em média, 6,6 livros com um gasto médio de R$ 25,18. Retratos da crise econômica que se instaurou no Rio de Janeiro.

A vice-presidente do SNEL, Sindicado Nacional dos Editores de Livros, Mariana Zahar comentou sobre a queda no mercado editorial em 2016, mas acredita que o sucesso da Bienal do Livro esse ano, marca a retomada do prazer de comprar e ler os livros. “Se tivemos uma queda no ano passado no mercado como um todo dos livros, 2017 já marca uma retomada e um respiro para as empresas. Certamente a Bienal contribui significamente para isso“, relatou Mariana.

Quanto as redes sociais, também é só comemorações para a feira. Durante os onze dias do evento, o Facebook teve um crescimento de 17% e seu alcance quase atingiu um milhão de pessoas. Os stories do Instagram tiveram quase 2,5 milhões de impressões.

Tatiana Zaccaro, diretora da Bienal, comentou a respeito do saldo positivo desse ano. Em depoimento, ela disse estar satisfeita com os números e com o crescimento da programação e que tudo isso, é o resultado de muito trabalho pois era o principal objetivo do evento. “Estamos muito satisfeitos com os números da Bienal. Com o crescimento da programação, atingimos nosso objetivo de proporcionar uma experiência cultural para toda a família“, comemorou Tatiana. “É muito bom ver o investimento de todas as editoras em estandes cada vez mais bonitos e com mais atrações para o visitante“, finalizou.

A próxima edição ainda não foi divulgada, o que segundo a assessoria, “será daqui a dois anos“. A data será anunciada em breve pelos canais oficiais do evento e você já pode se preparar desde agora para o ano de 2019.

Artigos Relacionados

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui

Instagram

Bombando

Mais vistos da semana

Siga Nossas Redes

Tem conteúdo exclusivo por lá
6,914FãsCurtir
2,958SeguidoresSeguir
4,238SeguidoresSeguir

Recentes

Conteúdo fresquinho

Thunder Fic's

Tudo sobre roteiro
pt_BRPT_BR
Thunder Wave-Filmes, Séries, Quadrinhos, Livros e Games Thunder Wave