Crítica: Boyhood – Da Infância à Juventude

0
17323

Se fosse para definir Boyhood – Da Infância à Juventude (Boyhood) em uma palavra, seria, com certeza, nostalgia. Filmado durante 12 anos, o filme nos transporta para uma viagem aos velhos tempos e, por que não, para os que ainda estão por vir.

Boyhood segue a história de Mason (Ellar Coltran, de Nação Fast Food: Uma Rede de Corrupção), um garoto normal, com pais divorciados, que leva uma vida conturbada devido às mudanças sucessivas de casas e padrastos com problemas de alcoolismo. A mãe tenta conciliar as tarefas domésticas com os estudos e o pai é uma pessoa com um instinto de liberdade e certo toque de irresponsabilidade – instinto este com o qual, obviamente, Mason se identifica mais. Como Coltran iniciou as gravações com 6 anos e só finalizou ao completar 18, fica muito fácil nos identificarmos com o personagem, pois ele enfrenta os mesmos problemas, dúvidas e conflitos que todos nós, ao longo dos anos.

BOYHOOD Family
Boyhood: Da infância a juventude | Imagem: Universal Pictures

O diretor Richard Linklater (de Antes da Meia-Noite) obtém sucesso justamente por nos aproximar, de maneira inteligente, ao personagem, contando uma história simples. Coltran, afinal de contas, também está passando por todas aquelas fases e transformações na sua vida pessoal e não seria estranho se a história contada no filme fosse a dele próprio. Todos os elementos da infância e da juventude estão presentes no filme, desde a descoberta do novo, o prazer do perigo, a inocência, dúvidas sobre quem somos e o que faremos da nossa vida.

Todos os elementos colaboram para a lembrança da nossa infância, seja no roteiro muito bem elaborado, seja na trilha sonora. Boyhood – Da Infância à Juventude é um longa que, apesar de extenso, consegue cativar o espectador e deixá-lo com uma sensação saudosista, além do pensamento de que o melhor ainda está por vir. Afinal, ao longo da nossa jornada, ainda teremos novas alegrias, tristezas, decepções e paixões.

Veja a ficha técnica e elenco completo de Boyhood: Da infância a juventude

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui