A Campus Party Brasil divulgou os números do projeto The Big Hackathon. Realizado pela Campus Party e o PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), o projeto durou os cinco dias da CPBR10 e consistia uma maratona de desenvolvimento com o objetivo de encontrar soluções tecnológicas para os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela ONU, e também como forma de fomentar o empreendedorismo inovador.
Ao todo, a maratona teve mais de 1300 inscritos e 51 projetos foram desenvolvidos dentro do prazo estipulado de 100 horas. Divididos em cinco macro áreas (Prosperidade, Paz, Parcerias, Pessoas e Planeta), uma comissão formada por especialistas do PNUD selecionou os quatro melhores projetos por área e mais três menções honrosas para as ideias mais transversais, ou seja, que atendiam mais de um ODS.
Confira abaixo um breve resumo dos três projetos que receberam a menção honrosa do PNUD e para mais informações sobre os outros 48 projetos acesse o site oficial
Best B4 – Um Web App que pretende conectar produtos mais baratos e de qualidade próximos ao vencimento à consumidores que buscam economia, consumo consciente e responsável.
Health 4U – Primeira plataforma de cooperação médica e atendimento especializado de saúde para suporte ao sistema público de saúde. O objetivo é conectar médicos de todo Brasil que se cadastrarão no app e oferecerão uma hora da sua semana para um atendimento voluntário em seu consultório, na sua clínica ou até na casa do paciente visando diminuir o fluxo de atendimento ao SUS e ajudando o Sistema a se manter ativo nesse período de crise econômica.
Teto de Verde – Construção de hortas orgânicas para espaços corporativos, com a intenção de harmonizar ambientes coletivos, incentivar o consumo de produtos orgânicos e uma relação solidária na produção do alimento. Somamos ainda a replicação social, representada da seguinte forma: a cada horta vendida, doamos outra idêntica a um espaço social escolhido pelo cliente. Este processo envolve 14 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU porque é criado a partir de uma cadeia que estimula a geração de renda solidária, uma vez que os fornecedores serão cooperativas de catadores (que fornecerão o material a ser usado para montagem das estruturas), grupos de agricultura familiar (fornecedores de material orgânico, mudas, adubo e terra), além de contarmos com o olhar cuidadoso e profissional através da capacitação de mulheres refugiadas que trabalham na manutenção dos espaços.