segunda-feira, 27, setembro, 2021

Crítica | Caros Camaradas: Trabalhadores em Luta

Caros Camaradas: Trabalhadores em Luta é um filme mais do que atemporal, que fala diretamente para todos aqueles que buscam por sua identidade, que foi jogada fora por sua própria nação.

Mostrar uma sociedade radicalmente diferente da nossa já é algo difícil. Mas trazê-la do meio do século XX para o atual, já o torna uma proeza fantástica. E é isto o que o longa Caros Camaradas: Trabalhadores em Luta faz, e ainda em preto e branco para parecer que toda a história acontece naquela época.

O filme acontece em Novocherkassk, URSS, 1962. Lyudmila é uma executiva do Partido e comunista devota, que lutou na guerra pela ideologia de Stalin. Certa de que seu trabalho criará uma sociedade comunista, a mulher detesta qualquer sentimento anti-soviético. Durante uma greve numa fábrica local, Lyudmila testemunhou um piquete de trabalhadores baleado por ordem do governo, que busca abafar greves na URSS.

Após o banho de sangue, quando os sobreviventes fogem da praça, Lyudmila percebe que sua filha desapareceu. Uma fenda se abre em sua visão de mundo. Apesar do bloqueio da cidade, das prisões em massa e das tentativas das autoridades de encobrir o massacre, Lyudmila procura sua filha. Não se sabe como vai terminar a busca, mas a vida de Lyudmila nunca mais será a mesma.

Não importa o regime, seja o Democrático ou Comunista, quando você está dentro deles, percebe as incongruências existentes. A ideologia prega a liberdade, respeito e igualdade, mas na realidade qualquer um que pense diferente ou que queira que seus direitos sejam cumpridos, acaba por se tornar inimigo do Estado.

É assim que acontece em Caros Camaradas: Trabalhadores em Luta onde a antiga União Soviética usa de força para combater os trabalhadores locais que querem apenas o aumento salarial, mais direitos e que os preços parem de subir! Algo muito diferente do que se vê em outros países e inclusive o Brasil?

Pelo contrário. Assim como toda a crítica de como o estado Soviético utilizou para coibir esta manifestação através da força e mão armada. E novamente vimos isto acontecer tantas e tantas vezes no Brasil, EUA e em qualquer parte do planeta. Não importa qual seja o sistema político que viva e até mesmo religioso, Caros Camaradas: Trabalhadores em Luta é uma representação ainda atual da crueldade que o sistema político trata sua população.

O mais interessante desta narrativa, é que o longa de Andrey Konchalovskiy não mostra através dos olhos de algum trabalhador que seria muito mais simples para criar empatia com qualquer pessoa no mundo, e sim pela visão de Lyudmila que pertence ao partido. Ela é uma defensora dos príncipios, mesmo que questione certos atos da econômia.

Esta visão foge do estereótipo de trazer um drama feminino, de mostrar a Guerra Fria ou de quem é melhor. Isto tudo se perde na busca pela sua filha. Se a econômia funciona, se os EUA são o grande monstro, isso tudo se torna esquecido quando a perda é o verdadeiro palco dos acontecimentos.

Aos poucos as perguntas vão aparecendo e tudo aquilo pelo qual ela lutou, acaba por se tornar uma mentira. A batalha de Lyudmila por uma nação mais justa, por igualdade e verdade, mostra-se inútil quando questões políticas e mesquinhas e homens que querem apenas o poder, utilizam de quaisquer meios para impedir que simples trabalhadores possam ter seus direitos.

Em Caros Camaradas: Trabalhadores em Luta, percebemos que um país que se esquece de quem é, acaba por ser apenas uma ditadura. Confira o trailer acima no destaque da página.

Nota do Thunder Wave
Caros Camaradas: Trabalhadores em Luta é um filme mais do que atemporal, que fala diretamente para todos aqueles que buscam por sua identidade, que foi jogada fora por sua própria nação.

Artigos Relacionados

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui

Instagram

Bombando

Mais vistos da semana

Siga Nossas Redes

Tem conteúdo exclusivo por lá
6,914FãsCurtir
2,960SeguidoresSeguir
4,241SeguidoresSeguir

Recentes

Conteúdo fresquinho

Thunder Fic's

Tudo sobre roteiro
pt_BRPT_BR
Thunder Wave-Filmes, Séries, Quadrinhos, Livros e Games Thunder Wave