domingo, 22, maio, 2022

Cartas Para… | Documentário brasileiro provoca diálogos com a diáspora e cria ponte entre países de língua portuguesa

Três países, três autoras e uma mesma língua que evolui. Com essa premissa, o documentário Cartas Para… dirigido pela baiana Vânia Lima, propõe uma ponte entre Brasil, Moçambique e Portugal através da troca de cartas intercontinentais escritas por Elisa Lucinda, Brasil, Raquel Lima, Portugal e Paulina Chiziane, Moçambique, primeira mulher a publicar um romance no país africano e vencedora da última edição do Prêmio Camões.

Durante os 80 minutos de produção, o filme será conduzido pelas cartas trocadas entre as escritoras abordando as temáticas Voz, Corpo e Tempo revelando as experiências de vida e o vínculo com a diáspora através da história e das similaridades, diferenças e conexões entre Elisa, Raquel e Paulina. “São elas, as cartas, que conduzem as narrativas ditas e não ditas do documentário, a cada ato/ tema mergulhamos nas camadas de existência das mulheres e seus desafios para ocupar o lugar de criadoras”, comenta a roteirista e diretora da obra.

Sequências do filme já foram rodadas no Brasil e em Portugal e a equipe agora grava as ações em Moçambique cercada de expectativas. “Moçambique é um país que nos abraçou e onde conseguimos entender ainda mais do Brasil e da nossa sociedade. São aprendizados diários e trocas constantes sobre vida e a criação realizada pelas mulheres”, destaca Lima.

Em Moçambique, a produtora do projeto Sheila Saiete explica que não apenas a língua une os países, “é uma alegria produzir uma obra feita com nossa Paulina e com todas as mulheres moçambicanas que contribuíram para esse mosaico de artistas do nosso país, mais do que nunca em Cartas Para… vemos que temos uma sociedade ligada historicamente, socialmente e culturalmente ao Brasil”.

Com produção executiva de Keyti Souza e Taguay Tayussy, direção de fotografia de Claudio Antonio, e som de Gabriela Damasceno Cartas Para… é uma realização da Lima Comunicação, produtora que integra o Grupo audiovisual Têm Dendê com previsão de lançamento para 2023, distribuição da Lança Filmes e conta com recursos do Fundo Setorial da Ancine.

Artigos Relacionados

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui

Instagram

Bombando

Mais vistos da semana

Siga Nossas Redes

Tem conteúdo exclusivo por lá
6,825FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
4,220SeguidoresSeguir

Recentes

Conteúdo fresquinho

Thunder Fic's

Tudo sobre roteiro
pt_BRPT_BR
Thunder Wave-Filmes, Séries, Quadrinhos, Livros e Games Thunder Wave