sexta-feira, 15, outubro, 2021

Chico Rei Entre Nós será exibido em festival da Bélgica focado na Diáspora Africana

Documentário brasileiro está entre as 98 produções egípcias e afro-latino americanas selecionadas para o Afrika Filmfestival 2021, que acontece na cidade de Lovaina.

O documentário Chico Rei Entre Nós, dirigido por Joyce Prado e produzido pela Abrolhos Filmes, será exibido na edição de 2021 do festival de cinema belga Afrika Filmfestival, que ocorre entre os dias 1 e 16 de outubro, no município de Lovaina. A sessão presencial do longa-metragem será no dia 10 (domingo).  

Neste ano, que marca seu aniversário de 25 anos, o festival traz uma programação especial com 98 filmes, debates, desfiles, uma conferência internacional e uma exposição. O Afrika Filmfestival é focado na Diáspora Africana e, a cada edição, traz um foco especial em determinados países. Em 2021, foram selecionadas produções do Egito (dois longas e dez curtas) e afro-latino americanos (três longas, dois documentários e cinco curtas).

Galanga

Premiado na 44ª Mostra Internacional de São Paulo, o filme explora os ecos da escravidão na vida das pessoas negras dos dias de hoje e realça o sentimento emancipador de pertencer a um coletivo. O ponto de partida do documentário é a história de Chico Rei – ou Galanga -, rei congolês trazido como escravo para trabalhar na região de Outro Preto, em Minas Gerais, em 1740, que comprou sua própria liberdade e a de outros escravos. Sua figura foi eternizada na tradição oral e celebrada anualmente no “Reinado”, cerimônia que acontece na cidade mineira. 

“Chico Rei Entre Nós” partiu de uma ideia original da Abrolhos Filmes e é o primeiro longa dirigido por Joyce Prado. “A história de pessoas negras em países colonizados, quando narrada, é geralmente contada através da perspectiva dos colonizadores. Nossas vidas foram continuamente marginalizadas, apagadas e reprimidas. A população do país precisa conhecer e reconhecer que foram seus antepassados, a fim de compreender o hoje”, declara a diretora. 

Sobre Abrolhos Filmes

A Abrolhos produziu o longa-metragem documentário “Chico Rei Entre Nós” (Joyce Prado, 2020), selecionado para a 44a Mostra Internacional de São Paulo, 13o Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul e 27o Festival de Vitória.

Também produziu os curtas-metragens “Solidão 22B” (Jaqueline Vargas, 2016), exibido pelo Canal Brasil, “Chico Rei em Movimento” (André Sobral, 2015), finalista do Prêmio Telas e “Idílio” (André Sobral, 2015), além do média-metragem documentário “Heróis do Brasil – Independência da Bahia” (André Sobral e Fabrício Mendieta, 2012), exibido pela TV Cultura e disponível na plataforma Videocamp.

Sobre Joyce Prado

Formada em Comunicação Social: Rádio e TV pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e especialista em Roteiro Audiovisual pelo Centro Universitário SENAC. Desenvolve trabalhos na área de cinema documental, ficcional e publicitário como diretora e produtora.

Atuou nas produtoras: Primo Filmes, Abrolho Filmes, Gullane, Produtora Associados, Sagaz Filmes, Geral Filmes, Timore AV e Cinema Zungu. Em 2014, fundou a produtora audiovisual Oxalá Produções realizando conteúdos focados na cultura afro-brasileira e diaspórica. Principais trabalhos: long/fic “Zion” (em desenvolvimento), curta/doc “Memórias de Um Corpo no Mundo” (2018), websérie “Cartas de Maio” (2018), curta/doc “Okán  Mímó” (2017), curta / fic “Fábula de Vó Ita” (2016), websérie “Empoderadas” (2015). Atualmente, é Diretora Administrativa da Associação de Profissionais do Audiovisual Negro (APAN) com atuação frente a Administração Pública, instituições e empresas relacionadas ao audiovisual. 

Artigos Relacionados

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui

Instagram

Bombando

Mais vistos da semana

Siga Nossas Redes

Tem conteúdo exclusivo por lá
6,914FãsCurtir
2,959SeguidoresSeguir
4,239SeguidoresSeguir

Recentes

Conteúdo fresquinho

Thunder Fic's

Tudo sobre roteiro
pt_BRPT_BR
Thunder Wave-Filmes, Séries, Quadrinhos, Livros e Games Thunder Wave