Matthew McConaughey é um ator que provou seu caminho por Hollywood. Começando em filmes fracos, geralmente vazios, constantemente teve sua participação limitada à mostrar seu físico. Ultimamente essa visão do ator vem mudando drasticamente, com sua recente mudança de papeis, partindo para obras mais sérias e significativas como Killer Joe – Matador de Aluguel, Obsessão, True Detective e até mesmo sua participação em O Lobo de Wall Street, Matthew vem mostrando seu talento e a mudança física em Clube de Compras Dallas foi o golpe de misericórdia para provar ao mundo do que é capaz.
Clube de Compras Dallas (Dallas Buyers Club) conta a história real de Ron Woodroof (McConaughey), um Texano sem muita ambição na vida que contraí o vírus HIV nos anos 1980, onde a doença ainda era sinônimo de homossexualidade. Ron era um cara que não se preocupava com muito na vida, trabalhava de eletricista e apenas se interessava em fazer sexo com o maior números de mulheres possíveis, o que incluía uma boa cota de prostitutas. Quando foi diagnosticado, os médicos lhe deram 30 dias de vida, mas a maior preocupação dele era ser considerado homossexual por causa da doença.
No início dessa epidemia de AIDS, o FDA, órgão do governo dos EUA que libera e testa novos medicamentos, começou testes com a droga experimental AZT. O que inicialmente era uma esperança para os que carregavam a doença, se revelou em poucos meses ser um complicador, visto que o remédio destruía todas a células do corpo e não só as células “doentes”.
No desespero por salvar sua vida, Ron rapidamente percebe que a AZT não está ajudando e acaba recorrendo à uma droga ilegal nos EUA, mas que dá bons resultados. Após isso, com a ajuda de seu, no momento, conhecido Rayon (Jared Leto), começa a exportar a droga e daí surge o Clube de Compras, que finalmente, quase na metade do filme, nos explica o porquê do título.
A trama explora a fundo a polêmica da AIDS, mostrando questões importantes, porém acaba caindo em uma certa repetição e falha em explorar assuntos igualmente importantes, como o lado negro da indústria farmacêutica, que visa apenas os lucros. O roteiro é interessante e satisfatório, mas deixa a sensação de que podia ser um pouco mais.
As atuações são, sem dúvida, o ponto alto do longa. Visado representar perfeitamente a transformação física das vítimas do HIV, os atores sofreram mudanças drásticas e chocantes em seus corpos. McConaughey chegou a ficar com menos de 60 kgs para assumir esse complicado protagonista, mas não foi só ele que abraçou essa causa, todo o elenco estava terrivelmente magro, principalmente Jared Leto, que chegou a dar nervoso quando aparecia na tela sem as vestes femininas.
A dupla vai além da transformação, dá um show na atuação. Matthew encarna um caipira enfezado, debilitado, tão convincente que justifica todas as indicações e prêmios que ganhou até agora. Leto encarna um personagem ainda mais complexo, um travesti viciado em drogas, HIV positivo, que rouba a cena. E é o personagem de Jared que mostra o outro lado bonito da história. Além da beleza de um cara simples, que foi forçado a pesquisar sobre a doença que contraiu, brigar pelo direito das outras vítimas em tomar o remédio que de fato ajuda, temos a relação de Ron com Rayon. Ron, que começou sendo um belo preconceituoso, acaba criando uma forte amizade com um travesti.
O diretor Jean-Marc Vallée também merece um certo mérito por essas maravilhosas atuações. Sem as cenas perfeitamente planejadas para tirar o melhor dos atores, sem nenhum exagero sensacionalista (por exemplo, em nenhum momento a magreza de Matthew foi excessivamente explorada com várias cenas exibicionistas para forçar o drama do filme), todas as cenas mais dramáticas foram ambientadas no momento certo para dar o clima. O ambiente enfermo também foi muito bem explorado, dando uma sensação quase claustrofóbica no telespectador.
Clube de Compras Dallas possui muitos atrativos, um enredo interessante, uma história rica e maravilhosas atuações que compensam alguns problemas do roteiro.
Veja a ficha técnica e elenco completo de Clube de Compras Dallas