Um dos maiores – se não o maior – showrunners, produtores e criadores de seriados acaba de fechar contrato exclusivo com a Netflix. Ryan Murphy, o premiado criador de séries como Glee, American Horror Story e American Crime Story, possuía um contrato fixo com a 20th Century Fox, que realizava a distribuição de suas produções com exclusividade para os canais FOX e FX mundialmente.
Entretanto, com a aquisição do grupo pela Disney, seu contrato estava quase que vencendo e foi aí, que o produtor através da Ryan Murphy Productions, firmou um contato de 5 anos sem precedentes com a gigante do streaming, avaliado em aproximadamente, 300 milhões de dólares.
Essa, possivelmente, foi a maior transição desde a saída de Shonda Rhimes do ABC. Murphy e Rhimes juntam-se a nomes como Jerry Seinfeld, Jenji Kohan, Martha Kauffman e Chris Rock. Nas cláusulas, o contrato reza que Murphy deverá desenvolver, a partir do meio do ano, séries, filmes e programas para a Netflix, que terá total e exclusividade em sua veiculação bem como, divulgação.
As produções dos canais FOX e FX, que foram assinadas pelo showrunner, continuarão no catálogo e não serão transformadas em “originais Netflix“, apenas terá o direito de exibição em segundo plano – uma espécie de segunda opção para assistir as produções.