sábado, 19, junho, 2021

Como aprender inglês com games

Muitas crianças e jovens reclamam por se sentirem obrigadas a aprender um novo idioma. Acabam achando que a aula se torna maçante e acabam por não absorverem nada do que lhes é ensinado.

Isso acontece por não levarem aquilo que aprendem para o seu dia a dia, incluindo o aprendizado em seus hobbies e passatempos. E uma excelente forma de aprender inglês, complementando com o que se estuda na sala de aula, é através de videogames.

Vantagem de aprender inglês com games

Uma vantagem de usar games para aprender inglês é que se trata de uma tarefa totalmente imersiva. Ao assistir a um filme ou série, você é um espectador passivo, consumindo aquilo que recebe, enquanto em um game você se torna um espectador ativo, já que precisa ler, ouvir e entender o que está se passando para executar suas ações e seguir adiante até o final.

Foi assim que aconteceu com Hugo Prudente, que criou o site Nerdweek para falar das novidades do mundo dos games. “Comecei a aprender inglês jogando RPG’s como Final Fantasy e Chrono Trigger. Depois, quando meu vocabulário evoluiu, comecei a assistir muitas horas de gameplays de jogos e participar da comunidade de Minecraft, onde conversava com outras pessoas de assuntos além dos games. Um dia, estava entendendo tudo que eles falavam, sem precisar pausar ou procurar palavras para adicionar ao contexto”, fala Hugo. 

3 Dicas para aprender inglês com games

Que tal algumas dicas para maximizar seu aprendizado no idioma enquanto se diverte?

1. Sempre jogue games em inglês

Vai parecer um tanto óbvio, mas é importante destacar. Até porque nos consoles da nova geração, grande parte dos games são lançados com áudio dublado em português, para aumentar a imersão dos jogadores.

Mas a ideia é usar jogos para aprender inglês, não é? Então procure por games em que seja possível trocar o idioma do áudio para o original, para treinar o ouvido com os diferentes sotaques e gírias que você ouvirá.

Aproveite também para retirar a legenda. Ou substituir o idioma do português para o inglês, para treinar a sua leitura. Ler em inglês ajuda a aumentar o seu vocabulário e interpretação de texto. E leia em voz alta se possível, para treinar sua fala.

2. Escolha jogos para praticar inglês de acordo com o seu nível na língua

Antes de começar um curso de inglês, você faz um teste de nivelamento para ser inscrito em uma turma que possua o mesmo conhecimento, não é? Para que o seu aprendizado não seja prejudicado. Com os games é a mesma coisa.

Procure escolher jogos que acompanhem o seu nível de entendimento da língua. Se você estiver iniciando, games mais visuais são melhores. Já em um nível intermediário, jogos com a temática de RPG são perfeitos, pois possuem uma história mais complexa.

A partir daí, você pode gradativamente aumentar o nível de dificuldade da língua e dos jogos.

3. Jogos em inglês com história são os melhores

Para quem quer aprender inglês com games, os melhores para a prática são os games que possuem um enredo. Você pode escolher baseado nas suas preferências pessoais, de jogos de cowboys, zumbis ou até mesmo super-heróis.

Principalmente porque, nesse estilo de jogo, é importante dar atenção ao que é dito e mostrado no jogo, para solucionar enigmas. Se você não entender a história, não conseguirá avançar e é fim de jogo (literalmente).

Não tenha vergonha de pedir ajuda a alguém que sabe inglês para ensiná-lo, ou mesmo de usar o dicionário para traduzir alguma palavra que você não conheça.

6 dicas de jogos para te ajudar a aprender inglês

Não sabe por qual game começar? Veja abaixo algumas ótimas opções de jogos para aprender inglês e onde encontrá-los:

1. Batman: The Telltale Series

Onde jogar: Playstation 4 e XBox One

Os jogos produzidos pela TellTale Games ficaram famosos por funcionarem como uma espécie de filme guiado, onde as decisões tomadas pelo jogador moldam os rumos que o jogo toma. Logo, é preciso ler e entender os diálogos com rapidez para dar a melhor escolha de resposta.

Aqui, jogando tanto como o herói encapuzado como o seu alter ego, Bruce Wayne, você deve dividir seus esforços em proteger Gotham City de uma nova ameaça e elucidar um grande mistério.

Outros jogos muito famosos do estúdio que seguem o mesmo formato são The Wolf Among Us, que adapta a HQ Fábulas, e The Walking Dead.

2. Tomb Raider

Onde jogar: Playstation 3/4 e XBox 360/One

A famosa exploradora dos videogames ganhou uma repaginada para os consoles da nova geração, graças à Square Enix. Nessa nova versão Lara Croft é uma recém graduada que está em viagem com um grupo em busca da lenda de Yamatai.

Mas todos acabam presos em uma ilha e você, na pele da inexperiente Lara, precisa sobreviver aos caçadores para salvar seus amigos e encontrar uma forma de sair da ilha.

A aventura possui sequências de tirar o fôlego. Além uma história instigante e envolvente, que segue conectada nos games seguintes, Rise of the Tomb Raider e Shadow of the Tomb Raider.

3. Detroit: Become Human

Onde jogar: Playstation 4 e Microsoft Windows

Nesse game futurista produzido pela Quantic Dream, você joga com três protagonistas andróides. A cada decisão que você toma, na pele dos personagens, a cidade de Detroit vai sendo drasticamente mudada.

Ótimo jogo para quem está aprendendo inglês, pois possui uma história envolvente e uma grande variedade de diálogos, o que torna o game mais imersivo.

4. Star Wars: Jedi Fallen Order

Onde jogar: Playstation 4 e XBox One

Fallen Order caiu nas graças do público por ser o primeiro game de Star Wars onde você tem a real experiência de se tornar um Jedi. Além de possuir uma história totalmente encaixada nos acontecimentos dos filmes, o que é ótimo para quem é fã da saga espacial.

No jogo produzido pela EA Arts, você é Cal Kestis, que, quando criança, sobreviveu ao expurgo que destruiu a Ordem Jedi. Agora, mais velho, ele precisa relembrar seu treinamento e habilidades para achar um poderoso artefato antes que o Império o encontre.

Além de uma história emocionante, o jogo também possui gráficos lindos e é muito divertido.

5. Kingdom Hearts

Onde jogar: Playstation 3/4 e XBox 360/One

No cativante RPG da Square Enix você joga como Sora, um jovem que se vê no meio de uma terrível guerra e precisa ajudar os mais queridos personagens da Disney a derrotar os Heartless.

Dos jogos para praticar inglês, Kingdom Hearts é uma ótima opção por possuir um tema leve e que atrai a todas as idades por passear através dos mais famosos filmes infantis, como O Rei Leão, A Pequena Sereia e Hércules. Mas é muito importante ter atenção aos diálogos.

6. Batman: The Arkham Trilogy

Onde jogar: Playstation 3/4 e XBox 360/One

Já falamos de Batman aqui, mas se você quer partir para o próximo nível, esse game precisa entrar na sua lista. Produzido pela Rocksteady Studios, o homem morcego luta contra os mais perigosos vilões da sua galeria em uma história tão cativante quanto qualquer filme do herói.

Em Arkham Asylum, você precisa deter o Coringa. No game seguinte, Arkham City, o vilão da vez é o Prof. Hugo Strange. E no final da história, em Arkham Knight, Gotham é ameaçada pelo Espantalho. Além de enfrentar vilões clássicos como o Duas-Caras, Pinguim e Hera Venenosa.

A narração e a dublagem do jogo ajudam a dar uma completa imersão na história, o que ajuda bastante no seu aprendizado do idioma.

Para quem está aprendendo inglês e quer tornar seu aprendizado mais imersivo, games são uma ótima opção. Prontos para aprender? Então escolha seu jogo, aperte start e comece agora.

O Nerd Social é uma iniciativa do Lugar Nenhum. Saiba mais pelo e-mail: [email protected]

Como aprender inglês com games 1
Cronos
Rei dos titãs e o grande deus do tempo! Como o Titã, Alan Uemura devora tudo relacionado ao universo nerd em qualquer lugar do tempo e do espaço! Allons-Y!!!

Artigos Relacionados

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui

Seja Social

Conheça o Lugar Nenhum

Siga no Instagram

pt_BRPT_BR
Thunder Wave-Filmes, Séries, Quadrinhos, Livros e Games Thunder Wave