Baseado no livro homônimo escrito pela jornalista Jeannete Walls, O Castelo de Vidro narra sua complicada infância e sua relação peculiar com seus pais. Mesmo sendo baseada na vida da jornalista, a adaptação tem sua parcela de mudanças em relação ao livro e, estranhamente, escolhe cortar boa parte das dificuldades que as crianças passaram, mas aumenta o drama na relação dela com seu pai.
Veja as principais mudanças na lista abaixo:
1O namorado super importante

Logo de cara, o filme apresenta David (Max Greenfield), o namorado bem sucedido de Jeannete (Brie Larson) que virá a ser seu noivo. A vida conjugal dos dois rege a maioria dos flashbacks do longa, onde geralmente uma pergunta dele ou um jantar em que comparecem demonstram a necessidade de uma explicação da infância da jornalista.
Posteriormente na trama, o anúncio do noivado será novamente o ponto alto, onde irá gerar o conflito principal para a evolução dos acontecimentos.
No livro, há a menção de um namorado, porém nada importante. Jeannete se casa com ele, fato que descobrimos apenas por ela mencionar o segundo casamento, por aí dá pra ver o quanto o cara foi mais importante no filme do que no livro.