Filmes e livros possuem linguagens diferentes e por isso toda adaptação cinematográfica passa por algumas mudanças para de adequar aos fãs de cinema. Entregar uma fantasia com a premissa de O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares nas mãos de Tim Burton é esperar por várias modificações, afinal, o diretor sempre deixa tudo com de acordo com seus traços marcantes.
Em O Lar das Crianças Peculiares, Tim Burton usou de toda a liberdade criativa que pode encontrar e mudou muita, mas muita coisa mesmo, algumas melhoraram a obra, outras ficaram um pouco sem explicação.
- Antes de continuar, veja o veredito do longa e a resenha do livro.
*** Atenção! Pode conter spoilers!***
Várias pequenas mudanças foram feitas ao longo do filme, mas de metade para o fim é praticamente outra obra. No livro, basicamente toda a ação é jogada em um capítulo, que ficou demasiadamente longo por isso, o roteiro do longa mudou drasticamente esse fato, deixando mais ambientado de acordo com as obras de Tim Burton e dando um tom mais cômico às cenas de ação.
Além dessa drástica mudança, algumas outras foram feitas. Listamos as principais modificações (não dá para falar de todas) no texto abaixo:
1Jake, o Tigrinho
A primeira modificação acontece logo de cara, quando Jacob se torna o pequeno Jake, chamado pelo seu avô por um apelido que significa “Tigrinho”, em tradução livre.
É justificável? Sim, em partes. É bizarro mudar o nome do personagem principal, mas ficou claro que o objetivo era deixar o protagonista ainda mais deslocado, principalmente com o uso do apelido, do qual o próprio personagem diz não fazer jus a ele. No livro, o avô o chama de Yakob. Todavia, Jack ou Jacob, seus feitos são os mesmos.
Amei seu comentário* sobre o filme muito bom!
Li o livro 1 e descobri que tem mais 5 para serem lidos.
Assisti ao filme que abrange somente a história do livro 1 e essas realmente são comparações equivalentes e importantes, porém, foram ditas com um leve toque da sua opinião própria.
Acredito que foi um grande desperdício terem modificado tanto essa estória. Desperdiçaram muito do conteúdo do livro , que é de alta qualidade, na qual poderiam estar fazendo sequências do filme e até series .
A história no filme em si é muito boa, porém se levarmos em consideração oque o mundo do entretenimento realmente poderia estar fazendo com eles , resumidamente livro x filme , o filme ficou péssimo.