domingo, 24, outubro, 2021

Comparativo série vs Livro: 13 Reasons Why

Baseada no livro Os 13 Porquês, de Jay Asher, 13 Reasons Why estreia na Netflix e como toda adaptação, possuí várias mudanças. Para começar da narrativa, que é a maior diferença entre a série e o livro.

Enquanto o livro é narrado por Clay e por Hannah, através das fitas, a série abrange mais o ponto de vista de cada personagem e, mesmo que o argumento principal seja Clay ouvindo as declarações, tira o foco dele e mantém uma relação mais intima com todos os personagens. Para isso o tempo que Clay demora para ouvir as fitas é muito maior, ele deliberadamente está enrolando e ao invés de terminar em uma noite, fica dias na mesma história, mudando completamente a visão ao inserir a parte social dele com os outros integrantes dos relatos antes de saber todo o acontecido.

A divisão por lados das fitas continua, assim como a obra de Jay Asher mostra cada lado em um capítulo, a produção da Netflix mostra cada um em um episódio. Entretanto, ao invés de apenas mostrar o que cada indivíduo fez, mostra também o presente e como cada um está lidando com as consequências de seu atos.

Entretanto, a série adiciona várias novas cenas, com Clay tendo problemas para conseguir ouvir as fitas e precisando de vários momentos estranho para lhe dar coragem. Adicionar vinganças de Clay contra os personagens e deixar todos os envolvidos paranoicos com a ideia das informações das fitas vazarem e com isso começarem a perseguir Clay são outras mudanças marcantes na série.

Em homenagem à maneira diferente que Os 13 Porquês narra os acontecimentos, faremos um comparativo um pouco diferente, vamos dividir a lista de diferenças de acordo com cada personagem. Vejas as principais diferenças na lista abaixo:

***Contem Spoilers da obras a seguir***

1
Hannah

A personagem principal não muda muito na série em comparação com o livro. Porém, umas das diferenças é gigantesca: sua morte está modificada.
No livro Hannah se mata tomando remédios, já na série acaba cortando os pulsos na banheira, gerando uma cena cheia de sangue.

Na obra original, quando Hannah acaba parando na festa de Bryce, ela está cuidando a casa de um amigo da família que fica próxima. Na série, colocaram uma cena onde ela precisa fazer um depósito para seus pais, que estão em sérias dificuldades financeiras, e acaba perdendo o envelope com o dinheiro. Com isso, acaba saindo de casa para aliviar a culpa e para na festa.

A dificuldade financeira é também o motivo dos pais não prestarem atenção no que está acontecendo com ela. Diferente do livro, onde eles estavam constantemente viajando, na série eles estão tão absortos em resolver o problema que não prestam atenção em mais nada.

A primeira festa que Hannah vai, onde dá carona para Courtney, na série virou o baile de inverno

Voltar

Artigos Relacionados

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui

Instagram

Bombando

Mais vistos da semana

Siga Nossas Redes

Tem conteúdo exclusivo por lá
6,914FãsCurtir
2,958SeguidoresSeguir
4,238SeguidoresSeguir

Recentes

Conteúdo fresquinho

Thunder Fic's

Tudo sobre roteiro
pt_BRPT_BR
Thunder Wave-Filmes, Séries, Quadrinhos, Livros e Games Thunder Wave