quarta-feira, 23, setembro, 2020
Início Séries Artigos Conheça as cidades de La Casa de Papel – Parte 3

Conheça as cidades de La Casa de Papel – Parte 3

A quarta temporada de La Casa de Papel já está disponível no Netflix. Continuamos a falar das cidades da produção que inspiraram os nomes dos personagens em nossa terceira parte do especial. Veja também a parte 1 e parte 2.

Atenção: Contém spoilers na lista a seguir.

Lisboa

Conheça as cidades de La Casa de Papel – Parte 3 1
/Netflix

País: Portugal

Área: 100,05 km²

Principais pontos turísticos: Torre de Belém, Praça do comércio, elevador de Santa Justa, padrão dos descobrimentos, museu da marinha, oceanário de Lisboa.

Começamos pela Inspetora Murillo, que ao trocar de lado no assalto, se auto intitulou como Lisboa, e se tornou uma aliada importante da equipe.

A capital portuguesa é considerada como cidade global devido à sua importância em aspectos financeiros, comerciais, mediáticos, artísticos, educacionais e turísticos. É um dos principais centros econômicos do continente europeu, graças a um progresso financeiro crescente favorecido pelo maior porto de contentores da costa atlântica da Europa e mais recentemente pelo Aeroporto Humberto Delgado, que recebe mais de 20 milhões de passageiros anualmente.

A cidade, que fez parte do império romano, possui uma estrutura rica em história e conta isso através de sua arquitetura clássica em diversos prédios da cidade.

Conheça as cidades de La Casa de Papel – Parte 3 2

Lisboa também chama a atenção de diversos turistas devido ao seu clima litorâneo, e jeito acolhedor. A Primavera tem temperaturas que vão de fresca a quente (de 8 °C a 26 °C) com sol e algumas chuvas. O Verão é, em geral, quente e seco e temperaturas entre 16 °C a 35 °C. O Outono é ameno e instável, com temperaturas entre 12 °C e 27 °C e o Inverno é tipicamente chuvoso e fresco, também com algum sol).

A capital portuguesa é reconhecida constantemente como uma das melhores cidades do mundo, uma afirmação confirmada por “Lonely Planet Guides”, que nomeou Lisboa como uma das 10 melhores cidades do mundo. 

Curiosidade: A ponte Vasco da Gama foi inaugurada a 4 de Abril de 1998 e é a maior ponte da Europa, com 17,2 km (12.345 metros de viadutos e 4840 metros de acessos), dos quais 10 estão sobre as águas do estuário do Tejo.

Bogotá

Conheça as cidades de La Casa de Papel – Parte 3 3
/Netflix

País: Colômbia

Área: 1 635,75 km²

Principais pontos turísticos: Jardim Botânico José Celestino Mutis, Quinta de Bolívar, Observatório Astronômico Nacional, Planetário de Bogotá, Maloka, Mirador Metropolitano da Torre Colpatria.

O personagem interpretado por Hovik Keuchkerian surgiu na terceira temporada e no início não teve muito destaque dentre os principais, porém o ano atual teve uma enorme virada em seu arco e personalidade. Já a cidade que o personagem representa merece um enorme destaque, a segunda representante sul-americana ao lado do Rio.

Bogotá foi fundada como a capital do Novo Reino de Granada em 6 de agosto de 1538 pelo conquistador espanhol Gonzalo Jiménez de Quesada após uma difícil expedição nos Andes conquistar os muísca, os habitantes nativos da região que chamavam o local onde Bogotá foi fundada de Bacatá. Após a Batalha de Boyacá em 7 de agosto de 1819, a cidade tornou-se a capital da nação independente da Grã-Colômbia. Desde a independência do Vice-Reino da Nova Granada do Império Espanhol e durante a formação da Colômbia atual, Bogotá permaneceu a capital deste território.

Conheça as cidades de La Casa de Papel – Parte 3 4

O aeroporto da cidade, o Aeroporto Internacional El Dorado, homenageado com o mítico El Dorado, lida com o maior volume de carga na América Latina e é o terceiro em número de passageiros.

Bogotá, se caracteriza por possuir um amplo sistema de parques que se integram entre si por um conjunto de corredores para pedestres e ciclorutas. Estes são combinados em harmonia com as praças, pracinhas, zonas úmidas e alamedas para dar um carácter emblemático à cidade. O Distrito de Bogotá possui registrado mais de mil parques urbanos.

Curiosidade: Durante a primeira metade do século XX, a cidade foi chamada de Atenas Sul-americana, isso devido suas bibliotecas, universidades e seu culto pela linguagem.

Palermo

Conheça as cidades de La Casa de Papel – Parte 3 5
/Netflix

País: Itália

Área: 158 km²

Principais pontos turísticos: Porta Nova, palácio dos Normandos, teatro Massimo, Catacumbas dos Capuchinhos, Quattro Canti.

Outro personagem que surgiu na terceira temporada foi Palermo, esse com mais destaque do que Bogotá. Apesar de dar as caras apenas na 3ª temporada, Palermo era um antigo amigo do professor e seu irmão Berlim.

O estrategista adotou o nome da capital da Cidade metropolitana de Palermo e da Região Siciliana, sendo a maior cidade da ilha da Sicília. Está localizada na costa norte da ilha, estendendo-se por uma área de 158 km².

Conheça as cidades de La Casa de Papel – Parte 3 6

No ano 734 a.C. os Fenícios vindos de Tiro criaram no local uma comunidade comercial (enquanto os Sículos, habitantes mais antigos da ilha, ocupavam a parte oriental dela) e a chamaram Zyz, flor. Entre os séculos VIII e VI a.C. os gregos colonizaram a ilha deram o nome Panormos para a cidade. Continuou sendo cidade fenícia até à primeira guerra púnica (264-241 a.C.) quando a Sicília foi conquistada pelos Romanos.

A UNESCO inscreveu Palermo como Patrimônio Mundial por “ser um exemplo de sincretismo sociocultural entre as culturas Ocidental, Islâmica e Bizantina na ilha que gerou novos conceitos de espaço, estrutura e decoração. Pois, testemunha a coexistência frutífera de pessoas de diferentes origens e religiões”.

Curiosidade: Palermo ficou famosa mundialmente por ser considerada o berço da organização criminosa Cosa Nostra (também chamada apenas de Máfia).

Estocolmo

Conheça as cidades de La Casa de Papel – Parte 3 7
/Netflix

País: Suécia

Área: 459 km²

Principais pontos turísticos: Palácio real, Igreja Riddarholmskyrkan, Teatro Drottningholms, Gamla Stan, A praça Norrmalmstorg, Gröna Lund.

Mónica Gaztambide, assim como a inspetora Murillo, se junta ao grupo durante o assalto, a funcionária interpretada por Esther Acebo, é uma funcionária da casa da moeda espanhola, e ela nos é apresentada como uma funcionária que mantém um caso com Arturo Román, e nesta apresentação descobrimos que ela espera um filho de seu amante.

A personagem recebe o codinome após se apaixonar por Denver, fazendo referência a síndrome de Estocolmo, um estado psicológico particular em que uma pessoa, submetida a um tempo prolongado de intimidação, passa a ter simpatia e até mesmo amor ou amizade perante o seu agressor.

Mas antes disso, Estocolmo já era a capital da Suécia. Sua localização, centrada em 19 ilhas e ilhotas (na junção do Lago Mälaren com o Mar Báltico) juntamente com a área continental circundante (pertencente às províncias da Uppland e da Södermanland), tem sido historicamente importante. Uma vez que a capital sueca está situada sobre ilhas conhecidas por sua beleza, a cidade é destino de turistas de todo o mundo, tendo sido apelidada nos últimos anos de “Veneza do Norte”. Estocolmo é conhecida pelos seus edifícios e monumentos extremamente bem preservados, por seus arborizados parques, por sua riquíssima vida cultural e gastronômica, e pela gigantesca qualidade de vida que oferece a seus moradores.

Conheça as cidades de La Casa de Papel – Parte 3 8

A cidade de Estocolmo tem um amplo sistema de transporte público. Consiste no Metropolitano de Estocolmo; três sistemas ferroviários regionais ou suburbanos:Trem urbano (Pendeltåg), Roslagsbanan e Saltsjöbanan; um grande número de linhas de ônibus e uma linha de barca na cidade. Todo o setor de transporte público da cidade de Estocolmo, com exceção dos autocarros de aeroporto, é organizado pelo Storstockholms Lokaltrafik. Para a operação e manutenção dos serviços públicos de transporte são delegadas várias empreiteiras. O tráfego de barco do arquipélago é manipulado pelo Waxholmsbolaget.

A cidade de Estocolmo é conhecida por sua boa culinária. Devido a imigração, a cidade têm todos os gêneros alimentícios, provenientes a escala mundial, como o fast-food americano e comidas típicas da Ásia, Itália, França, Espanha, Grécia e da Escandinávia, entre outros gêneros.

Marselha

Conheça as cidades de La Casa de Papel – Parte 3 9
/Netflix

País: França

Área: 240,62 km²

Principais pontos turísticos: Porto velho de Marselha, castelo de If, Calanques de Marselha, catedral de Marselha, Palácio Longchamp, MuCEM.

Outro personagem que passou a integrar a equipe na terceira temporada e ganhou um enorme destaque atualmente, se tornando parte fundamental dos planos arquitetados pelo Professor.

A cidade é a segunda mais populosa cidade da França e a mais antiga cidade francesa. Localizada na antiga província da Provença e na costa do Mediterrâneo, é o maior porto comercial do país.

Conheça as cidades de La Casa de Papel – Parte 3 10

A vasta maioria dos marselheses é originária das ondas de imigrantes que chegaram ao porto no começo do século XIX até a segunda metade do século XX. Tal como italianos, espanhóis, armênios, gregos, russos e judeus, principalmente italianos. Bem mais recentemente árabes, comorianos e norte-africanos. Aproximadamente 25 por cento da população de Marselha é de origem norte-africana, na maior parte argelinos e marroquinos. A comunidade judaica é também a terceira maior na Europa.

Marselha é uma cidade cultural, e de fato a cidade foi eleita Capital Europeia da Cultura 2013. Marselha também é considerada a cidade da arte e da história. O Hino nacional da França, La Marseillaise, tem este título por causa das tropas revolucionárias de Marselha.

Curiosidade: O baralho de tarô mais propagado no mundo vem de Marselha. É denominado “Tarô de Marselha” e foi usado para jogar a variante local do tarocchi, antes ser usado na cartomancia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui

Siga nossas redes sociais

7,010FãsCurtir
3,084SeguidoresSeguir
4,362SeguidoresSeguir

Resenha | Com amor, Simon

0
Com amor, Simon é uma história de amor adolescente que aquece qualquer coração e nos faz torcer para que eles fiquem juntos e que consigam superar todos os conflitos, dificuldades e julgamentos que essa nova realidade lhes reserva... todo amor é válido.

The Walking Dead | Cena de momento íntimo causa nojo nos...

0
Cena de momento íntimo entre Negan e Alpha causou reações negativas nos fãs de The Walking Dead. Veja.
pt_BRPT_BR
en_USEN pt_BRPT_BR
Thunder Wave-Filmes, Séries, Quadrinhos, Livros e Games Thunder Wave