Muitos não sabem porque não conhecem a história ou por ter deixado passar por um detalhe. Faz tempo que ela nos foi apresentada em uma historinha e é natural “esquecer”. Chico Bento, personagem criado por Mauricio de Sousa, não é filho único como muitos imaginam. Ele teve uma irmã caçula, a Mariana, que morreu quando ainda era bebê. Triste, não é? Mas acontece nas melhores famílias, até naquelas das revistinhas em quadrinhos.

Na história, Mariana é uma estrela – por favor, não confundam com a Estrelinha Mágica, da animação de 1988 – e apareceu pela primeira vez na revista do Chico Bento em 1990. Pediu às outras estrelas para renascer como humana e ajudar o planeta Terra a ser um lar melhor. Foi então que ela nasceu como filha de Dona Cotinha e Seu Tonico, pais de Chico Bento.

Mariana, a irmã caçula de Chico Bento | Reprodução: Mauricio de Sousa

O gibi não dá muitos detalhes sobre, mas mostra que ela viveu uma linda amizade com o irmão, ainda que breve. Mariana adoece de repente e infelizmente não resiste, morrendo ainda bebê e trazendo uma profunda tristeza para a família, claro. Com isso, ela volta a ser estrela com um brilho mais forte do que antes, para que a família saiba que ela estará sempre com eles.

Em 2000, a história fora republicada e agradou ao público e uma “continuação” fora criada. Chico Bento faz aniversário e Mariana vem à Terra para visitar o irmão. Chico é o narrador dessa sequência e conta que o reencontro foi breve e completa dizendo que aquele fora o melhor aniversário de sua vida e que de presente, sua irmã lhe deixou a esperança de um futuro reencontro. E de fato, acontece.

Mariana nos 70 anos de Mauricio de Sousa | Reprodução: Mauricio de Sousa

Nas versões jovem-adultas da turma, Chico Bento também ganha uma versão. Intitulada Chico Bento Moço, mostra a vida do personagem crescido e como lida com seus dramas de adulto. Em uma edição, ele se casa com Rosinha, sua namorada de infância e após o enlace, ela engravida. Mariana renasce como a filha do casal. Em 2005, Mariana faz uma breve aparição, em formato de estrela, para comemorar os 70 de Mauricio de Sousa.

Linda a história, não, apesar de triste? Abaixo, você assiste as histórias em formato de vídeo: Uma estrelinha chamada Mariana e O presente de uma estrelinha.

Compartilhar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Please enter your name here