sexta-feira, 12, agosto, 2022

40 anos de Os Caçadores da Arca Perdida | Saiba mais sobre este marco do cinema de aventura

Confira as curiosidades dos bastidores de Os Caçadores da Arca Perdida que completa 40 anos no dia 12 de junho!

O clássico dos cinemas Os Caçadores da Arca Perdida (Indiana Jones é o título a partir do segundo e só depois do sucesso o primeiro também ganhou o nome do arqueologista) está completando 40 anos e o longa foi responsável por apresentar ao público o famoso homem de chapéu, em 12 de junho de 1981. Quatro décadas depois, o lendário herói continua cativando novas gerações de fãs.

Neste mês fãs do mundo inteiro estão comemorando a chegada do primeiro longa de várias formas, principalmente com a versão remasterizada que foi lançada pela Apple TV. Caso seja um destes malucos pelo herói, poderá colocar o seu chapéu e sorriso sarcástico e conferir em 4K desde o dia 8 no canal da maçã. Além disso, versões remasterizadas ficam disponíveis no Google Play, Net Now e Sky. Cada filme foi meticulosamente remasterizado a partir dos negativos originais com um trabalho extenso de efeitos visuais para garantir uma imagem na mais alta qualidade. Todo trabalho foi aprovado por Steven Spielberg.

Os Caçadores da Arca Perdida

Já se passaram 40 anos desde que conhecemos Indiana Jones, praticamente o melhor personagem (desculpem fãs de Star Wars) de Harrison Ford, e também o maior herói de todos os tempos em um dos maiores filmes de ação já feitos. E isto não é um exagero, já que centenas de filmes do gênero o copiaram desde então, até mesmo os jogos como Uncharted e Tomb Raider.

O produtor George Lucas e o diretor Steven Spielberg lançaram Raiders of the Lost Ark em 1981 como uma homenagem ao cinema, principalmente as histórias que tanto amavam, de aventura serializadas das décadas de 1930 e 1940, sem perceber que se tornaria um dos filmes mais atribuídos e inspiradores da história. Curiosamente, Indiana foi criado porque Steven sempre quis fazer um filme de James Bond.

Lógico que o filme se tornou um sucesso que rendeu mais 4 longas e um quinto que já está em produção com Harrison voltando ao seu papel de herói. Mas para que isto acontecesse, Spielberg e companhia acabaram por criar toda uma lenda e universo em torno do personagem, que chegou a ter versões de quadrinhos, livros e jogos! Mas as curiosidades a respeito de Indy sempre foram as mais alegres e malucas do universo cinematográfico. E vamos a algumas delas!

Indiana Jones foi batizado em homenagem ao cachorro de George Lucas

40 anos de Os Caçadores da Arca Perdida | Saiba mais sobre este marco do cinema de aventura 1

Aprendemos no final de Indiana Jones e a Última Cruzada de 1989 que o Dr. Henry Jones de Harrison Ford herdou o apelido do cachorro da família. Como o produtor de Raiders of the Lost Ark, George Lucas, revelou em um making-of do disco de bônus da coleção Blu-ray, foi na verdade o Malamute do Alaska, chamado Indiana, do criador de Star Wars, que inspirou o nome. Lucas continuou a dizer que Steven Spielberg discordou dele sobre o nome original do personagem, Indiana Smith, antes de ambos concordarem sobre o outro sobrenome mais comum, Jones.

Tom Selleck quase foi escalado como Indiana Jones

40 anos de Os Caçadores da Arca Perdida | Saiba mais sobre este marco do cinema de aventura 2
Tom Selleck e Sean Young em teste para o filme

Steven Spielberg, depois de ver The Empire Strikes Back, sugeriu Harrison Ford para interpretar Indiana Jones, que George Lucas inicialmente recusou, não querendo o ator de Han Solo em todos os filmes que ele fez. De acordo com o recurso Blu-ray, Tom Selleck, venceu em um teste de tela com a futura co-estrela de Blade Runner de Ford, Sean Young, ironicamente como Marion Ravenwood. No entanto, devido ao compromisso de Selleck com o Magnum P.I., ele teve que desistir, dando a Ford a chance de ser o personagem.

Danny DeVito foi considerado para ser Sallah

40 anos de Os Caçadores da Arca Perdida | Saiba mais sobre este marco do cinema de aventura 3

O compromisso anterior com um programa de TV é o que custou a outro ator o papel de Sallah, o aliado egípcio de confiança de Indy. Steven Spielberg lembrou no making-of de Indiana Jones: The Complete Adventures Blu-ray set que ele primeiro abordou Danny DeVito para interpretar o papel, pelo qual o futuro vilão de Batman Returns estava extremamente entusiasmado. No entanto, seu papel vencedor do Globo de Ouro como Louie De Palma na sitcom de sucesso Taxi o forçou a recuar, deixando espaço para o galês e o futuro membro do elenco de O Senhor dos Anéis, John Rhys-Davis, para o papel, que ele mais tarde reprisaria no terceiro filme.

A figurinista Deborah Nadoolman envelheceu pessoalmente o chapéu e jaqueta de Indiana Jones

A única coisa mais icônica sobre o personagem de Indiana Jones do que o desempenho de Harrison Ford é sua roupa, completa com um chicote, chapéu e jaqueta de couro. Como a figurinista de Os Caçadores da Arca Perdida, Deborah Nadoolman (que também trabalhou no set dos Blues Brothers) comentou, a chave para a iconografia das roupas é seu visual vivido, que ela mesma conquistou. Nadoolman raspou as várias jaquetas de couro novas usadas com escovas de metal e um canivete pertencente a Harrison Ford, que também contribuiu para envelhecer o chapéu ao sentar-se nele depois que Nadoolman o enrolou em suas mãos.

A cena de abertura era realmente tão perigosa quanto parece

40 anos de Os Caçadores da Arca Perdida | Saiba mais sobre este marco do cinema de aventura 4

Como você provavelmente pode dizer, a precisão e a atenção aos detalhes foram muito importantes no set de Os Caçadores da Arca Perdida, até a criação da, também icônica, pedra gigante da emocionante sequência de abertura. De acordo com uma olhada de dentro dessa cena em particular pela Entertainment Weekly, a “pedra” media 22 pés de diâmetro e, apesar de ser construída em fibra de vidro, pesava 500 libras. Portanto, a equipe teve que ser extremamente cuidadosa para garantir que ela não atropelasse Harrison Ford enquanto rolava por uma pista que Steven Spielberg optou por fazer 15 metros a mais que sua construção original, apenas para dar mais tempo na tela.

A contribuição de Karen Allen no desenvolvimento de Marion Ravenwood

40 anos de Os Caçadores da Arca Perdida | Saiba mais sobre este marco do cinema de aventura 5

Mudanças de última hora em certas cenas do longa eram bastante frequentes durante a produção. Por exemplo, Karen Allen ajudou a inventar muitas das coisas mais ativas que Marion Ravenwood faz ao longo do filme, como a perseguição no mercado do Cairo (que na verdade era a Tunísia). Ela se lembra da experiência na seguinte citação do Blu-ray:

Qualquer momento em que eu pudesse me juntar e ser útil e cheia de recursos teve um significado para mim. Todas essas coisas se tornaram parte da personagem e eu estava muito feliz por tê-las, ao invés de ser apenas alguém correndo [e] assustada. Sabe, ter uma frigideira na mão com a qual eu poderia bater na cabeça do cara e outras coisas.

O desempenho vigoroso de Karen Allen e a vontade de tentar tanto no set de Raiders é o motivo de ela ainda ser a favorita dos fãs entre as atrizes românticas de Indiana Jones. Não é à toa que Marion Ravenwood foi trazida de volta para o quarto filme, Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal, em 2008.

Depois de um problema estomacal… será que posso só dar um tiro?

Algumas das mudanças de última hora dos Caçadores da Arca Perdida foram o resultado de problemas no set, como a forma como o clima quente da Tunísia e a intoxicação alimentar fizeram com que muitos membros da produção adoecessem (como Steven Spielberg relembra no Blu-ray), incluindo Harrison Ford. O lado bom da doença do ator é que isso levou a um dos momentos mais engraçados do filme e da mitologia dos cinemas: Indiana Jones atirando em um espadachim em vez de se envolver em uma briga, como foi originalmente planejado. O livro de Brad Duke, Harrison Ford: The Films, explica como esta versão abreviada hilariamente surgiu com uma citação do próprio Ford:

Eu estava na minha quinta semana de disenteria e cavalgava às 5h30 da manhã sem nada para fazer a não ser me submeter à minha imaginação selvagem. Então eu ataquei Steven [Spielberg] com a ideia de simplesmente dispensar esse maníaco. Eu nunca tirei minha arma do coldre em todo o filme, então disse: ‘Vamos apenas atirar no filho da @#$.’ E nós fizemos.

40 anos de Os Caçadores da Arca Perdida | Saiba mais sobre este marco do cinema de aventura 6
Os mais atentos irão perceber o quanto Ford estava desidratado e mais fraco nesta parte do filme.

O cabide era uma cena reciclada do longa 1941

40 anos de Os Caçadores da Arca Perdida | Saiba mais sobre este marco do cinema de aventura 7

Outro momento cômico memorável é quando o agente nazista da Gestapo Toht (Ronald Lacey) tira o que parece ser um instrumento de tortura para ameaçar Belloq (Paul Freeman) e Marion, até que isto se revela ser um cabide portátil. De acordo com Freeman, a piada era na verdade algo que Steven Spielberg tentou em sua fracassada comédia da época da Segunda Guerra Mundial, 1941, em 1979, mas, no estilo de lendas da comédia como Buster Keaton. No final ele tentou novamente (e, aparentemente, melhor) e conseguiu o que queria.

Jogos

Foram lançados vários jogos de Indiana no mercado. Alguns fizeram sucesso, outros são totalmente esquecíveis. De qualquer forma, assim como o primeiro longa da série, Os Caçadores da Arca Perdida também ganhou sua versão de game para o Atari VCS, sendo assim o primeiro jogo de Indiana Jones lançado e a primeira adaptação de um filme também para videogames. O jogo, desenhado e programado por Howard Scott Warshaw, é vagamente baseado no filme. Como tal, nem Belloq nem os nazistas aparecem.

Na história você é Indiana Jones e têm uma missão: Encontrar a Arca da Aliança perdida. Para encontrar a Arca, você deve viajar ao antigo Egito e seguir as pistas que levam ao Poço das Almas. Use o chicote de Indy e sua própria inteligência para sair do perigo – e cuidado com as cobras! A embalagem, o manual e a arte publicitária foram pintados pelo Diretor de Arte da Atari, James Kelly.

Abaixo uma lista de todos os jogos lançados da franquia e um possível para breve:

  • Raiders of the Lost Ark – Atari 2600
  • Indiana Jones and the Temple of Doom arcade – Atari System 1
  • Indiana Jones and the Temple of Doom – NES, C64
  • Indiana Jones in the Lost Kingdom – C64
  • Indiana Jones in Revenge of the Ancients – PC, Macintosh
  • Indiana Jones and the Last Crusade: The Action Game – C64, NES, Game Boy, Amiga, Macintosh, PC, Sega Genesis, Sega Game Gear, Sega Master System
  • Indiana Jones and the Last Crusade: The Graphic Adventure – Amiga, Macintosh, PC
  • The Young Indiana Jones Chronicles – NES
  • Indiana Jones and the Last Crusade (Taito Version) – NES
  • Instruments of Chaos starring Young Indiana Jones – Sega Genesis
  • Indiana Jones’ Greatest Adventures – SNES
  • Indiana Jones and the Fate of Atlantis: The Action Game – C64, PC, Atari ST
  • Indiana Jones and the Fate of Atlantis graphic adventure – PC, Amiga, Macintosh, FM Towns
  • Indiana Jones and his Desktop Adventures – PC, Macintosh
  • Indiana Jones and the Infernal Machine – PC, Nintendo 64, Gameboy Color
  • Indiana Jones and the Emperor’s Tomb – PC, PlayStation 2, Xbox, Macintosh
  • The Adventures of Young Indiana Jones: Revolution – PC (Included with The Adventures of Young Indiana Jones: Volume One, The Early Years)
  • The Adventures of Young Indiana Jones: Special Delivery – PC (Included with The Adventures of Young Indiana Jones: Volume Two, The War Years)
  • The Adventures of Young Indiana Jones: Hunting for Treasure – PC (Included with The Adventures of Young Indiana Jones: Volume Three, The Years of Change)
  • Indiana Jones and the Kingdom of the Crystal Skull – Blackberry, mobile phone
  • LEGO Indiana Jones: The Original Adventures – PC, PlayStation 3, Xbox 360, Wii, Macintosh
  • Indiana Jones – Didj Custom Gaming System
  • Indiana Jones and the Staff of Kings – Wii, Nintendo DS, PSP, PlayStation 2
  • Indiana Jones and the Lost Puzzles – Blackberry, mobile phone
  • LEGO Indiana Jones 2: The Adventure Continues – PC, PlayStation 3, Xbox 360, Wii
  • Indiana Jones Adventure World – Facebook
  • Untitled Indiana Jones video game (Upcoming)

Artigos Relacionados

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui

Instagram

Bombando

Mais vistos da semana

Siga Nossas Redes

Tem conteúdo exclusivo por lá
6,825FãsCurtir
2,978SeguidoresSeguir
4,220SeguidoresSeguir

Recentes

Conteúdo fresquinho

Thunder Fic's

Tudo sobre roteiro
pt_BRPT_BR
Thunder Wave-Filmes, Séries, Quadrinhos, Livros e Games Thunder Wave