Especial

Consciência Negra | Confira obras que enaltecem os Negros para assistir nessa data

0

O mês de novembro traz uma data importante para reflexão sobre o racismo no Brasil, o Dia da Consciência Negra. Infelizmente, ainda é preciso muita discussão sobre o assunto para ser possível transformar uma sociedade onde negros não sofram discriminações e atos de violência.


Uma das melhores formas que contribuem para essa transformação é a educação e o conhecimento e existem livros, série e filmes que são fundamentais para isso.

Confira abaixo algumas dicas dessas obras:

10Histórias Cruzadas

Skeeter é uma garota da sociedade que retorna determinada a se tornar escritora. Ela começa a entrevistar as mulheres negras da cidade, que deixaram suas vidas para trabalhar na criação dos filhos da elite branca, da qual a própria Skeeter faz parte.

9A Outra Garota Negra

Uma mistura de Corra! e O Diabo Veste Prada, A outra garota negra une elementos de suspense a questões como privilégio, raça e gênero, criando um relato instigante sobre as dinâmicas de poder em uma estrutura social dominada por brancos. 

Nella Rogers está cansada de ser a única funcionária negra da editora Wagner Books. Quando já não aguenta mais se sentir deslocada e lidar com as microagressões no ambiente de trabalho, o destino parece enfim presenteá-la com uma aliada: outra garota negra, Hazel, passa a trabalhar na baia ao lado da sua. Porém, à medida que Hazel ganha influência e atenção no escritório, Nella vai se sentindo deixada de lado. 

É então que bilhetes misteriosos começam a aparecer em sua mesa, com um aviso: SAIA DA WAGNER. AGORA. Sem saber quem está por trás das mensagens hostis, Nella entra em uma espiral de obsessão e paranoia. E, conforme outras situações desconfortáveis passam a dominar seus dias, a jovem vê sua rotina ser tomada por um clima de pesadelo e percebe que pode haver muito mais em jogo do que apenas sua carreira. 

8Atlanta

Atlanta 1ª Temporada

Atlanta gira em torno de Earnest “Earn” Marks (Donald Glover), um solitário que retorna à sua cidade natal, Atlanta (Geórgia) após abandonar Princeton. Em sua chegada, ele descobre que seu primo Alfred se tornou o rapper de mais sucesso da cidade. A série mostra os primos em seus caminhos através do cenário rap, em que suas visões opostas sobre arte, comércio, sucesso e raça farão com que suas buscas não sejam nada fáceis.

7Vidas Negras

Nesta ficção conta a história de três personagens, um médico, uma aeromoça e um jogador de futebol, que sofrem a vida inteira com o racismo e se encontram em uma tragédia onde o caráter e competência de cada um consegue vencer todo preconceito. O enredo traz uma importante reflexão sobre o preconceito, pois apesar de ser uma obra fictícia, os dramas vividos pelos personagens são os mesmos enfrentados diariamente por muitos na vida real.

O livro discute a questão de gênero na sociedade brasileira, especialmente no que se refere às mulheres negras. Por meio de pesquisas e entrevistas, é  apresentado um debate sobre as barreiras encontradas por oito mulheres negras trabalhadoras, de origem pobre que conseguiram ocupar lugares de destaque no campo profissional e político. Oferece um mergulho na vivência, estratégias de sobrevivência e de transposição das barreiras que elas encontraram durante o decorrer de suas vidas.

6Pose

As lendas, os ícones e as mães ferozes da cultura underground dos bailes de Nova York, um movimento que ganhou destaque na década de 1980. A série apresenta o maior elenco de atores transgêneros da história.

5Godfather of Harlem

Inspirado em pessoas e eventos reais, “Godfather of Harlem” reconta a história do infame chefe do crime Bumpy Johnson (vencedor do Oscar Forest Whitaker), que no início dos anos 1960 voltou, após dez anos de prisão, para encontrar o bairro que governava em ruínas.

4Genius: Aretha

Genius é uma série que foca nas histórias pessoais e profissionais dos mais brilhantes inovadores do mundo. A terceira temporada se debruça sobre a vida e os desafios de Aretha Franklin, a Rainha do Soul, e sua carreira incomparável, bem como sua influência na música e na cultura em todo o mundo.

3Mudança de Hábito

Esse é um clássico! Whoopi Goldberg interpreta uma atrevida cantora de salão forçada a se esconder da máfia no último lugar em que alguém procuraria por ela — um convento. Mas quando seu renovado coral ganha ótimas críticas, sua fama repentina atrapalha o sigilo de sua identidade.

220 e Poucos Anos

Amadurecer pode ser difícil. Alguns dias você arrasa enquanto em outros dias você não passa de uma pilha de crianças se escondendo em um casaco esperando que ninguém te note. Gia se encontra exatamente neste cenário na noite do seu vigésimo primeiro aniversário. Esta é uma história sobre as inseguranças de ser adulto e como todos nós apenas fingimos até conseguirmos.

1I May Destroy You

Arabella é uma independente londrina cheia de bons amigos e uma promissora carreira de escritora. Mas quando colocam drogas em sua bebida, ela precisa questionar e reconstruir todos os elementos de sua vida.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui

Posting....
PT_BR
Sair da versão mobile