sexta-feira, 23, outubro, 2020
Início Colunas Especial Coronavírus coloca grande parte da indústria do entretenimento em espera

Coronavírus coloca grande parte da indústria do entretenimento em espera

A epidemia do coronavírus, o COVID-19, continua a aumentar. A disseminação em massa do vírus mexeu muito com a economia global. A indústria do entretenimento tem sido uma das mais impactadas pelo vírus e os executivos e políticos começaram a adotar medidas em prol da saúde e segurança das pessoas, atingindo em cheio a agenda cultural do planeta. Organizadores de conferências da indústria, visitas à imprensa e festivais de cinema estão avaliando opções para adiar ou cancelar os próximos eventos, visando o mínimo de perda econômica.

A cada dia os números mudam. Aumentam os casos de suspeitas de infecção, quase na mesma proporção que aparecem novos anúncios globais de morte pelo vírus. A epidemia tem assustado as pessoas e afetou grande parte da indústria do entretenimento como filmes, séries e jogos. 

De acordo com a empresa de dados de bilheteria Comscore, as vendas de ingresso na China caíram US$ 1,91 bilhão nos primeiros dois meses deste ano devido ao surto de coronavírus. Os números de quedas nas bilheterias pode aumentar muito mais ao redor do mundo, já que há algumas produções que estão adiando seus projetos. 

Cinemas e produções

A Sony adiou a estreia de Peter Rabbit 2 : The Runaway até 7 de agosto. A sequência live-action seria lançada no Reino Unido e na Europa em 27 de março. No EUA a previsão era para 3 de abril.

Epicentro do surto, somente na China, foram fechadas mais de 70 mil salas e 11 mil complexos cinematográficos, forçando o adiamento de diversas produções. Entre elas, o novo filme do 007- Sem Tempo para Morrer, que estava previsto para abril, foi adiado para o dia 12 de novembro no Reino Unido e 25 de novembro, nos EUA.

O live action do clássico da Disney, Mulan, também será adiado mas sem data certa. A Disney espera que a situação se acalme. A estreia do filme por enquanto, não será afetada em outros países e segue a previsão de lançamento para março. Com um orçamento de US$ 200 milhões, a Disney pode ficar no prejuízo sem o grande mercado chinês.

Recentemente, os filmes sobre o caso Richthofen e Um Lugar Silencioso Parte II foram adiados por tempo indeterminado, enquanto Velozes e Furiosos 9 teve sua nova estreia marcada para daqui a um ano.

Sonic: o filme pode ter sido um sucesso na bilheteria norte-americana mas, o ouriço não estrá presente nas salas chinesas. Em nota, a assessoria da Paramount Pictures diz que não vai definir datas até que a epidemia do Coronavírus seja controlada. Outros títulos sem previsão são  1917, Jojo Rabbit e Dolittle.

O diretor do filme Bloosoms, Wong Kar-wai, interrompeu a produção do filme, que seria gravada em Shangai. Wong já havia comentado que o filme é profundamente pessoal, como um retorno à sua cidade natal, Shangai, e que o roteiro e desenvolvimento do projeto, já dura cinco anos. 

O produtor de filmes, Jia Zhangke, comentou em entrevista ao site “IndieWire” que atrasou a produção de seu novo filme até 2021, já que a trama se passa entre o verão e a primavera. 

Missão Impossível 7 também foi afetado pelo Coronavírus. O novo filme da franquia terá cenas gravadas em Veneza – Itália, um dos países mais afetados pela epidemia. Em nota, a Paramount Pictures disse estar atenta às preocupações da equipe e que continuarão monitorando a situação. O filme Red Notice, da Netflix que também faria as gravações no país, foi adiado.

O documentário de Gerrymandering, Slay the Dragon, teve sua estreia adiada para abril. Tanto nos cinemas como em plataformas digitais, para que as pessoas possam assistir de onde quiserem.

Feiras e eventos

Um dos maiores eventos de inovação do mundo, South by Southwest (SXSW) foi oficialmente cancelado devido ao surto do Coronavírus. Até a última sexta-feira (6) o Texas, onde o evento aconteceria, já estava com 17 casos confirmados.

Previsto para acontecer entre os dias 13 e 22 de março, na cidade de Austin, os organizadores do evento disseram estar arrasados com a situação. Em comunicado no Twitter, a produção disse estar seguindo as normas impostas pela prefeitura. “A cidade de Austin cancelou as datas de março para o SXSW e o SXSW EDU. O SXSW seguirá fielmente as instruções da cidade.” É a primeira vez em 34 anos que o evento de março não acontecerá.

O principal evento de cinema do governo chinês, o Festival Internacional de Cinema de Pequim, foi adiado. Originalmente a edição aconteceria em abril e os organizadores divulgarão uma nova data nas próximas semanas ou meses, de acordo com a esforços em conter coronavírus.

Realizada todos os anos desde 2008, o Google cancelou seu maior evento anual, I / O, que aconteceria em View, Califórnia, de 12 a 14 de maio. 

“Devido a preocupações com o coronavírus (COVID-19), e de acordo com as orientações de saúde do CDC, da OMS e de outras autoridades de saúde, decidimos cancelar o evento físico de I / O do Google no Shoreline Amphitheatre”, disse a empresa em comunicado no site do evento. “Nas próximas semanas, exploraremos outras maneiras de desenvolver a I / O do Google para melhor conectar-se à nossa comunidade de desenvolvedores”.

A conferência de desenvolvedores F8 do Facebook não será mais realizada de 5 a 6 de maio. No lugar do evento pessoal do F8, o Facebook está planejando eventos locais, vídeos e conteúdos transmitidos ao vivo.

O American Film Institute decidiu adiar a gala do Life Achievement Award, inicialmente marcada para 25 de abril. O evento foi remarcado para o início do verão e neste ano prestará homenagem para a atriz Julie Andrews.

Seguindo a ordem de proibição do governo francês de reuniões internas de mais de 5.000 pessoas, declaradas pelo ministro da Saúde da França, a MipTV , um dos principais eventos internacionais do mercado de TV, foi cancelado.  O cancelamento também abrange os eventos de ramificação MipDoc e MipFormats.

A Hong Kong FilMart, maior feira de cinema e TV da Ásia, adiou o evento que estava previsto para março e agora acontecerá em agosto. Além da mudança de data, a quantidade de dias passou de quatro para três, entre 27 a 29 de agosto.

A Wondercon 2020, da mesma empresa da San Diego Comic Con, também adiou o evento marcado para abril desta ano, ainda sem informar a data e sem comentar sobre a repercussão na SDCC.

Jogos

A E3 2020, que aconteceria nos dias 9 e 11 de junho, foi cancelada. Em comunicado oficial, os organizadores do evento disseram tomar essa decisão pela saúde e segurança de todos da indústria. “Após preocupações crescentes e esmagadoras com o vírus COVID-19, sentimos que essa era a melhor maneira de proceder durante uma situação global sem precedentes. ”, afirmou a ESA, organização oficial da E3.

Depois que várias empresas como Kojima Productions, Sony Interactive Entertainment e o Facebook cancelaram sua participação na Game Developers Conference 2020, o evento foi adiado. Sem uma data certa, a GDC deve ser feita durante o verão do hemisfério norte, entre junho e setembro.

O Mid-Season Invitational (MSI) foi adiado para julho de 2020 por conta do coronavírus. A preocupação dos organizadores é diante do impacto que a epidemia poderia causar nas viagens dos jogadores. O evento acontecerá nos dias 3 a 19 de julho e não tem local definido.

Continuando no cenário de LOL, o Rift Rivals está cancelado, o LPL está sendo disputado online, os jogadores devem completar um período de quarentena monitorado por 14 dias e atender a todos os requisitos de saúde locais antes que possam retomar a participação na liga. A LCK, campeonato de League of Legends da Coreia do Sul, foi suspensa por medidas de segurança e ainda não tem uma data para retorno. A PCS adiou o início da temporada.

A Riot Games informou que os eventos de testes do novo FPS Valorant, previstos para março, nos Estados Unidos e na Europa, foram cancelados. 

A Hearthstone Masters Tour será disputada apenas online. De acordo com a empresa, a decisão foi tomada priorizando a segurança dos participantes, já que o torneio normalmente reúne pessoas de mais de 40 países diferentes.

Free Fire Champions Cup 2020 foi adiada. O campeonato aconteceria em abril na Indonésia e até o momento não tem novas datas.

O PGS (PUBG Global Series) que aconteceria no dia 31 de março, em Berlim, foi adiado para abril. Ainda não foi informado a nova data da competição e o plano para sediar quatro eventos globais de e-sports do PUBG em 2020, permanece inalterado.

Os torneios que aconteceriam na Bélgica e EUA (três) da Capcom Pro Tour (CPT), circuito do Street Fighter, foram cancelados. A estreia da CPT 2020 foi adiada para 18 de abril, com o The MIXUP, na França.

Ainda há mais eventos que poderão ser cancelados ou adiados, muitos estão analisando a situação antes de tomar qualquer decisão. Com tantos cancelamentos e adiamentos, as consequências poderão ser vistas gradualmente. Enquanto não temos uma imunização contra o vírus, não se sabe se a epidemia já atingiu seu pico e começará a diminuir ou se ainda serão presenciados mais casos. Espera-se que com o que temos visto nos últimos meses, as empresas adotem sistemas de backup mais robustos no futuro a fim de manter os negócios em andamento nos tempos difíceis. O que todos esperam, com toda certeza, é que a situação se resolva o mais rápido possível e com o menor número de vítimas fatais. Que a saúde e segurança de todos prevaleça.

9 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui

Siga nossas redes sociais

7,000FãsCurtir
3,084SeguidoresSeguir
4,355SeguidoresSeguir

Conheça o SigridWave, tradutor de jogos da Acer

0
Também são anunciadas funcionalidades para aprimorar a competição em alto nível, como um framework para organizar torneios.

The Walking Dead | Cena de momento íntimo causa nojo nos...

0
Cena de momento íntimo entre Negan e Alpha causou reações negativas nos fãs de The Walking Dead. Veja.
pt_BRPT_BR
en_USEN pt_BRPT_BR
Thunder Wave-Filmes, Séries, Quadrinhos, Livros e Games Thunder Wave