segunda-feira, 30, novembro, 2020
Início Séries Críticas Crítica: 13 Reasons Why- Temporada Completa

Crítica: 13 Reasons Why- Temporada Completa

Os 13 Porquês é uma obra maravilhosa. Escrito com maestria por Jay Asher, o livro aborda questões muito importantes como suicídio, bullying e como pequenas atitudes, mesmo que pareçam inocentes, podem prejudicar a vida alheia. Com assuntos tão interessantes a serem explorados, essa história merecia uma adaptação e a Netflix assumiu essa missão, estreando nessa sexta 13 Reason Why.

***Essa crítica é livre de spoilers***

A trama é focada no suicido de Hannah (Katherine Langford), que gravou fitas cassete para explicar os 13 motivos que a levaram a decidir se matar. As fitas devem ser passadas para todos os que são mencionados nela e quem está ouvindo nesse momento é Clay (Dylan Minnette), que por acaso era apaixonado pela garota. Hannah dedica um lado das fitas para cada pessoa que de alguma maneira ajudou nessa situação, narrando em detalhes os acontecimentos.

Crítica: 13 Reasons Why- Temporada Completa 1
13 Reasons Why- Clay
Imagem: Netflix

Diferente da obra original, que apenas apresenta Clay descobrindo os motivos da morte Hannah, a série resolve explorar o pós dessa revelação, dedicando um episódio por fita e nele mostrando o passado – através da história contada por Hannah- e a consequência  que as descobertas surtiram em cada personagem. Além disso, há uma investigação rolando, já que em um livro seria aceitável terminar sem mostrar o desfecho jurídico de uma trama dessas, mas em uma série ficaria muito incompleto.

Crítica: 13 Reasons Why- Temporada Completa 2
13 Reasons Why- Hannah
Imagem: Netflix

A adolescência não é uma época fácil e passar pelo ensino médio parece ser a maior dificuldade desse período – ainda mais se você estuda nesses colégios super liberais dos EUA. 13 Reasons Why foca em representar intimamente o bullying que praticamente todo estudante sofre, porém mostrando o dano que pode causar quando levado ao extremo. É impressionante como o que desencadeia uma reação que leva uma adolescente a acabar com sua vida é algo cotidiano, tudo começa com boatos e brincadeiras típicas dessa época da escola, mas tomam proporções tão grandes que saem completamente do controle, afetando sua vida pessoal e chegando ao nível insuportável.

A produção apresenta tudo corretamente, dividindo por episódios cada fita, assim como no livro cada capítulo representa um lado das fitas e acerta ao acrescentar os pais de Hannah, focando no quanto sua mãe precisava de uma explicação para poder continuar sua vida. Entretanto, talvez por adaptar uma obra curta, a série coloca muitos elementos desnecessários ao longo da temporada, dando a impressão de estar enrolando para conseguir chegar aos 13 episódios. Clay passa por crises existenciais e está constantemente relutando para terminar de ouvir as gravações, gerando longas cenas que não precisariam estar lá para o entendimento do enredo. Não é raro sentir que estão prolongando mais do que deveriam uma situação apenas para cumprir a meta da produção.

Crítica: 13 Reasons Why- Temporada Completa 3
13 Reasons Why
Imagem: Netflix

O elenco, formado quase todo por novatos, é uma grata surpresa. Em nenhum momento deixam a desejar na atuação, trabalhando com harmonia e entrosamento. 13 Reasons Why parece uma série juvenil e talvez seja no inicio, mas conforme os acontecimentos vão avançando vai ficando mais chocante e explícita, chegando ao ponto de ficar pesada. Essa mudança pesa em um ator sem experiência, todavia não parece ser um problema para esse time.

13 Reasons Why é uma boa estreia, mas podia ser bem mais. Quem leu a obra original certamente vai sentir a diferença, principalmente nas inclusões que chegam a quebrar o clima de suspense que embala o livro. Entretanto, compensa por explorar questões que precisam ser exploradas. Depressão, Bullying, desrespeito e outras polêmicas que são abordadas são assuntos que precisam sempre estar na mídia e esse serviço 13 Reasons Why faz direito.

A temporada completa da série já está disponível na Netflix.

Veja mais sobre 13 Reasons Why

Quer comentar sobre as produções com pessoas que possuem o mesmo interesse? Entre no nosso grupo do facebook e comece a discussão!

Nota do Thunder Wave
13 Reasons Why explora assuntos que precisam ser mostrados, mas não apresenta seu potencial completo por colocar muitos elementos desnecessários no desenvolvimento da trama.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui

Siga nossas redes sociais

6,970FãsCurtir
3,084SeguidoresSeguir
4,355SeguidoresSeguir

Gameplay de Cyberpunk 2077 para Xbox Series X/S é revelado

0
A CD PROJEKT RED lançou hoje o vídeo de gameplay rodando Cyberpunk 2077 no Xbox One X e no Xbox Series X.

The Walking Dead | Cena de momento íntimo causa nojo nos...

0
Cena de momento íntimo entre Negan e Alpha causou reações negativas nos fãs de The Walking Dead. Veja.
pt_BRPT_BR
Thunder Wave-Filmes, Séries, Quadrinhos, Livros e Games Thunder Wave