Quem nunca escutou histórias do Yeti, abominável homem das neves, Homem das montanhas ou qualquer outra denominação que submetesse à criatura monstruosa que vive em montanhas geladas?
A DreamsWorks trouxe a história desta criatura para o cinema de uma maneira bem light, e recomendada para toda a família em seu novo filme. Abominável foi produzido em conjunto com a Pearl, outro estúdio da Comcast, localizado na China, e isso é de suma importância quando falamos do longa.
A história do Yeti é uma lenda originalmente oriental, com relatos vindo da cordilheira do himalaia (Paquistão, Índia, China, Tibete, Nepal e Butão), e a mística se concentrou ainda mais no Everest, a maior montanha do mundo.
“Everest”, como o grandão fica conhecido pelos personagens do filme, é um filhote de Yeti perdido em Xangai, onde não conhece nada nem ninguém, e tem a missão de se esconder do Sr.Burnish, um excêntrico milionário que quer provar a todo custo que a criatura existe, nem que para isso tenha que matar o grandão.
Yi, é uma adolescente que mora com sua mãe e avó, porém é cheia de mistérios e passa boa parte de seu tempo na rua longe de seus familiares, e aos poucos a trama nos mostra o porquê, e quais segredos ela guarda.
Em uma dessas aventuras da garota, o caminho dela se cruza com o do Everest, e ao ver que a criatura tinha sua liberdade ameaçada, Yi resolve ajudá-lo levando de volta para sua casa. Nesta jornada, a dupla ainda conta com a ajuda de de Jin, um jovem galanteador, e ligado em redes sociais e de seu primo, Peng, um garoto que adora jogar basquete.
O filme apresenta uma aventura para toda a família, mostrando os quatro fugindo dos capangas do Sr. Burnish e de sua zoóloga, a Dra. Zara.
A ambientação, e visual do filme é um dos pontos fortes, pois a história começa em Xangai, e passa por diversos pontos da China, e nesse quesito a participação da Pearl na criação, foi algo fundamental, pois as paisagens são recriadas de uma maneira magnifica, e quando combinada à palheta de cores e contrastes da animação, causam uma sensação agradável aos olhos.
Os personagens são muito bem desenvolvidos, tendo aos poucos suas histórias e personalidades sendo reveladas de uma maneira mais profunda, deixando o espectador pouco a pouco mais íntimo dos protagonistas.
A trilha sonora é destaque no longa, desde as músicas tocadas por Yi no violino, até as inseridas de maneira não diegética.
Uma animação como essa, não poderia deixar de fora o humor, e o filme causa gargalhadas em todas as idades, com piadas que vão desde a inocência do Everest, até o comportamento dos capangas do Sr. Burnish.
Os laços familiares, é um dos temas centrais do longa, mostrando a afetividade entre os personagens, e que as vezes o que mais procuramos está mais próximo do que imaginamos.
O filme contém uma cena pós créditos, e os créditos em si, são um show à parte.
Abominável leva 3,5 de 5 vidas.
O longa chega aos cinemas brasileiros dia 26 de setembro, confira o Trailer: