domingo, 19, setembro, 2021

Crítica | Alice e Peter: Onde Nascem os Sonhos

Quem era Peter antes de ser Peter Pan? E onde estava Alice antes de ir parar no País das Maravilhas? É o que Alice e Peter: Onde Nascem os Sonhos veio contar, a história por trás desses dois icônicos contos infantis que todos nós conhecemos.

Os dias da infância de Alice (Keira Chansa), Peter (Jordan A. Nash) e David (Reece Yates) são os mesmos de tantas crianças, usando a imaginação, criam as mais diversas brincadeiras, onde um galho de árvore pode ser uma poderosa lança e o único limite é o quanto conseguem criar com suas mentes, filhos de Rose (Angelina Jolie) e Jack (David Oyelowo), um artesão que cria réplicas de navios sob encomenda. Seus dias de paz estão contados quando uma tragédia abala toda a família, trazendo grande impacto para Peter e Alice.

Buscando mostrar as histórias de Alice e Peter antes de se tornarem os icônes clássicos que conhecemos, o filme Alice e Peter: Onde Nascem os Sonhos se torna confuso e até um pouco forçado, mas compensa pelas atuações.
Alice (Keira Chansa) e Peter (Jordan A. Nash) | Imagem Filmes

Vemos o mundo pela visão das crianças e de suas singularidades, um mundo idealizado, onde piratas existem e bichos de pelúcia se tornam companhia para um chá da tarde. O choque de realidade que sofrem quando precisam passar pelo luto é algo que os impacta profundamente, principalmente em Peter, que internamente se culpa pelo que aconteceu e tenta, de toda maneira, matar sua imaginação e crescer, fazer as coisas como uma pessoa mais adulta, mesmo que esse lado o chame fortemente. Ao mesmo tempo, Alice tenta entender a mudança de comportamento de todos em casa, mas parece que todos só a afastam, deixando-a sem rumo.

Ao decorrer do filme vislumbramos objetos, nomes, cenas que nos remetem aos clássicos. Alice ganha da mãe um sino em miniatura, ela não entende o presente até sua mãe, Rose, lhe contar que na verdade, aquele tinkerbell (sininho) é na verdade uma fada em uma clara referência à fada companheira de Peter Pan.

A realidade se sobrepondo com a visão das crianças funciona durante todo o longa, o que por vezes, pode se tornar confuso por não ser possível entender se algo realmente aconteceu ou se foi apenas um devaneio, entretanto, é justamente esse recurso que faz com que a história funcione para que seja possível crer que são essas duas crianças que irão se tornar aquelas das histórias clássicas. O foco não está no que acontece em Alice no País das Maravilhas ou em Peter Pan, isso já está consolidado na cabeça de todos, mas percorrer o caminho que eles fazem para chegar até esse ponto é o que quiseram contar em Peter e Alice: Onde Nascem os Sonhos.

Ficar entre o limiar da realidade com o conto de fadas é caminhar em um caminho estreito e fácil de se perder, e é o que acontece com Alice e Peter, confuso de acompanhar o algumas cenas e suas transições, que ficam sem ligação e aparentemente perdidas na história. Os momentos em que o longa faz o elo com os clássicos tomam dois extremos: conseguem inserir de maneira natural durante a narrativa alguns elementos, como a existência da fada Sininho, e outros que não são necessários e se tornam apenas cenas forçadas sem nenhum objetivo.

Crítica | Alice e Peter: Onde Nascem os Sonhos 1
Rose (Angelina Jolie) e Jack (David Oyelowo) / Imagem Filmes

A presença de nomes consolidados do cinema e da TV como Angelina Jolie, David Oyelowo e Anna Chancellor trazem um peso ao filme e mostra que independente do tamanho do papel, conseguem ter uma interpretação que se destaca.

Apesar de parece um filme infantil, não é indicado para menores de 12 anos por conter alguns temas sensíveis e algumas cenas de violência mais explícitas. Alice e Peter: Onde Nascem os Sonhos (Come Away) estreia dia 03 de junho nos cinemas.

Nota do Thunder Wave
Apesar do tema interessante, se torna confuso e raso, forçando algumas cenas apenas pela referência das obras clássicas. O elenco se destaca como um todo com ótimas interpretações.

Artigos Relacionados

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui

Instagram

Bombando

Mais vistos da semana

Siga Nossas Redes

Tem conteúdo exclusivo por lá
6,914FãsCurtir
2,954SeguidoresSeguir
4,242SeguidoresSeguir

Recentes

Conteúdo fresquinho

Thunder Fic's

Tudo sobre roteiro
pt_BRPT_BR
Thunder Wave-Filmes, Séries, Quadrinhos, Livros e Games Thunder Wave