Crítica | Amantes (2021)

Filme dirigido por Nicole Garcia, impacta pela estrutura de sua montagem

Na próxima quinta-feira, 15, estreia o longa francês Amantes, dirigido pela diretora francesa Nicole Garcia, que explora personagens complexos nesse projeto que tem uma pegada dramática e um plot twist inesperado. Com uma construção mais enxuta, e divisões que marcam a passagem do tempo de forma peculiar e interessante, a diretora não perde tempo esmiuçando todos os detalhes, ela vai direto ao ponto e isso pode ser um ponto negativo, pois o espectador fica se questionando como foi de A para C sem explicar o ponto B. No geral, é um longa intrigante e bem feito.

Como mencionado anteriormente, o filme é dividido numa espécie de capítulos com nomes dos locais onde os personagens se encontram. Inicialmente, a trama começa na capital francesa, onde Lisa (Stacy Martin) vive com o traficante de drogas Simon (Pierre Niney). Temos algumas cenas de sexo, mas nada intensificado, porém, percebemos que ambos estão apaixonados. A protagonista está em uma escola de hotelaria, buscando desenvolver uma carreira no ramo. Contudo, um cliente de Simon, morre por overdose, ele decide fugir do país. O cliché mora aqui, eles combinam  de partir às pressas, porém, ele foge sem  buscá-la. Vemos que foi um choque e uma traição bem dolorosa. Acompanhamos um pouco dessa dor e a personagem se mostra profundamente devastada.

Crítica | Amantes (2021) 1
Lisa e Simon / Reprodução Pandora Filmes

De forma indolor, pulamos para o segundo capítulo. A personagem Lisa conseguiu se reerguer e agora é casada com Léo (Benoît Magimel), um  executivo milionário Léo, bem mais velho que ela. Eles parecem fazer planos para o futuro, pretendem adotar uma criança. Todavia, na ilha paradisíaca, ela reencontra Simon, que também seguiu em frente e toca a sua vida com um emprego modesto como guia turístico do hotel. É interessante ver como ambos seguiram em frente após os infortúnios da vida. Percebemos que o que existiu um dia, só estava adormecido, pois eles instintivamente buscam um ao outro. Simon busca um trabalho honesto, Lisa a segurança e o conforto.

Crítica | Amantes (2021) 2
Lisa e Léo / Reprodução Pandora Filmes

Em Amantes, porém, a história fica complicada porque os dois acabam se envolvendo e Simon vai atrás de Lisa. Indo para o terceiro e último capítulo, em Genebra, onde Lisa e Léo moram, Simon e Lisa se tornam amantes, mas ele não está satisfeito com essa condição e a quer só pra ele. Assim como na vida real, em alguns casos, ele planeja o assassinato de Léo, e a trama tem uma virada inesperada com a mistura do suspense. A tensão fica evidente, já que há um tempo ele tem percebido a recusa de sua esposa, e ele não é um personagem passivo, Léo vai fazer de tudo para manter Lisa ao seu lado, mesmo que ela não o ame.

Com uma bela fotografia, paisagens lindas e um enredo com reviravoltas inesperadas, o longa surpreende pela ousadia na montagem e pela atuação do elenco que transmite muito bem os sentimentos inquietantes de seus personagens. Faltou uma trilha sonora para ajudar no impacto dos acontecimentos, mas isso não é algo que prejudique o andamento do longa. A diretora soube como usar a vibe noir no seu projeto e o final caótico nos mostra que o longa vai além de construções dramáticas.

Nota do Thunder Wave
Com uma estrutura de montagem peculiar e interessante, longa transita entre o romance dramático e o suspense noir. Com um triangulo amoroso no centro do enredo, longa entrega boas performances e belas paisagens.

Artigos Relacionados

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui

Instagram

Bombando

Mais vistos da semana

Siga Nossas Redes

Tem conteúdo exclusivo por lá
6,825FãsCurtir
2,985SeguidoresSeguir
4,049SeguidoresSeguir

Receba as novidades

Fique por dentro de todas as novidades do site em primeira mão!

Recentes

Conteúdo fresquinho

Thunder Stage

Tudo sobre roteiro
Com uma estrutura de montagem peculiar e interessante, longa transita entre o romance dramático e o suspense noir. Com um triangulo amoroso no centro do enredo, longa entrega boas performances e belas paisagens. Crítica | Amantes (2021)
pt_BRPT_BR
Thunder Wave-Filmes, Séries, Quadrinhos, Livros e Games Thunder Wave