quinta-feira, 3, dezembro, 2020
Início Filmes Críticas Crítica | Bate Coração

Crítica | Bate Coração

Conquistador nato, Sandro (André Bankoff) é um publicitário cheio de preconceitos e na noite de réveillon, sofre um ataque cardíaco que o faz precisar de um transplante de coração. Ele é transplantado com o coração da Isadora (Aramis Trindade), que morreu na mesma noite num acidente, onde foi atropelada. Mal sabe Sandro que o seu doador Antônio é Isadora, uma travesti e dona de salão de beleza de periferia. Ironia ou não, é Isa que ainda presa no plano material vai ajudar Sandro a ser alguém melhor.  

De início, a cabeleireira não acredita que tenha morrido, mas com o passar do tempo vai dando conta de que é um espirito que além de ajudar Sandro, precisa se resolver antes de partir. Por que? Precisa fazer as pazes com uma conhecida do passado, a quem era sua dupla, de seus pais que não aceitaram sua orientação, seu desejo de se mulher, por ter ficado longe do filho durante muito tempo… de acordo com o seu guia espiritual, Otto (tem um papel muito importante), existe uma vida após a morte, uma para quem morreu e outra para quem ficou. De certo modo, podemos acreditar nisso.

O filme retrata de forma bem feita e humorada as dificuldades em relação ao amor. Sim, não o sentimento que une duas pessoas apenas. Mas o fato de você se comover com as dificuldades do outro, de ser gentil e amável mesmo quando o que vemos é ódio. Vera era esposa de Antônio que quando decidiu se assumir como Isadora, não deixou de ser a companheira e amiga fiel da cabeleireira. Algo mais tocante ainda, é quando o coração dela é doado para Sandro, que preconceituoso durante grande parte de sua vida, questiona a equipe médica do porquê de um coração gay. Sabias as palavras da doutora Claudia, quando em meio ao surto do publicitário diz que não se faz perfil sexual de nenhum doador para transplantes de órgãos.

Crítica | Bate Coração 1
Aramis Trindade como Isadora Sunshine

Interessante como o filme mostra o quanto é difícil ser transplantado. É ter a vida nas mãos e a sorte de um recomeço. Sandro teve essa nova oportunidade, diferente de Luísa que estava a pouco mais de um ano na fila de espera e que conseguia ver a moça bonita ao lado de Sandro, Isadora. De certa forma, a personagem principal conseguiu fechar um ciclo que ela tinha aberto. E o fato de o garanhão ter conseguido se tornar uma pessoa melhor no decorrer da trama é algo muito bom. Pois, vemos a desconstrução do personagem, vemos que ele deixa de ser que ojeriza o diferente e busca aceitar as diferenças. No final ele quer fazer algo bom por alguém.

Contudo, a trama tem algumas pontas soltas como o relacionamento com a Rebeca, que depois de uma noite de cama ruim ela vai embora, se a doutora Claudia fica ou não com o Sandro, como as travestis estão juntas novamente, se não mostra como se deu essa reconciliação. É uma boa história, tem essência e é ótima para nos fazer questionar o nosso caráter. Mas de forma superficial, falta amarrar e fazer com que todo o conteúdo se converse.

Especializado em drama e documentário, Bate Coração é a primeira comedia do cineasta Glauber Filho (As Mães de Chico Xavier), que traz um novo olhar para questões como tolerância, empatia e amor. A trama envolve muito a espiritualidade e de certa forma é o fio condutor do longa que traz Isa vendo do outro lado, como a suas ações influenciaram o seu passado, presente e futuro. 

Nota do Thunder Wave
O filme é bem feito e mostra como a indústria cinematográfica brasileira está evoluindo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui

Siga nossas redes sociais

6,970FãsCurtir
3,084SeguidoresSeguir
4,355SeguidoresSeguir

Crítica | Dash&Lily

0
Dash & Lily é uma série encantadora e que através dos desafios feitos pelo caderno nos traz uma reflexão sobre enfrentar os nossos próprios medos e a sair da nossa bolha. O mundo pode ser um lugar incrível quando nos abrimos pra ele.

The Walking Dead | Cena de momento íntimo causa nojo nos...

0
Cena de momento íntimo entre Negan e Alpha causou reações negativas nos fãs de The Walking Dead. Veja.
pt_BRPT_BR
Thunder Wave-Filmes, Séries, Quadrinhos, Livros e Games Thunder Wave