Em um momento em que abusos estão sendo muito discutidos, Bela Vingança chega com a proposta de mostrar o absurdo da cultura do estupro e as enormes consequências a que podem levar.

Bela Vingança, que no seu original tem o insinuante título Promising Young Woman (Uma Jovem Promissora, em tradução livre) apresenta uma jovem com uma prática muito peculiar. Cassandra Thomas (Carey Mulligan), uma ex-estudante de medicina que agora trabalha em um café, costuma sair de noite para bares, fingindo estar bêbada e se deixa levar pelo primeiro homem que aparece, sempre dizendo ter a intenção de ajudar. Entretanto, em todas as vezes há segundas intenções e quando descobrem que a moça não está realmente bêbada, eles ficam surpresos e assustados e Cassandra deixa sua lição.

Cassandra segue dando essa lição nos homens, até que reencontra Ryan (Bo Burnham), um ex-colega da faculdade que gostava dela na época e quer voltar para a sua vida. Agora ela terá que revisitar seu passado e enfrentar um grande trauma ocorrido nele.

Bela Vingança / Reprodução

O pouco que pode ser dito sobre a trama do filme não consegue revelar a grandiosidade dessa obra. As críticas e acontecimentos crescem gradativamente na narrativa, apresentando argumentos que deixam o espectador temporariamente em choque. O suspense mantido durante todo o longa funciona muito bem, revelando aos poucos o passado da protagonista enquanto cresce a ação e a intensidade das críticas sociais.

O trabalho de diálogo é um caso a parte, é através deles que os abusos e a cultura do estupro são atacados, sem piedade, revelando que existe culpa para todos os envolvidos, inclusive aos que omitem o ocorrido – e sempre há uma grave consequência. As falas crescem junto com a trama, que após mostrar a parte mais amena da situação, resolve investir na parte visual e deixa para os grandes acontecimentos fisícos fecharem a importante mensagem passada.

Bela Vingança e suas referências/ reprodução

Com todas as denúncias de abusos sexuais no audiovisual que ocorrem nos últimos anos, junto com os relatos de assédios à mulheres em ambientes de trabalho e até mesmo em universidades, Bela Vingança chega trazendo um assunto que precisa ser abordado e uma lição que tem que ser passada para o público. Através de ótimas atuações, uma anti-heroína que merece respeito, uma fotografia que completa a mensagem a ser passada e um assunto importantíssimo, o longa impressiona e deixa sua marca no mundo do entretenimento.

Resumo
Nota do Thunder Wave
critica-bela-vingancaCom todas as denúncias de abusos sexuais no audiovisual que ocorrem nos últimos anos, junto com os relatos de assédios à mulheres em ambientes de trabalho e até mesmo em universidades, Bela Vingança chega trazendo um assunto que precisa ser abordado e uma lição que tem que ser passada para o público.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui