segunda-feira, 26, julho, 2021
InícioSériesCríticasCrítica | Colônia

Crítica | Colônia

O que pode ser mais impactante do que uma série que relata uma história recente de nosso país? Assim é a Colônia do Canal Brasil, baseada no livro documentário Holocausto Brasileiro: 60 mil mortos no maior hospício do Brasil de Daniela Arbex.

Leia também: Crítica | Holocausto Brasileiro

A série está chegando na programação da emissora e em seguida ao streaming do Globoplay que por sinal, o primeiro episódio ficará disponível por uma semana para os não assinantes devido a todo o seu impacto como uma série documental e de importância para o Brasil.

Este é um pedaço triste de nossa história em forma de ficção que a grande maioria dos brasileiros desconhece. A narrativa são com personagens ficcionais, mas todos os acontecimentos, bem, infelizmente são reais. Mulheres que foram internadas como loucas e esquizofrênicas porque discutiam com seus maridos machistas, além de filhas que não queriam casar com a pessoa escolhida por seu pai.

Homossexuais que eram enviados para estas “Colônias” para serem curados desta “doença”. Achou que a “cura gay” era apenas uma brincadeira? Não foi para muitos desses 60 mil mortos que foram torturados por vulgos médicos que diziam que a “morte deles era um bem para a ciência”.

São 10 capítulos que seguem a trajetória de 3 mulheres diferentes, mas vítimas de atrocidades masculinas. Uma é prostituta e está internada porque ia contar a esposa do prefeito de Barbacena que ele tinha um caso com ela. Outra, uma filha, está ali porque ficou grávida de seu namorado, mas o pai queria que ela se casasse com um homem 40 anos mais velho. E uma senhora, que está ali há mais de 30 anos e perdeu seu filho para a instituição e nem mesmo sabe se ele está vivo.

Temos também a história de outras pessoas, como o médico que busca uma situação melhor para si e se questiona sobre sua formação, mas não faz nada para ajudar os internos. A própria ditadura é mostrada ao internar jovens que buscavam uma melhor situação de vida na época.

Crítica | Colônia 1

Durante bate papo que o site Thunder Wave participou com a equipe de produção, a atriz mineira Andréia Horta que interpreta a prostituta Valeska, contou que só conheceu Colônia quando ficou sabendo do projeto. Segundo ela, foi um choque. “Quando o André me contou do projeto, fiquei muito interessada em fazer. Sinto que é de fundamental importância contar essa história”.

Outra atriz mineira, Rejane Faria que faz Wanda confessou que teve uma descoberta pessoal durante o processo de criação da personagem. “Eu soube que tinha alguém da família que passou pelo Colônia. Quando levei o livro da Daniela para a minha mãe ler, ela não conseguiu terminar e me disse que a avó dela foi internada lá, mas os parentes a tiraram quando descobriram o que acontecia. Isso aumentou a minha teia de interesse por esse trabalho”.

Crítica | Colônia 2

Estas são apenas pequenas história desta produção que busca conscientizar-nos, além de abrir uma página da história que nunca é contada nas salas de aula. Sobre o quanto chamar uma mulher de louca, de falar da cura gay, da falta de empatia e de conhecimento, pode ser muito mais grave do que todos pensam.

Portanto, confiram Colônia, discutam nas redes sociais, pois este é um crime que jamais deve ser esquecido. Principalmente por tantas pessoas que tiveram suas vidas interrompidas por simplesmente, terem sido chamadas de “loucas”.

Colônia é inspirada na história de pessoas que passaram pelo hospício Colônia, ao longo de seus quase 100 anos de existência. Pela primeira vez, é recriado ficcionalmente um pedaço doloroso da história do Brasil, onde mais de 60 mil pessoas perderam a vida vítimas de maus tratos, eletrochoque, tortura e abandono.

Nota do Thunder Wave
Colônia é inspirada na história real de pessoas que passaram pelo hospício Colônia em Barbacena, Minas Gerais, ao longo de seus quase 100 anos de existência onde morreram 60 mil pessoas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui

Siga nossas redes sociais

6,914FãsCurtir
3,084SeguidoresSeguir
4,251SeguidoresSeguir

The Walking Dead | Cena de momento íntimo causa nojo nos...

0
Cena de momento íntimo entre Negan e Alpha causou reações negativas nos fãs de The Walking Dead. Veja.
Crítica | Colônia 9

Um adeus a Merlin

pt_BRPT_BR
Thunder Wave-Filmes, Séries, Quadrinhos, Livros e Games Thunder Wave