A guerra do Iraque iniciada pelos Estados Unidos iniciada em março de 2003 até hoje é considerada muito polêmica e controvérsia, ainda mais com os inúmeros escândalos correntes na época.
A trama segredos oficiais, é baseada na história real de Katherine Gun (Keira Knightley), uma funcionária de um departamento do governo que trata de assuntos sigilosos envolvendo as relações diplomáticas da Inglaterra.
O filme é uma boa pedida para os fãs de espionagem, estratégias e guerras, além de um enorme atrativo para os curiosos a respeito de temas geopolíticos.
Na trama é abordada a tensão pré-guerra, e mostra um lado não tão conhecido do grande publico em um evento histórico que abalou o mundo, mostra também conflitos de interesse entre as nações, e aborda a perspectiva das pessoas envolvidas.
A história em que o filme se baseia por si só já é empolgante e envolvente, e o diretor Gavin Hood (X-men origens: Wolverine, Ender’s game – O jogo do exterminador) consegue criar um ótimo clima em torno da história, criando suspense e amarrando os pontos chaves da trama.
O filme pode sofrer um pouco com a crítica no geral, simplesmente por tocar em uma ferida onde poucos tocam publicamente, e é uma enorme critica as guerras iniciadas pelos Estados Unidos, e levanta questões éticas e morais sobre a maneira em que as nações agem pelos seus interesses.
E a trama aborda o ponto de vista do governo, da funcionária envolvida no epicentro da trama e o ponto de vista da mídia impressa, mostrando o quão importante a mídia é em casos como esse, que envolvem segredos de estado tão importantes e perigosos, além de uma aula da jornalismo, mostrando a transição de um suposto boato em noticia, mostrando as etapas de verificação, e como é fundamental essa verificação antes de qualquer publicação.
A história britânica é muito bem interpretada e o elenco da um show de atuação com nomes como Matt Smith (The Crown, Doctor Who), Matthew Goode (O jogo da imitação, Downtown Abbey) e Ralph Fiennes (O grande hotel Budapeste, 007 contra Spectre) dando ainda mais emoção a história.
Mas por que devo ver esse filme?
É uma trama envolvendo espionagem, um gênero que a tempo não víamos desta maneira no cinema, além disso desmitifica algumas teorias que se passam por trás das ofensivas dos Estados Unidos a alguns países, e mostrando a maneira que a influência do país mais poderoso do mundo tem sobre os outros. Além de proporcionar uma trama envolvente de tirar o fôlego, e intensa do inicio até o fim.
Segredos oficiais leva 3,5 de 5 vidas.
A estreia está prevista para 31 de outubro, confira o trailer:
https://www.youtube.com/watch?v=rXB-Fk45pVw