domingo, 19, setembro, 2021

Crítica | Dom

Dom é a nova série original da Amazon Prime Video, que retrata a história de Pedro Dom, um famoso criminoso do Rio de Janeiro, pela visão do diretor Breno Silveira, que ouviu a história pela primeira vez direto do pai de Pedro, Victor, que o procurou para contar a sua história, queria mostrar que o filho não era o monstro que a mídia retratava.

Com grandes nomes da dramaturgia, temos Gabriel Leone interpretando Dom e Flávio Tolezani seu pai, Victor Dantas a série tem um ritmo frenético. Abordando um grande espaço de tempo, desde a adolescência de Victor e como começou na batalha contra as drogas e em especial, contra a cocaína, durante a ditadura militar até os anos 2000, com a adolescência de Pedro e sua entrada para o mundo do crime. Essa mudança entre os anos é importante para que se entenda as motivações e as semelhanças entre pai e filho. Apesar das diferenças entre eles, há muitas semelhanças também, a necessidade por adrenalina, que faz com que trilhem caminhos tão divergentes.

Crítica | Dom 1
Dom | Amazon Prime Video

Durante a série vemos o que aconteceu com Pedro até se tornar o bandido que ficou conhecido nos jornais do país, o que as notícias não contam, a família por trás, os sentimentos daqueles que são deixados e a batalha que travam para tentar trazê-los de volta. É a história de tantas famílias anônimas, uma guerra que é travada todos os dias por tantas pessoas contra o vício com as drogas.

Podemos até mesmo dizer que a cocaína é um personagem essencial nessa série; está em foco em todos os episódios, trazendo as mais diferentes consequências, nos mais diferentes níveis do vício e em todas as pessoas que são impactadas de forma direta ou indireta por ela. Podemos acompanhar um pouco de como essa droga começou a chegar no Brasil, encontrando espaço no tráfico de drogas e em todas as camadas da sociedade, como isso se reflete nos anos 2000 e na história de Victor e de Pedro.

Outro ponto importante para essa série é o balanço que Breno Silveira conseguiu encontrar entre a ação e os silêncios, que também são de extrema importância e conseguem retratar muito sem que nada seja dito. Em uma das cenas, Dom enfrenta o luto com altas doses de cocaína em seu apartamento, em uma espiral de dor, culpa e sofrimento, somos puxados para dentro desse momento, desse silêncio e dessa emoção. Cenas como essa são um dos pontos fortes da série e que a torna diferente de outras, essa abordagem do silêncio abre uma porta para que os atores brilhem ainda mais, trazendo mais veracidade para seus personagens.

Crítica | Dom 2
Pedro Dom (Gabriel Leone) e Victor Dantas (Flávio Tolezani) – Dom | Amazon Prime Video

Apesar da série manter-se em um ritmo acelerado, a história é bem abordada, mostrando os diversos lados que os personagens têm. Gabriel Leone interpreta Dom consegue trazer diversas nuances e camadas como a mudança de humor e a imagem que consegue mostrar de um viciado fazem com que seja impossível odiar o Dom, apesar de ser um bandido, ele é hipnotizante, inteligente, charmoso, tem um brilho que apesar dos crimes, parece atrair as pessoas ao seu redor. Leone consegue trazer um personagem tão brilhante à vida que é impossível desviar os olhos de sua interpretação.

O restante do elenco não deixa a desejar, Flávio Tolezani, que interpreta Victor, consegue mostrar toda a sua turbulência interna enquanto tenta tirar o filho do vício, seu desespero. A dupla Isabella Santoni e Raquel Villar, fazem parte do bando de Dom, estando do lado dele nos assaltos e se envolvendo romanticamente com ele, a química do trabalho desses atores trazem ainda mais brilho para a série.

Crítica | Dom 3
Dom | Amazon Prime Video

Daniel Silveira comentou em coletiva de impressa que essa série era um sonho para Victor, o pai verdadeiro de Dom, que queria que a imagem do filho não fosse apenas a do monstro que foi construída pelas notícias, e é exatamente isso que essa série nos passa, de forma intensa, conhecemos a pessoa por trás do crime, e por mais que não seja um segredo o que acontece com Pedro Dom na vida real, ser capaz de retratar esse outro lado de maneira tão visceral, é o que faz de Dom ser uma série que se destaca das outras produções nacionais. Para saber mais sobre a coletiva de imprensa, acesse aqui.

Dom está disponível na Amazon Prime Video a partir de 04 de junho e está sendo lançada simultaneamente globalmente em diversos países, com dublagem para mais de 30 línguas diferentes.

Nota do Thunder Wave
Dom retrata a história do famoso bandido do Rio de Janeiro, mostrando seu lado humano e todas as influências que o levou até o mundo do crime.

Artigos Relacionados

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui

Instagram

Bombando

Mais vistos da semana

Siga Nossas Redes

Tem conteúdo exclusivo por lá
6,914FãsCurtir
2,954SeguidoresSeguir
4,242SeguidoresSeguir

Recentes

Conteúdo fresquinho

Thunder Fic's

Tudo sobre roteiro
pt_BRPT_BR
Thunder Wave-Filmes, Séries, Quadrinhos, Livros e Games Thunder Wave