Com um proposta inovadora, Down Quixote estreia trazendo 100% de seu elenco formado por atores com síndrome de down e uma premissa sonhadora em meio à pandemia. Idealizado, escrito e dirigido por Leonardo Cortez, com fotografia de Patrick Hanser, o filme é o primeiro longa-metragem patrocinado pelo SESI-SP e foi produzido pela Spray
Filmes
, a mesma produtora do longa Abe e do canal Quebrando o Tabu.

Down Quixote é baseado na peça teatral de mesmo nome de Leonardo Cortez, que resolveu adaptar para as telas durante a pandemia, como ele explica na entrevista exclusiva feita para o Thunder Wave. Confira abaixo.

O filme é uma adaptação do livro Dom Quixote de Miguel de Cervantes e é uma excelente escolha para um elenco que busca a realização de seus sonhos e justiça. Down Quixote é praticamente o primeiro trabalho cinematográfico do elenco e de Leonardo Cortez, mas que em nada deixam a desejar.

Down Quixote é um filme leve e cheio de emoção. Sua fotografia aproveita tudo o que a cidade de Tiradentes, em Minas Gerais, tem a oferecer. Misturando elementos da paisagem aberta, ela mostra os tons de liberdade que os personagens buscam, ao mesmo tempo em que a arquitetura local ajuda ao compor uma história de época.

Os diálogos são engraçados, pois Leonardo Cortez mistura o clássico com o novo, e essa mistura é muito bem vinda para não cansar o público. E com um elenco que entrega o que existe de melhor, os personagens se tornam muito mais cativantes, pois são atores ingênuos e cheios de sonhos, como o personagem central da trama.

Crítica | Down Quixote 1
Imagem: Spray Filmes

É interessante assistir a Down Quixote, um filme 100% com atores com síndrome de down, e perceber o quanto de emoção eles passam para o público. O olhar, o sorriso, cada gesto, não parece ser interpretado. São “interpretações” reais e a cena final é de derrubar lágrimas.

Para aqueles que sempre acharam difícil adaptar o livro de Dom Quixote, esta é a hora de finalmente poder conferir uma obra que conseguiu não apenas levar a história do personagem, mas também ir além ao incluir novos personagens que se encaixam perfeitamente no enredo.

Down Quixote é uma adaptação cheia de emoção para todos os fãs da obra de Cervantes, que sonham com a liberdade de poderem ser quem realmente desejam e não o que os outros querem ou retratam. É uma obra que homenageia o íntimo de cada um e que mostra que inclusão está além de dogmas ou regras – também – estabelecidas pela indústria e/ou sociedade.

O longa estreia dia 1º de setembro no Centro Cultural FIESP.

Serviço

Mezanino – Centro Cultural FIESP
Endereço: Av Paulista, 1313 – São Paulo, SP
Dias: 1, 2, 3, 4, 8, 9, 10, 11, 15, 16, 17 e 18 de setembro
Horários: Quintas e sextas às 14h (para agendamentos) e às 19h30
Sábados às 19h30 / Domingos às 18h30

Sesi Campinas – Amoreiras
Endereço: Av. das Amoreiras, 450 – Pq. Itália – Campinas/SP
Data e horário: Dia 24 às 19h e dia 25 às 16h

Sesi Itapetininga
Endereço: Av. Padre Antonio Brunetti, 1.360 – Vl. Rio Branco – Itapetininga/SP
Data e horário: 31/08, às 19h e 01/09 às 15h

Sesi São José dos Campos
Endereço: Av. Cidade Jardim, 4389 – Bosque dos Eucaliptos – São José dos
Campos/SP
Data e horário: 14/09, às 19h e 15/09 às 14h

Sesi São José do Rio Preto
Endereço: Av. Duque de Caxias, 4656 – Vl. Elvira – São José do Rio Preto/SP
Data e horário: 20/09, às 19h e e 21/09 às 17h

Sesi Ribeirão Preto
Endereço:R. Dom Luís do Amaral Mousinho, 3465 – Castelo Branco – Ribeirão
Preto/SP
Data e horário: 28/09 e 29/09, às 20h

Resumo
Nota do Thunder Wave
critica-down-quixoteDown Quixote é uma adaptação cheia de emoção para todos os fãs da obra de Cervantes, que sonham com a liberdade de poderem ser quem realmente desejam e não o que os outros querem ou retratam. É uma obra que homenageia o íntimo de cada um e que mostra que inclusão está além de dogmas ou regras - também - estabelecidas pela indústria e/ou sociedade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui