segunda-feira, 29, novembro, 2021

Crítica | Efeito Flashback

Efeito Flashback é um excelente filme, mas que se não for bem assistido, pode trazer uma confusão na compreensão da obra, como acontece em nossas vidas.

Aos 30 anos, Fred (Dylan O’Brien) vive uma crise de identidade. Após cruzar casualmente com alguém que conheceu na adolescência, ele começa a ter assustadores flashbacks sobre uma garota da sua escola que desapareceu. Ele percebe que a resposta para este mistério pode estar em uma droga chamada Mercúrio e embarca em uma viagem ao passado pelas dimensões de sua memória.

Efeito Flashback é um filme completamente diferente do que o espectador e os fãs de Dylan O’Brien estão acostumados. Este não é um longa com uma temática de ficção ou thriller lógico que você espera com respostas a cada pergunta que o filme te faz.

Pelo contrário. Efeito Flashback é assustador, com um clima psicológico pertubador que aborda a realidade em que vivemos e porque chegamos até aquele momento. Radicalmente diferente do que se espera de thrilles psicológicos, esta obra te instiga a se fazer perguntas e buscar dentro de si o que te travou em seu passado e não te deixa continuar hoje.

Dylan O’Brien está muito a vontade nesse papel e demonstra o quanto é um ator que deixou de ser promissor e já pode ser colocado como um dos melhores da atualidade. Com um desempenho em seu papel como Fred, que é visto nos dias atuais casado e iniciando uma vida profissional, ele acaba se perdendo em seu passado, ao também interpretar um adolescente em seu último ano de ensino médio.

Sua atuação mostra como seu sofrimento e perda de memória de um fato do passado chegam a ser em alguns pontos mais do que trágico, pois transporta o espectador para como ele vê o mundo, em vez de o limitar a apenas assistir aos acontecimentos e dizer a todo instante “ei, faça isso”, “você não percebeu que isso é errado?”.

Os outros atores também estão bem em seus papéis, mas é realmente Dylan quem leva Efeito Flashback, principalmente por tudo ocorrer ao seu redor. Em alguns instantes, o filme até lembra um pouco Efeito Borboleta, com um clima de Blade Runner, principalmente na fala da personagem da garota que Fred está atrás, e uma busca frenética de Amnésia.

Mas isso tem um motivo: são todas obras que tratam além do psicológico de seus personagens, adentrando um mundo de sentimentos, vazio existêncial, a busca de quem somos e o lugar no mundo. Mas diferente de todos esses filmes do gênero, Efeito Flashback quer te fazer perceber que o verdadeiro problema em sua vida não é realmente o seu trabalho, a pessoa com quem vive, mas sim aquilo que deixou lá atrás em algum ponto de sua história que não pode lidar e jamais tentou entender.

Não se trata de resolver, mas sim de compreender que além de você, o mundo também é feito de outras pessoas que também são carentes de algo que jamais conseguiram aprender.

Efeito Flashback é um excelente filme, mas que se não for bem assistido, pode trazer uma confusão na compreensão da obra, como acontece em nossas vidas.

O filme está disponível a partir de hoje, 5 de novembro, para compra e aluguel nas plataformas digitais Claro Now, Amazon, Vivo Play, iTunes/Apple TV, Google Play e YouTube Filmes. Com distribuição da Synapse Distribution, o longa pode ser encontrado apenas na versão legendada.

Nota do Thunder Wave
Efeito Flashback é um excelente filme, mas que se não for bem assistido, pode trazer uma confusão na compreensão da obra, como acontece em nossas vidas.

Artigos Relacionados

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui

Instagram

Bombando

Mais vistos da semana

Siga Nossas Redes

Tem conteúdo exclusivo por lá
6,914FãsCurtir
2,962SeguidoresSeguir
4,234SeguidoresSeguir

Recentes

Conteúdo fresquinho

Thunder Fic's

Tudo sobre roteiro
pt_BRPT_BR
Thunder Wave-Filmes, Séries, Quadrinhos, Livros e Games Thunder Wave