Crítica | Efeito Flashback

Efeito Flashback é um excelente filme, mas que se não for bem assistido, pode trazer uma confusão na compreensão da obra, como acontece em nossas vidas.

0
4519

Aos 30 anos, Fred (Dylan O’Brien) vive uma crise de identidade. Após cruzar casualmente com alguém que conheceu na adolescência, ele começa a ter assustadores flashbacks sobre uma garota da sua escola que desapareceu. Ele percebe que a resposta para este mistério pode estar em uma droga chamada Mercúrio e embarca em uma viagem ao passado pelas dimensões de sua memória.

Efeito Flashback é um filme completamente diferente do que o espectador e os fãs de Dylan O’Brien estão acostumados. Este não é um longa com uma temática de ficção ou thriller lógico que você espera com respostas a cada pergunta que o filme te faz.

Pelo contrário. Efeito Flashback é assustador, com um clima psicológico pertubador que aborda a realidade em que vivemos e porque chegamos até aquele momento. Radicalmente diferente do que se espera de thrilles psicológicos, esta obra te instiga a se fazer perguntas e buscar dentro de si o que te travou em seu passado e não te deixa continuar hoje.

Dylan O’Brien está muito a vontade nesse papel e demonstra o quanto é um ator que deixou de ser promissor e já pode ser colocado como um dos melhores da atualidade. Com um desempenho em seu papel como Fred, que é visto nos dias atuais casado e iniciando uma vida profissional, ele acaba se perdendo em seu passado, ao também interpretar um adolescente em seu último ano de ensino médio.

Sua atuação mostra como seu sofrimento e perda de memória de um fato do passado chegam a ser em alguns pontos mais do que trágico, pois transporta o espectador para como ele vê o mundo, em vez de o limitar a apenas assistir aos acontecimentos e dizer a todo instante “ei, faça isso”, “você não percebeu que isso é errado?”.

Os outros atores também estão bem em seus papéis, mas é realmente Dylan quem leva Efeito Flashback, principalmente por tudo ocorrer ao seu redor. Em alguns instantes, o filme até lembra um pouco Efeito Borboleta, com um clima de Blade Runner, principalmente na fala da personagem da garota que Fred está atrás, e uma busca frenética de Amnésia.

Mas isso tem um motivo: são todas obras que tratam além do psicológico de seus personagens, adentrando um mundo de sentimentos, vazio existêncial, a busca de quem somos e o lugar no mundo. Mas diferente de todos esses filmes do gênero, Efeito Flashback quer te fazer perceber que o verdadeiro problema em sua vida não é realmente o seu trabalho, a pessoa com quem vive, mas sim aquilo que deixou lá atrás em algum ponto de sua história que não pode lidar e jamais tentou entender.

Não se trata de resolver, mas sim de compreender que além de você, o mundo também é feito de outras pessoas que também são carentes de algo que jamais conseguiram aprender.

Efeito Flashback é um excelente filme, mas que se não for bem assistido, pode trazer uma confusão na compreensão da obra, como acontece em nossas vidas.

O filme está disponível a partir de hoje, 5 de novembro, para compra e aluguel nas plataformas digitais Claro Now, Amazon, Vivo Play, iTunes/Apple TV, Google Play e YouTube Filmes. Com distribuição da Synapse Distribution, o longa pode ser encontrado apenas na versão legendada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui