A série Breaking Bad foi finalizada em 2013, deixando saudades nos fãs, e impressionando com o ótimo desfecho. Entretanto, Jesse (Aaron Paul), foi um personagem que teve seu arco teoricamente fechado, mas deixou um pouco a ser explorado.
- Se não se lembra do final, relembre no nosso especial Good Bye Breaking Bad
Aproveitando essa pequena deixa, chega pela Netflix El Camino- A Breaking Bad Movie, para dar um desfecho mais aprofundando ao personagem e claro, dar mais um gostinho aos órfãos dessa memorável série. Começando exatamente de onde Jesse terminou no episódio final, a obra mostra uma última “missão” do protagonista, enquanto explica o que aconteceu nesse período decorrido.
Vince Gilligan, criador da série e roteirista do filme, mostra que não perdeu o jeito e entrega uma produção tão memorável quando foi sua obra televisiva. Usando de argumentos coerentes para trazer alguns personagens de volta, a trama se mantêm tão apreensiva quanto a original, parecendo ser apenas mais um episódio de Breaking Bad.
Na realidade, toda a qualidade da produção se mantêm. É notável o cuidado para usar a mesma ambientação conhecida nas cinco temporadas da série, o mesmo padrão de fotografia e tons quentes característicos dos episódios.
Com o filme inteiro em suas costas, Aaron Paul faz um trabalho digno de Oscar. Os acontecimentos seguem o protagonista, que várias vezes atua sozinho e consegue segurar a cena de maneira muito convincente e emocionante. Jesse carrega todo o peso do ano em que passou com Walter White (Bryan Cranston) e agora ser um criminoso conhecido e procurado, além das memórias dos pesados acontecimentos que ocorreram nesse intervalo pós final da série.
El Camino é uma obra que trabalha a nostalgia dos fãs, servindo como uma continuação da aclamada série e brincando com as saudades que ela deixou. Em suma, é quase um conto que retorna as principais características que tornaram Breaking Bad tão famosa, com um toque extra de ousadia, com cenas beirando a comédia, mas que conseguem manter o peso emocional de um maneira que apenas Gilligan consegue executar.
O filme entrega um ótimo desfecho ao personagem, mesmo não sendo totalmente necessário. O grande trunfo de El Camino não é finalizar a história de Jesse, e sim explorar a mudança em sua personalidade, agora séria e sem soltar nem mesmo um “bitch” e dar a chance de Aaron Paul brilhar, mostrando que o ator consegue segurar lindamente uma produção sem precisar do talento de Cranston para lhe apoiar.
El Camino- A Breaking Bad Movie já está disponível na Netflix.