Crítica | Five Nights at Freddy’s – O Pesadelo Sem Fim

Five Nights at Freddy's chega aos cinemas e simultaneamente no streaming (EUA), com a promesssa de adaptar um dos principais jogos de terror e ainda trazer uma nova legião de fãs para a franquia.

Five Nights at Freddy’s é uma franquia de mídia norte americana criada por Scott Cawthon. O primeiro jogo com o mesmo nome foi lançado em 8 de agosto de 2014, depois de seu lançamento ela se tornou um sucesso mundial. A série original consiste em 9 jogos, sendo o lugar principal a pizzaria fictícia de uma franquia chamada “Freddy Fazbear’s Pizza“, com o seu mascote principal, o urso animatrônico Freddy Fazbear.

Na maioria dos jogos, o jogador aceita o emprego de guarda noturno, onde deve checar as câmeras de segurança, luzes e portas para se defender de assustadores personagens animatrônicos que habitam a pizzaria. A historia é gradualmente revelada por meio de gravações de voz, mini jogos e Easter eggs. A franquia também inclui jogos spin-off e outras mídias, como um filme recém lançado e uma série antológica, complementando um universo ficcional abrangente. Five Nights at Freddy’s mantém uma base de fãs ativa, conhecida por sua produção de fan art e fangames, e produtos para os jogos estão disponíveis internacionalmente.

Este é um pequeno resumo desta nova adaptação de um jogo que chega aos cinemas e simultaneamente no Peacock. Pode não ser um dos maiores jogos de todos os tempos ou tão famoso quanto Super Mario, Sonic ou Resident Evil, mas Five Nights at Freddy’s possui uma vasta legião de fãs que estão lotando as salas de cinema mundialmente.

Leia também: Crítica | Exorcista - O Devoto

A adaptação já está nas salas de cinema e segue a base da história, com um guarda noturno que deve fazer a segurança da Freddy Fazbear’s Pizza enquanto os estranhos acontecimentos começam a acontecer. Five Nights at Freddy’s é um filme que não precisa de uma base para conseguir o compreender, ou seja, o espectador não tem necessidade alguma de conhecer o universo do jogo para assisti-lo.

No Brasil, o longa ficou com um título mais longo, Five Nights at Freddy’s – O Pesadelo Sem Fim, para dar um pouco mais de ‘terror’ a adaptação, ainda mais porque ela é uma produção da Blumhouse Productions, uma produtora americana de cinema e televisão, fundada por Jason Blum, famosa pela produção de filmes de terror de baixo orçamento, como Insidious, Split, The Purge, Happy Death Day, Upgrade, Sinister, Paranormal Activity, Halloween, e The Gift.

Five Nights at Freddy’s da telinha para as telonas

Fazer adaptações de jogos, assim como de quadrinhos, não é uma tarefa das mais fáceis. E os jogos ainda possuem um adendo, pois em sua maioria tem uma pequena história de introdução e o restante é apenas jogar. E desta forma, Five Nights at Freddy’s segue a mesma tendência de tiulos como Mortal Kombat, Street Fighter, Resident Evil e até mesmo Super Mario e Sonic.

A história está ali, mas como levar a jogabilidade para as telas? Desta forma Five Nights at Freddy’s pode acabar decepcionando alguns fãs que esperam um pouco mais de terror e sangue, assim como aqueles que gostam do gênero do terror e são fãs da produtora. Mesmo assim, sua história é boa, os atores conseguem passar o carisma necessário e os personagens animatrônicos são uma festa a parte.

Leia também: Crítica | Fale Comigo

E é este detalhe que faz com que Five Nights at Freddy’s seja um bom – mas não ótimo – filme. Em vez de criar personagens em CGI, a produtora preferiu dar vida aos “bonecos fofinhos” seguindo a velha guarda do cinema, como aconteceu com outros sucessos como Jurassic Park. Desta forma, eles se tornam mais reais e vão da fofura ao medonho em segundos.

Os atores Josh Hutcherson que interpreta Mike, está excelente, passando todo o transtorno e obsessão de uma pessoa que perdeu um ente querido e ainda deve lidar com sua irmã Abby, vivida por Piper Rubio. A química dos dois é muito boa e são eles que realmente levam todo o filme. Mesmo que os fãs vão para ver a trupe de Five Nights at Freddy’s, os dois atores conseguem roubar as cenas, fazendo com que em alguns momentos torçamos por Freddy (o urso), Bonnie (o coelho) Chica (a galinha) e a raposa Foxy e em outros queiramos fugir completamente deles.

Matthew Lillard, conhecido por muitos como o Salsicha de Scooby-Doo, aparece pouco, e esse pouco é o bastante para o desejar em um novo filme. O restante dos atores aparecem apenas para completar o elenco e dar o suporte de explicação para os estranhos acontecimentos do local.

De uma forma geral, Five Nights at Freddy’s é um bom filme, que deve surpreender aqueles que jamais jogaram ao jogo, fazer com que os fãs aplaudam e percebam todas as referências – mesmo que algumas se percam por culpa da dublgaem -, e que deve ganhar uma sequência tranquilamente.

Nota do Thunder Wave
Five Nights at Freddy's chega aos cinemas e simultaneamente no streaming (EUA), com a promesssa de adaptar um dos principais jogos de terror e ainda trazer uma nova legião de fãs para a franquia.

Artigos Relacionados

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui

Instagram

Bombando

Mais vistos da semana

Siga Nossas Redes

Tem conteúdo exclusivo por lá
6,825FãsCurtir
2,985SeguidoresSeguir
4,049SeguidoresSeguir

Receba as novidades

Fique por dentro de todas as novidades do site em primeira mão!

Recentes

Conteúdo fresquinho

Thunder Stage

Tudo sobre roteiro
Five Nights at Freddy's chega aos cinemas e simultaneamente no streaming (EUA), com a promesssa de adaptar um dos principais jogos de terror e ainda trazer uma nova legião de fãs para a franquia.Crítica | Five Nights at Freddy's - O Pesadelo Sem Fim
pt_BRPT_BR
Thunder Wave-Filmes, Séries, Quadrinhos, Livros e Games Thunder Wave