Inspirado em eventos reais, ‘Foro Íntimo’ navega nas turbulentas águas que escondem a sombria situação do Poder Judiciário no Brasil. O filme acompanha 24 horas na vida de um juiz acuado por criminosos e refém do sistema legal.
Claustrofóbico define.
Aqui vemos um juiz federal encarregado do julgamento da corrupção no alto escalão da política brasileira. Por sofrer ameaças e temer pela sua família, ele vive escoltado e praticamente encarcerado num fórum de Brasília.
Em muitos momentos somos mergulhados, não raro sem aviso, na angústia e estresse vividos pelo magistrado.
E a fotografia em preto e branco, aumenta ainda mais a sensação de prisão no espectador.
O elenco está simplesmente impecável, com nomes pouco conhecidos do grande público mas com longa experiência em cinema e teatro. O filme tem um ritmo bastante lento, o que definitivamente não o torna acessível a todos os públicos. Mas agradará quem curte dramas mais intimistas.
Uma curiosidade: embora seja inspirado em eventos reais, os mesmos nunca são mencionados. E os personagens-chave tem o mesmo nome dos seus intérpretes: o juiz Gustavo Pereira (Gustavo Werneck), a advogada Bia (Bia França) e assim por diante.
Foro Íntimo é um filme forte e cheio de tapas na cara que irá intimidar todo aquele que acha que a justiça, principalmente a brasileira, é algo simples de se resolver.
O longa leva 4 vidas de 5.