Dirigido e escrito por Christos Nikou e com produção executiva da atriz Cate Blanchett, o filme acompanha Aris (Aris Servetalis), um homem solitário que perde sua memória em uma misteriosa onda de amnésia que assola o mundo. Voluntário em um tratamento experimental que busca ajudar as pessoas a construir novas identidades, ele se aproxima da paciente Anna (Sofia Georgovasili) e começa a redescobrir os pequenos prazeres da vida e a criar uma nova personalidade.
Fruto da Memória, é um longa grego e bem diferente dos padrões que os brasileiros estão acostumados. O filme é lento, mesmo que esteja no gênero comédia. Ele até possui alguns pontos de comédia, mas deveria estar na categoria dramédia.
Ao longa da história, vamos seguindo a vida de Aris, que já começa com a notícia a respeito dos casos de amnésia que assolam o mundo e principalmente seu país. O noticiário fala a respeito de um hospital que está acolhendo pessoas com o problema e que buscam uma nova identidade.
É interessante observar que o roteiro trabalha muito bem sobre o assunto. Enquanto filmes, séries e livros costumam tratar o assunto da amnésia como algo trivial e em formato de comédia pastelão, em Fruto da Memória a busca é por algo que se perdeu.
Como saber quem são seus parentes, se eles realmente existem, ou se você se dava bem com eles para que o procurem? A perda muitas vezes é maior para quem perde sua memória, pois essa perda é não saber e ter essas respostas. E o tema de Fruto da Memória continua ao abordar sobre as perdas.
Aqui além do passado, também é trazido a tona a perda das pessoas. É trágico pois perder os momentos que foram vividos com outras pessoas deixa um buraco tão grande como a morte de um ente querido. Ele tenta ser preenchido com novas memórias e a criação de uma identidade, mas será que isso funciona?
Estas são pergungas que vão sendo feitas junto a Aris e em o espectador também descobrir quem é esse homem, principalmente por algumas atitudes que ele toma durante sua jornada.
Fruto da Memória pode ser lento, mas assim é a vida daqueles que perderam tudo o que tinham e que jamais retornará. Dias e noites são apenas um tempo que tenta preencher um vazio que se tornou um local escuro que nenhuma luz consegue penetrar.
Este é um filme para se pensar em todas as perdas que passamos em nossas vidas, desde das relações, da morte de entes queridos e o que esquecemos e nem ao menos percebemos.
Fruto da Memória está disponível a partir de hoje, 5 de novembro, para compra e aluguel nas plataformas digitais Claro Now, Amazon, Vivo Play, iTunes/Apple TV, Google Play e YouTube Filmes. Com distribuição da Synapse Distribution, o longa podem ser encontrado nas versões dublada e legendada.