segunda-feira, 29, novembro, 2021

Crítica | Fruto da Memória

Dirigido e escrito por Christos Nikou e com produção executiva da atriz Cate Blanchett, o filme acompanha Aris (Aris Servetalis), um homem solitário que perde sua memória em uma misteriosa onda de amnésia que assola o mundo. Voluntário em um tratamento experimental que busca ajudar as pessoas a construir novas identidades, ele se aproxima da paciente Anna (Sofia Georgovasili) e começa a redescobrir os pequenos prazeres da vida e a criar uma nova personalidade.

Fruto da Memória, é um longa grego e bem diferente dos padrões que os brasileiros estão acostumados. O filme é lento, mesmo que esteja no gênero comédia. Ele até possui alguns pontos de comédia, mas deveria estar na categoria dramédia.

Ao longa da história, vamos seguindo a vida de Aris, que já começa com a notícia a respeito dos casos de amnésia que assolam o mundo e principalmente seu país. O noticiário fala a respeito de um hospital que está acolhendo pessoas com o problema e que buscam uma nova identidade.

É interessante observar que o roteiro trabalha muito bem sobre o assunto. Enquanto filmes, séries e livros costumam tratar o assunto da amnésia como algo trivial e em formato de comédia pastelão, em Fruto da Memória a busca é por algo que se perdeu.

Como saber quem são seus parentes, se eles realmente existem, ou se você se dava bem com eles para que o procurem? A perda muitas vezes é maior para quem perde sua memória, pois essa perda é não saber e ter essas respostas. E o tema de Fruto da Memória continua ao abordar sobre as perdas.

Aqui além do passado, também é trazido a tona a perda das pessoas. É trágico pois perder os momentos que foram vividos com outras pessoas deixa um buraco tão grande como a morte de um ente querido. Ele tenta ser preenchido com novas memórias e a criação de uma identidade, mas será que isso funciona?

Estas são pergungas que vão sendo feitas junto a Aris e em o espectador também descobrir quem é esse homem, principalmente por algumas atitudes que ele toma durante sua jornada.

Fruto da Memória pode ser lento, mas assim é a vida daqueles que perderam tudo o que tinham e que jamais retornará. Dias e noites são apenas um tempo que tenta preencher um vazio que se tornou um local escuro que nenhuma luz consegue penetrar.

Este é um filme para se pensar em todas as perdas que passamos em nossas vidas, desde das relações, da morte de entes queridos e o que esquecemos e nem ao menos percebemos.

Fruto da Memória está disponível a partir de hoje, 5 de novembro, para compra e aluguel nas plataformas digitais Claro Now, Amazon, Vivo Play, iTunes/Apple TV, Google Play e YouTube Filmes. Com distribuição da Synapse Distribution, o longa podem ser encontrado nas versões dublada e legendada.

Nota do Thunder Wave
Fruto da Memória é um filme para se pensar em todas as perdas que passamos em nossas vidas, desde das relações, da morte de entes queridos e o que esquecemos e nem ao menos percebemos.

Artigos Relacionados

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui

Instagram

Bombando

Mais vistos da semana

Siga Nossas Redes

Tem conteúdo exclusivo por lá
6,914FãsCurtir
2,962SeguidoresSeguir
4,234SeguidoresSeguir

Recentes

Conteúdo fresquinho

Thunder Fic's

Tudo sobre roteiro
pt_BRPT_BR
Thunder Wave-Filmes, Séries, Quadrinhos, Livros e Games Thunder Wave