Surfando na onda das produções baseadas em livros que fazem muito sucesso com o público internacional, a Netflix sabe mesmo como fazer sucesso e a aposta da vez é o lançamento da série Guia Astrológico Para Corações Partidos, inspirada na popular obra literária de Silvia Zucca que é uma produção italiana, que tem tudo para conquistar fãs de histórias leves e divertidas, marcadas por muito romance e situações inesperadas.
Antes de falarmos sobre a adaptação vamos conhecer um pouco sobre a sua autora. Guia Astrológico Para Corações Partidos é um livro chick-lit da italiana Silvia Zucca, publicado no Brasil em 2016 pela editora Suma. A autora é formada em Inglês e Literatura, e, como a protagonista de seu romance, trabalhou durante anos para uma pequena rede de televisão. Sua verdadeira paixão, no entanto, sempre foi a escrita, e agora se dedica em tempo integral a ela, tanto como tradutora quanto como autora. Além disso, autora contribuiu como consultora na série e dar seu selo de aprovação à trama da plataforma.
Leia também Resenha | Susan Não Quer Saber do Amor
Com o mesmo nome do livro em que é baseado, “Guia Astrológico Para Corações Partidos” acompanha Alice, uma mulher de 30 anos que não se sente realizada com o rumo de sua vida profissional e amorosa. Sem perspectivas de ascender no trabalho e com relacionamentos que nunca vão para frente, a protagonista jura que está vivendo um inferno astral, que é um fenômeno astrológico em que a vida da pessoa parece sair dos eixos. Para completar o desastre, Alice recebe, ao mesmo tempo, a notícia de que seu ex-namorado irá se casar e de que a empresa em que trabalha contratou um consultor para demitir metade do pessoal.

A primeira impressão que temos é que a série não se leva a serio, mas de forma sutil e gradativa ela nos faz refletir sobre como baseamos nossas vidas amorosas. Uma das questões que surgem é o por que crescemos assistindo comédias românticas se histórias assim nunca acontecem na vida real? Parece que a trama irá subverter-se ao gênero, mas não. A protagonista quer ter a sua própria história de comédia romântica. Ela quer encontrar o seu próprio amor e ter um final feliz.
Tudo muda quando ela conhece e se torna amiga de um carismático guru astrológico que também é um ator conhecido, Tio. Inicialmente, Alice não acredita que os astros e suas personalidades podem ser algo para levar em conta quando se trata de amor. Porém, passa a analisar as estrelas para encontrar seu par perfeito – apostando no poder do zodíaco para melhorar sua vida amorosa e ter o seu happy ending.
Um ponto positivo é que a produção italiana não foca nos horóscopos clichês encontrados em qualquer jornal ou revista, o assunto é analisado de forma mais profunda e com isso, é inserido mapas astrais completos e muitas conversas sobre o papel dos planetas nas conjunturas místicas e espaciais. Um outro detalhe que faz toda diferença é a explicação de Tio, falando sobre alguns peguetes de Alice com base nos signos deles e tudo se confirma.
Para quem desconhece esse estudo dos astros, muitos entusiastas por astrologia afirmam que o mapa astral – um panorama espacial criado a partir da posição dos planetas no momento do nascimento de uma pessoa – pode revelar detalhes específicos sobre a personalidade de todas as pessoas e em áreas bem específicas como amizade, profissão e amor, claro.
Mas como já era esperado, Alice não escapa das situações embaraçosas, encontros ruins e surpresas e desentendimentos desconfortáveis. No decorrer da narrativa, a protagonista se envolve com homens de signos diferentes, e Guia Astrológico Para Corações Partidos faz um ótimo trabalho ao diversificar a personalidade de cada um.

Com episódios curtos e roteiro ágil, a trama faz do horoscopo o tema central e essencial que liga toda a trama de forma completa e amarrada. Algo de semelhante que a série tem com outras do gênero como o Diário de Bridge Jones ou Valéria, é que a protagonista Alice poderia se encaixar em qualquer uma das tramas, pois as características são bem perceptíveis. A forma com as imagens das cidades são gravadas se assemelha também e sempre com uma visão romântica.
Assim como grandes outros sucessos disponíveis na plataforma, Guia Astrológico Para Corações Partidos segue a mesma dinâmica de Lupin, por exemplo, com uma temporada que conta com seis episódios já disponíveis no catalogo e sua sequencia ou parte dois com estreia marcada para o ano que vem. Fazendo com que os espectadores fiquem ainda mais ansiosos por um desfecho para Alice que tem o sexto e último episódio finalizado de modo abrupto e aberto frustrando o espectador que esperava um final bem diferente, menos decepcionante, talvez.
Aqui as atuações são muito boas, a trilha sonora é espetacular e os personagens são carismáticos e bem gostáveis. Os cenários são impecáveis e a química entre Alice e Tio funciona muito bem. Se você não entende nada de astrologia, fique tranquilo, pois a série soube muito bem como abordar o assunto de forma leve divertida, com piadas e sem se levar muito a sério. A série funciona justamente por isso, ela entrega tudo que esperamos de uma boa comédia romântica, com exceção, do arco quebrado pela reviravolta do último episódio.
O elenco conta com Claudia Gusmano, Michele Rosiello, Lorenzo Adorni, Alberto Paradossi, Esther Elisha, Fausto Maria Sciarappa e Emanuela Grimalda. A produção original Netflix estreou no dia 27 de outubro.