Histórias Assustadoras a primeira vista, ainda mais com este título, parece ser mais um dos filmes de terror infantis ou adolescentes. E até mesmo uma terrível tradução para um filme.
Mas não é bem assim. Primeiro porque tem o dedo de Guilhermo Del Toro, que já mostra que o longa não é bem uma brincadeira. E segundo, porque é baseado em uma coleção de livros escrita por Alvin Schwartz e ilustrada originalmente por Stephen Gammell entre os anos 80 e 90.
Curiosamente, elas foram descobertas por Guilhermo em um sebo no Texas, conforme ele próprio informou durante a San Diego Comic-Con deste ano.
Mas vamos ao filme!
Imagine entrar em um local e acabar sendo amaldiçoado. E para ajudar nesta situação, tudo que é escrito em um livro irá acontecer.
E é desta maneira que o filme se desenvolve, utilizando as lendas urbanas americanas como pano de fundo para uma história envolvente de suspense e terror.
Os personagens são bem construídos e muitas vezes temos a vontade de entrar no filme para dar um belo de um sopapo na cara de um personagem.
O longa não é tão de terror, seguindo o padrão Del Toro de contar histórias, com sustos, momentos de paz e outros de tensão, e por aí se segue em uma verdadeira montanha russa.
Este filme não segue a regra de filmes atuais com coisas nojentas sendo jogadas na cara do espectador ou grotescas de sangue e entranhas sendo rasgadas e decorando as paredes.
Ele é mais soft e trabalha com a mente de quem o assiste.
O longa é ambientado em 1968, em uma pequena cidade, onde os personagens cansados de sofrerem nas mãos do valentão da escola, resolvem se vingar dele justamente na noite de Halloween. É onde eles acabam terminando na mansão onde encontrarão o livro da maldição.
Com indicação para 14 anos, e uma história até previsível, mas totalmente dentro do contexto apresentado, as histórias individuais dos personagens se amarram de maneira simples e realmente parece que estamos lendo um livro.
Histórias Assustadoras é um ótimo filme para curtir um final de semana com os amigos ou em casal. E dá aquela vontade de quando sair, ir atrás da coleção e conferir de onde Del Toro adaptou sua obra.