O novo filme produzido por Guillermo del Toro, Histórias Assustadoras para Contar no Escuro estreia dia 08 de agosto, baseado na série de livros de mesmo nome de Alvin Schwartz. O longa é dirigido por André Øvredal (A Autópsia de Jane Doe, 2016).
Ambientado em 1968, numa pequena cidade chamada Mil Valley, onde Stella (Zoe Colletti) e seus amigos Auggie (Gabriel Rush) e Tommy (Austin Abrams) cansados de sofrerem por causa do valentão da escola decidem se vingar na noite de Halloween, o quê causa o encontro com Rámon (Michael Garza), e na entrada da mansão que é tida como assombrada na cidade e a descoberta do livro da filha da família Bellows, que nunca foi vista e nem retratada. É o que começa com os acontecimentos estranhos, Stella vê histórias surgirem no livro, uma por noite, envolvendo alguém que esteve presente na mansão naquela noite.
Com a faixa etária indicada para 14 anos, o filme garante alguns sustos, mas nada fora do esperado para o gênero, sendo até mesmo bem previsíveis. A trama principal amarra as histórias individuais, permitindo que cada uma seja explorada, sem que haja interferência entre elas, ajudando a trazer o clima de estar lendo um livro por capítulos.
Sem a necessidade de apelar para cenas fortes, com sangue e violência explicita, o longa cativa pela narrativa simples, explorando o lado mais psicológico dos personagens e usando seus próprios medos como força motriz. Deixando pontas abertas para uma possível continuação, o que é possível por ser uma série composta por 3 livros. As histórias lembram muito aquelas contadas pela série Clube do Terror, exibida nos canais Nickelodeon e RecordTv, mas com a estética presente nos filmes de del Toro.
Apesar da indicação etária, promete entreter todas as idades e fazer parte de listas de filmes para se ver durante o Halloween.